Simulado - Redes

Banca CESPE

As redes de comunicação públicas e privadas constituem importante elemento de infra-estrutura para a implementação de soluções de tecnologias da informação. Acerca de tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue os itens seguintes.

113 O protocolo IP, ao descartar, durante operação de comutação, um pacote de um fluxo de videoconferência, envia ao endereço de destino do pacote descartado uma mensagem de alerta sobre a operação de descarte, para que o destino possa compensar a perda com alguma operação local para manter a continuidade da videoconferência.

114 Cada terminal especificado no padrão H.323 tem de suportar no mínimo o padrão de codificação de voz G.711.

115 O gatekeeper, cujas funções incluem a tradução de apelidos H.323 para endereços IP e o gerenciamento de banda, é um dispositivo opcional do H.323.

116 O real time protocol (RTP) fornece mecanismos para assegurar a entrega de dados a tempo e em ordem, de modo que, mesmo funcionando sobre o user datagram protocol (UDP), o RTP garante a qualidade de serviço (QoS) para aplicações multimídia.

117 No modelo de serviços diferenciados (DiffServ) para fornecimento de QoS na arquitetura TCP/IP, emprega-se o resource reservation protocol (RSVP) para reservar largura de banda e capacidades de buffers dentro da rede DiffServ.

GABOF.........E C C E E

Explicação:

113 Errado. Em aplicações de Voz e Vídeo é menos traumático simplesmente desconsiderar os pacotes descartados do que tentar retransmiti-los.

114
Perfeito. O G.711 é o codec mais básico do mundo VoIP e corresponde ao padrão PCM (64 Kbps), ou seja, não há nenhum tipo de compressão.

115
Certo. Consulte: http://penta2.ufrgs.br/h323/gatekeepers.htm
Gatekeepers executam duas funções de controle de chamada importantes. A primeira é tradução de endereço dos apelidos de terminais de rede e gateways para endereços IP ou IPX, como definido na especificação da RAS. A segunda função é administração de largura de banda, que também é designada dentro da RAS. Por exemplo, se um gerente de rede especificou um limite para o número de conferências simultâneas na rede, o Gatekeeper pode recusar fazer mais algumas conexões uma vez que o limite é alcançado. O efeito é limitar a largura de banda total da conferência, para alguma fração do total disponível; a capacidade restante permanece para e-mail, transferência de arquivo, e outras atividades da rede.

Um Gatekeeper não é requerido em um sistema H.323. Porém, se um Gatekeeper está presente, os terminais têm que fazer uso dos serviços oferecido por eles. RAS define estes como endereços de tradução, controles de admissões, controles de largura de banda e administradores de zona.


116
ERRADO. o RTP não garante entrega a tempo nem qualidade de serviço. Veja:

Apesar dos vários padrões de VoIP, praticamente todas as empresas adotaram o protocolo RTP (Real T ime Protocol), que, basicamente, tenta fazer com que os pacotes sejam recebidos conforme a ordem de envio. O RTP "ordena" os pacotes de dados, de forma que seja possível a transmissão de dados em tempo real. Caso algum pacote chegue atrasado, o RTP causa uma interpolação entre o "intervalo" deixado pelo pacote e este não é entregue.

117
ERRADA. A definição acima se aplica ao IntServ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações