Dicas - Português FCC III

PROVA DE PORTUGUÊS – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS DICAS


Em abril de 2006, foi realizada a prova para provimento de cargo de Agente Fiscal de Rendas –ICMS-SP a qual causou uma certa preocupação por parte dos candidatos, por ser longa, com textos não tão complexos, mas que exigiram uma leitura dinâmica dado o tempo exíguo para a resolução das questões.

Somente com muito exercício, o candidato adquirirá uma certa intimidade com esse tipo de prova, trabalhando o tempo e a concentração.

Mais dicas sobre idéias principais (compreensão e textos)
(ICMS-SP/2006)(questão 1 da prova). No primeiro parágrafo o autor:
DICA: Como já citei na parte I, normalmente, o tópico frasal, o tema, a postura do autor aparecem já nos períodos iniciais. Conforme orientação de estruturação de período (redação), o autor deve-se posicionar na entrada no texto, no início ou no período seguinte do 1º parágrafo.
Voltando à questão do ICMS-SP.
a) atribui o caráter, de certa forma tardio, da referência à educação em textos escritos, ao fato de ser ela uma atividade absolutamente inerente aos grupos humanos.
b) Evidencia que todo o processo educativo é naturalmente longo, implicando que a conscientização dos educandos acerca do que lhes é ensinado não seja imediata.
c) .....
d) ....
e) .....
As demais alternativas não foram colocadas, já que poderemos responder a questão tendo como base as alternativas a) e b). Veja o início do 1º parágrafo.
1º parágrafo: “A educação é uma função tão natural e universal da comunidade humana que, pela própria evidência, leva muito tempo a atingir a plena consciência daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestígio na tradição literária.”[...]
Notem, caríssimos, que a postura do autor a respeito do tema está nesse período inicial, justificando a alternativa A como correta.

2.(ICMS-SP/2006)(questão 13 da prova). No primeiro parágrafo o autor deixa claro que:
a) o jogo intermitente entre presente e passado obscurece o sentido original dos eventos, motivo pelo qual deve ser constantemente controlada a imagem que se tem dos marcos iniciais.
b) há um mecanismo comum na demarcação de datas inaugurais: elas flutuam na dependência do aspecto particular de si mesmo que o sujeito deseja ressaltar.
c)...
d)...
e)...
DICA: sigam as mesma instruções da questão anterior, prestem atenção ao período inicial do 1º parágrafo.
1º parágrafo: “Quando começa a modernidade? A escolha de uma data ou de um evento não é indiferente. O momento que elegemos como originário depende certamente da idéia de nós mesmos que preferimos, hoje, contemplar. E vice-versa: a visão de nosso presente decide das origens que confessamos (ou até inventamos).
Lendo com atenção esse período inicial, verificamos que a resposta correta só pode ser a B. Daí conclui-se que se o comando da questão é esse ou similar a esse, há muita chance de a resposta residir nas idéias iniciais do parágrafo... o problema será entender as idéias das alternativas, o que não será difícil.

Modelo de questão Regência verbal/nominal // Pronome relativo // Crase
1.(ICMS-SP/2006)(questão 30 da prova). “Nessa compulsória liberdade, de que fala o filósofo(...)
DICA: 1. para resolver questões que envolvem o emprego dos pronomes relativos (que=o qual / quem / cujo(a) / onde / quanto ) como relatores, há que se conhecer um pouco de regência verbal, para verificar se o pron. relativo deve vir acompanhado de preposição, ou não. Depende da regência do verbo da oração que emprega o pronome relativo (oração subordinada adjetiva)
Por exemplo: O filme a que assisti e do qual não gostei, saiu de cartaz .
Justificativa da preposição: assistir(=ver) A e gostar DE.
Voltando à questão do ICMS-SP, vejamos:
Numa nova redação da frase acima, mantêm-se corretamente a expressão sublinhada (de que) caso substitua fala o filósofo por:
a) investiga o filósofo.
b) aflige o filósofo.
c) disserta o filósofo.
d) se refere o filósofo
e) cuida o filósofo

Para resolver essa questão é necessário conhecer a regência de cada verbo e o seu sentido para verificar qual deles exige a preposição DE.
*na altern a) investigar é VTD.
*na altern b) afligir pode ser VInt. / VTD / Vpron.TIndireto – prep. Com (afigir-se com)
*na altern. c) dissertar pode ser VInt. / VTI – prep acerca, sobre
*na altern .d) referir-se –VTI – prep. A
RESPOSTA: altern. E. cuida o filósofo. O verbo cuidar = tratar de , ter atenção / VTI – prep. DE


2. (TRT-11ª região/2005) É adequado o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:
a) Parece que desapareceram as convicções onde a velhice era sinônimo de ser mais sábio, ou em que ser jovem era uma garantia de felicidade.
b) O esclarecimento em cujo a palavra sexagenário nada tem a ver com sexo é um lance de ironia com que o autor se valeu para dar leveza ao tema.
c) A adolescência é uma época de onde mais tarde emergirão recordações às quais nem sempre constituirão lembranças felizes.
d) Pode-se preferir a velhice do que a juventude, mas Bobbio assevera de que, nessa caso, não se viu a velhice de perto.
e) Os traumas por que tantas vezes passam os jovens são esquecidos, mas não os momentos em que lograram ser felizes.

Discutindo a questão:
na altern a) convicções (é a palavra de base) “de que a velhice...” “ou de que ser jovem era...” Estabeleceu-se paralelismo nas estruturas, pois ambas tiveram como elemento referencial convicções. (convicção de algo). na altern b) “esclarecimento de que a palavra...” “ ... é um lance de ironia de que o autor se valeu...”(valer-se DE) na altern c) “... é uma época de que/ da qual ... emergirão recordações...”(recordação de algo) “ as quais nem sempre...”(sem crase) O pronome a qual terá crase se a palavra feminina anterior for substituída por uma pal. masculina e o pronome mude para ao qual.
Ex.: A cidade à qual me referi.... / O município ao qual me referi...
*. na altern. d) “...pode-se preferir a velhice à juventude. (preferir: VTDI –prep A) “... mas Bobbio assevera que (sem prep. Asseverar; VTD).
RESPOSTA: alternativa E. “Os traumas por que ... passam os jovens...”(passar por) “... mas não os momentos em que lograram ser felizes. (momentos = tempo – prep- em que)

3. (TRT-3ª região/ 2005) A expressão com que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase:
a) O impasse ________ Einstein se refere no texto está na inexistência de um poder supranacional.
b) Os poderes ________ foram conferidos aos países da ONU revelam-se insuficientes para a criação de um poder supranacional.
c) Os temas _________ Einstein se confrontou em seu livro indicam suas altas preocupações de natureza ética e política.
d) O espanto __________ muitos leitores desse livro são assaltados deve-se ao fato de acreditarem que Einstein só cuidava de temas relativos à Física.
e) A questão _________ preocupou o autor da carta prova seu interesse em contribuir para a reconstrução do mundo no pós-guerra.
Discutindo a questão:
*na altern a) o verbo que serve de base é referir-se (grifado) VTI – prep A,
Ficará “O impasse a que Einstein se refere...”
*na altern. b) o verbo principal é conferir – VTD – sem prep.
Ficará “Os poderes que foram conferidos aos países...”
*na altern d) o verbo principal que serve de base é assaltar – VTD – prep DE / POR.
Ficará “O espanto de que / por que muitos leitores desse livro são assaltados...”
*na altern e) o verbo que serve de base é preocupar (no texto) VTD – sem prep.
Ficará “ A questão que preocupou o autor...”
RESPOSTA: altern C . O verbo que serve de referência é confrontar VTI – prep com.
Ficará “Os temas com que Einstein se confrontou em seu livro...”

4.(ICMS-SP/2006)(questão 3 da prova) A expressão “cujo conjunto os gregos deram o nome de techné” está corretamente reformulada, mantendo o sentido original, em.

DICA: O pronome relativo CUJO indica posse , concorda com o substantivo que o segue, mas se refere ao termo anterior.
Por exemplo: A senhora em cuja casa me hospedei... ( casa da senhora)
O livro sobre cujo autor falei.... (autor do livro), portanto pode ser substituído por DO QUAL e flexões.

a) que, pelo conjunto, os gregos mencionaram por “techné”.
b) pelo conjunto dos quais os gregos nominaram de “techné”.
c) o conjunto dos quais recebeu dos gregos o nome de “techné”.
d) de cujo conjunto se sabe o nome, a que os gregos deram de “techné”.
e) do qual conjunto foi nomeado, pelos gregos, como “techné”.
RESPOSTA: altern C

Além das dicas passadas nos artigos anteriores, há questões que tratam de ortografia, reescrita de períodos (paráfrase) , flexão verbal,concordância verbal (cuidado com o sujeito oracional – verbo no singular) e elementos de coesão (relação de sentido ), por exemplo Causa e Conseqüência.
Lembrem-se de que para encontrar a CAUSA , a pergunta é POR QUE e vem antes da CONSEQÜÊNCIA(resultado). Para a CONSEQÜÊNCIA se faz a pergunta : O QUE ACONTECE EM RAZÃO DISSO.
Exemplo: 1“Diminuído, reduzido a funções políticas de subserviência, o Estado vem negligenciando o seu papel social” (relação causa e conseqüência)

2.(ICMS-SP) “As regras das artes e ofícios resistiam, naturalmente, em virtude da sua própria natureza...” (relação de conseqüência e causa).

Aconselho a vocês que forem participar de qualquer concurso, independente da instituição promotora (ESAF, FCC, CESPE e outras) , que grifem as palavras-chave do comando da questão; leiam com atenção o que se pede, concentrem-se e acreditem na sua capacidade.

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