Implantação da APF

Implantação da Análise de Pontos de Função ::

Introdução
Com uma experiência acumulada desde 1998 apoiando organizações na aplicação da Análise de Pontos de Função em seus negócios, percebemos que um grande obstáculo para o sucesso na implantação da APF é a falta de uma perspectiva estratégica. Quando isso acontece, dificilmente são obtidos os benefícios que justificam os investimentos na técnica, sua utilização acaba não sendo institucionalizada e recursos são desperdiçados.
Nossa experiência mostra que capacitar isoladamente um profissional ou toda a equipe na Análise de Pontos de Função, dissociada de uma perspectiva estratégica, é uma ação insuficiente. Em ambos os casos falta infra-estrutura. Além do suporte gerencial - principal fator crítico de sucesso - dois outros são chave para o sucesso na implantação de métricas: um núcleo de competência em métricas e estimativas aliado à um repositório de métricas de projeto.
O processo de implantação pode ser facilitado caso a organização esteja engajada em iniciativas como ISO, Six-Sigma, CMMI, PMI e Balanced Scorecard. Neste caso há objetivos convergentes e os projetos são complementares entre si. O fundamental é saber relacionar e demonstrar isto para os patrocinadores.

O diagrama seguinte ilustra nossa proposta de implantação da APF.


Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber quais são os documentos necessários para uma boa medição com APF ? Ex: Caso de Uso, Documento Visão etc.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações