Exercícios - CG

EXERCÍCIOS
1) Em 2003 o Presidente dos EUA faz uma visita de 5 dias ao continente africano, quanto a visita de George W. Bush e seus objetivos. Julgue os itens.

1) Com os acontecimentos em 11/9/2001, a necessidade de reordenamento externo por parte dos EUA provocam um repensar quanto a realidade de isolamento em que se encontra o continente africano. CERTO.
2) Ao declarar que não permitirá que o terrorismo avance pelo continente africano o presidente dos EUA, entre outros fatores, deve estar direcionando sua atenção para o avanço do islamismo neste continente CERTO.
3) A visita do presidente dos EUA à África relaciona-se com questões internas de seu país. Principalmente com as eleições presidenciais em 2004 e a conquista dos votos dos eleitores da população afro-americana. CERTO.
4) A questão da Guerra Civil na Libéria não está relacionada aos problemas
africanos. ERRADO.
5) Ao defender a prática de abstinência sexual para a população africana o Secretário de Estado Americano Colen Powel justifica esta medida como única forma
de impedir os avanços da AIDS no continente. ERRADO.

2) quanto a visita do Presidente Brasileiro aos EUA em 2003, a convite do governo norte americano, julgue os itens.
1) O presidente norte americano assumiu o compromisso de ajudar o Brasil no projeto “Fome Zero” e na recuperação das micro e pequenas empresas no Brasil. CERTO.
2) Como não foi discutido o elevado protecionismo praticado pelo Governo dos EUA, não houve avanços no comércio bilateral. ERRADO.
3) Como a Área de Livre Comércio das Américas teve seu início oficial decidido pela 3ª Cúpula das Américas em abril de 2001 em Montreal no Canadá este assunto não foi debatido entre os dois governantes. ERRADO.
4) Com a imediata abertura do mercado americano aos produtos brasileiros é provável que a economia do país venha a se recuperar rapidamente. ERRADO.
5) Os resultados da reunião bilateral EUA x BRASIL acelerou a decisão dos países Andinos em se aliarem ao MERCOSUL para negociar sua entrada na ALCA. CERTO.

3) Os EUA estão transferindo prisioneiros da Guerra contra o Terrorismo Internacional no Afeganistão, para a Base Naval de Guantânamo na Ilha de Cuba.
1) A Base Naval de Guantânamo foi implantada no território da ilha de Cuba após
longo e exaustivo processo de negociações na década de 60, entre os EUA e a Ex-
URSS. ERRADO.
2)O governo de Cuba reagiu imediatamente à transferência dos Talebans presos no
Afeganistão para base de Guantânamo, pois sabe que corre risco de uma guerra com os EUA. ERRADO.
3) Cuba não teve como reagir à transferência destes prisioneiros, pois sofre boicote internacional desde 1962. ERRADO.
4) Com a crise dos mísseis em 1962, Cuba deixa de ser socialista, pois alinha se aos países Latino Americano no combate a proliferação de armas nucleares no continente. ERRADO.
5) Basta Cuba deixar de ser socialista, que imediatamente será aceita na ALCA. ERRADO.

4) (UNB-2002) As bolsas de todo o mundo enfrentaram um dia de turbulência, depois da revelação de uma fraude contábil de cerca U$ 3,8 bilhões na empresa norte- americana Word.Com. A desvalorização do dólar se acentuou, e o euro disparou, em sinal de incerteza em relação à economia dos Estados Unidos da América (EUA). O presidente George W. Bush disse estar “indignado” com o escândalo e a falta de responsabilidade
das corporações americanas e declarou que pedirá investigações. Fraude derruba mercado global. In:Folha de S. Paulo, 27/6/2002, capa(com adaptações).
A partir do texto, julgue os itens que se seguem, alusivos à evolução histórica do capitalismo.
1- O tipo de fraude citada no texto acima, a segunda a envolver uma grande corporação norte-americana em curto espaço de tempo, exerce influencia negativa em vários setores da economia, a começar pela desconfiança que gera entre investidores que atuam no mercado financeiro mundial, o que acarreta retração nas bolsas de valores. CERTO.
2- Afora poucas exceções, é correto afirmar que os programas de estabilização econômica postos em pratica na América Latina, a partir da última década do século passado, obtiveram êxito e mantêm suas conquistas, razão pela qual os “ ataques especulativos” que os capitais internacionais costumam praticar em épocas de instabilidade deixaram de ser praticados nesta região. ERRADO.

Unidos na indignação contra os atentados que mataram 199 pessoas em Madri, mais de 11 milhões de espanhóis, em diversas cidades do país; saíram do trabalho e de casa para prestar homenagens às vítimas do terrorismo.Na capital, mesmo sob a chuva fina, dois milhões de madrilenos partiram da praça Porta do Sol para uma marcha , liderada pelo príncipe Felipe e pelo primeiro ministro José Maria Aznar. O ETA voltou a negar a participação no episódio e Aznar foi a televisão responder às acusações de que estaria escondendo informações para se beneficiar nas eleições

5) CESPE/UNB-tcu 2004. Considerando o texto acima, retirado do Correio Braziliense de 13/3/2004, julgue os itens subseqüentes.
1) O atentado de que Madri foi vítima tornou-se incompreensível, à primeira vista,
porque, de um lado, os terroristas bascos há algum tempo manifestaram sua intenção de depor armas e, de outro, o governo espanhol criticou severamente a decisão norte-americana de invadir o Iraque para depor Saddam Hussein. Errado
2) A estratégia do governo de Aznar de responsabilizar os separatistas bascos pelo atentado teve como efeito imediato o resultado das eleições ocorridas na Espanha, poucos dias após a tragédia que se abateu sobre Madri, quando os governistas, até então favoritos, foram derrotados.Certo
3 )Tal como o texto sugere, causou desconforto na comunidade internacional a forma como a população espanhola reagiu ao atentado. Embora chorando seus mortos, ela preferiu abster-se de qualquer forma de manifestação que questionasse a política externa de seu país. Errado

O republicano George W. Bush veio a público dizer que é um “presidente da guerra” e que todas as decisões que toma na Casa Branca são orientadas pelo combate global ao terrorismo. Essa “guerra”, disse o presidente dos EUA, define hoje as políticas externa, interna, econômica e fiscal norte americanas.
“Tomo minhas decisões no Salão Oval com a guerra em mente. Queria que não fosse assim, mas é a verdade. E o povo norte-americano precisa saber que tem um presidente que vê o mundo como ele é. Vê os perigos que existem e como é importante lidar com eles”, disse Bush. Ao conceder a rara entrevista, Bush tenta reagir à queda de sua popularidade e aos ataques que vem sofrendo dos pré candidatos democratas.
Folha de S. Paulo, 9/2/2004 (com adaptações).
6) CESPE/UNB-tcu 2004.Tendo o texto acima como referência inicial, julgue
os itens que se seguem.
1) Desde os episódios que levaram Richard Nixon à renúncia, os presidentes norteamericanos estão impedidos de concorrerem à reeleição, o que deixa George W.
Bush à vontade para atacar seus adversários do partido democrata. Errado
2) Os ataques de 11 de setembro de 2001, que atingiram o coração dos EUA, deram
ao governo Bush a justificativa para promover uma política externa considerada
excessivamente agressiva e militarizada.Certo
3) No “combate global ao terrorismo” , os EUA, entre outras atitudes, atacaram o
Afeganistão — derrubando o governo talebã, acusado de proteger Osama bin Laden
— e invadiram o Iraque.Certo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações