Inglês - Dicas

Como comentei em nosso encontro anterior, vamos saber os motivos que você deve considerar para não deixar de estudar inglês perto da prova, MAS SIM SE DOUTRINAR A REALIZAR UM ESTUDO PRÉVIO E CONSTANTE E, O MAIS IMPORTANTE, SEM PREJUDICAR O ESTUDO DAS OUTRAS MATÉRIAS.

LEMBRE-SE QUE A ESAF TEM O PÉSSIMO HÁBITO DE (NA ÚLTIMA HORA) PEDIR MATÉRIAS QUE NÃO ERAM SOLICITADAS ANTERIORMENTE E, QUANDO ISSO ACONTECE, É UMA LOUCURA. OS (AS) CANDIDATOS (AS) CORREM PARA ESTUDAR AS NOVAS MATÉRIAS E ACABAM ENTRANDO EM DESESPERO. POR ISSO...

...ESTUDE AS MATÉRIAS QUE VOCÊ TEM CERTEZA QUE SÃO SOLICITADAS NAS PROVAS E MAIS PERTO DA PROVA, ESTUDE AS MATÉRIAS QUE NÃO CONSTAVAM DO EDITAL ENTERIOR. NO QUE TANGE INGLÊS, O RECADO É O SEGUINTE: EU SEI QUE INGLÊS TEM PESO MENOR, MAS AÍ É QUE MORA O PERIGO. ESTOU HABITUADO A ESCUTAR A SEGUINTE FRASE:

“VOU ESPERAR CHEGAR MAIS PERTO DA PROVA PARA ESTUDAR INGLÊS !”
DESCULPE MINHA FRANQUEZA, MAS ESTE É O MAIOR ERRO QUE AS PESSOAS COMETEM.

POR QUE ESTUDAR INGLÊS SOMENTE PERTO DA PROVA É UM ERRO ?
AS RESPOSTAS SÃO:
1. COMO DITO ANTERIORMENTE, A ESAF PEDE MATÉRIAS QUE NÃO ESTAVAM NO EDITAL ANTERIOR, CAUSANDO, ASSIM, HISTERIA E CONFUSÃO. SE VOCÊ DEIXOU PARA ESTUDAR INGLÊS NA ÚLTIMA HORA, VOCÊ CORRE O RISCO DE NÃO TER TEMPO PARA ESTUDAR ESSE MARAVILHOSO IDIOMA, JÁ QUE, PROVAVELMENTE, VOCÊ VAI DIRECIONAR SUAS ATENÇÕES PARA A MATÉRIA QUE FOI INESPERADAMENTE PEDIDA E VAI DEIXAR INGLÊS DE LADO. O RESULTADO VOCÊ JÁ SABE, OU SEJA, VOCÊ VAI “DANÇAR BONITO”.
2. VOCÊ NÃO VAI TER TEMPO (NEM MEMÓRIA) SUFICIENTE PARA MEMORIZAR TODO O VASTO VOCABULÁRIO QUE É EXIGIDO NAS PROVA. O TIPO DE VOCABULÁRIO EXIGIDO EM PROVAS É DESCONHECIDO PELA MAIORIA DOS PROFESSORES DE INGLÊS. PROFESSORES DE INGLÊS DESCONHECEM TAL VOCABULÁRIO PORQUE QUASE NENHUM DELES TÊM CONTATO COM TEXTOS QUE TRAZEM PALAVRAS DO TIPO “PARAÍSO FISCAL”, “DESACELERAÇÃO ECONÔMICA”, “MENSALÃO”(aposto que você já tinha esquecido deste triste capítulo da nossa história), “ELISÃO FISCAL”ENTRE OUTRAS. NÃO É CULPA DESSES PROFESSORES, POIS SUAS AULAS ESTÃO VOLTADAS, PRINCIPALMENTE, NO ENSINO DE CONVERSAÇÃO COTIDIANA.
3. DADAS AS ESSAS DUAS RAZÕES, PERCEBE-SE QUE MUITOS (AS) CANDIDATOS (AS) SÃO REPROVADOS (AS) NAS MATÉRIAS DE PESO 1 (PRINCIPALMENTE INGLÊS). CONHEÇO CASOS DE INÚMERAS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUIRAM UMA VAGA OR CAUSA DE 1 ÚNICA QUESTÃO DE INGLÊS.

É POSSÍVEL CONCILIAR O ESTUDO DE INGLÊS INTERCALADO COM OUTRAS MATÉRIAS SEM PREJUDICAR SEU ESTUDO DAS MESMAS.
PALAVRAS COM CARA DE QUE VÃO CAIR NO PRÓXIMO CONCURSO
01. Tax*
02. Tax audit
03. Tax burden / tax bill
04. Tax credit
05. Tax evader/dodger
06. Tax code
07. Tax collection/ revenue
08. Taxpayer (= filer)
09. Income tax return
10. Income tax refund
11. Tax evasion / dodging
12. Tax avoidance
13. Tax bracket
14. Tax system
15. Taxman
16. Tax haven
17. Tax reform
18. Tax strategy
19. Income tax
20. Flat tax
21. To lift a tax**
( ) arrecadação fiscal ( ) malha fina
( ) evasão fiscal / sonegador
( ) carga tributária
( ) crédito fiscal / tributário
( ) declaração de IR
( ) código tributário
( ) imposto
( ) contribuinte
( ) imposto de renda
( ) restituição do IR
( ) sonegação fiscal
( ) elisão fiscal
( ) faixa de incidência
( ) “leão do IR”
( ) imposto único
( ) paraíso fiscal
( ) reforma tributária
( ) estratégia fiscal
( ) retirar um imposto
( ) sistema tributário (fiscal)
*Outras palavras que podem ser sinônimas de “TAX= duty; levy; excise; toll; tallage; tribute”
** Cuidado: se na prova aparecer “to raise / increase / rise + tax” entenda como um “aumento de imposto”. Porém, se aparecer “to lift a tax” = retirar um imposto. That´s it!
ALIÁS, ANTES QUE EU ME ESQUEÇA:
“PARAÍSO FISCAL= TAX HAVEN COUNTRY
“DESACELERAÇÃO ECONÔMICA” = ECONOMIC SLOWDOWN
“MENSALÃO” = PAYOLA
“ELISÃO FISCAL” = TAX AVOIDANCE

Vejo vocês em breve (See you soon!)

By Roberto Ewald Witte (www.robertowitte.com.br e robertowitte@gmail.com)

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia, Humberto!

Fiquei lisongeado por ver meu artigo postado em seu blog. Uma aluna minha, aqui de São Paulo, trouxe-o questionando sobre a qualidade das dicas. Eu, como autor há 14 anos de concursos públicos, fiquei satisfeito em ver que, se meu artigo foi escolhido, é porque, provavelmente tem qualidade e está sendo utilizado para que as pessoas alcancem seu objetivos de vida. Meu nome é Roberto Ewald Witte e o artigo em questão foi publicado no site do Curso Aprovação de Curitiba. Peço, porém, que coloque os créditos do artigo, pois tenho desenvolvido um trabalho direcionado para a comunidade, porém, é justo que meu nome apareça. Mais uma vez, quero dizer que fiquei contante em meu artigo ter sido considerado de utilidade. Se for de seu interesse dos concursandos e leitores, meu site pessoal é www.robertowitte.com.br e meu email pessoal é robertowitte@gmail.com

Sem mais

Roberto Ewald Witte
Obrigado pelos seus contatos!!! Desculpe-me pela omissão do seu nome no artigo. Muitas vezes recebo textos dos leitores e publico aqueles que acredito ser de maior valia para todos os concursandos.
Obrigado mais uma vez.

Humberto
Anônimo disse…
Obrigado pelos créditos. Como pode perceber demorou quase 1 ano para eu acessar de novo. Muitas aulas (inclusive fui a Belo Horizonte, MG para dar um curso a um grupo de estudos para a Receita Federal. Em um final de semana, pude mostrar vocabulário, DICAS E MACETES DE COMO ACERTARQUESTÕES DE PROVAS SEM LER O TEXTO).
estou postando artigos no site www.canaldosconcursos.com.br e acho que vale a pena acessar.
Meus emails são re.witte@uol.com.br ou robertowitte@gmail.com

Meu site é www.robertowitte.com.br

Bons estudos e boa prova.

Roberto Ewald Witte

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações