Introdução Segurança da Informação

Como será necessário escrever uma dissertação na prova é interessante que utilizemos alguns conceitos chaves, frases de efeito e estruturas consagradas da literatura de TI. Abaixo transcrevo uma introdução sobre segurança da informação do TECHNET.

Introdução à Segurança da Informação
No mundo atual a posse e o uso do conhecimento passou a ser um fator estratégico decisivo para muitas empresas e corporações. Estamos vivendo a época batizada como "Era da Informação". Mas a informação é volátil. é frágil. Hoje, ela pode desaparecer na velocidade de um pulso elétrico.


Muitas empresas tem seus ativos físicos e suas informações constantemente expostos a diversas ameaças, que poderiam representar prejuízos de milhares ou milhões de dólares se forem concretizadas. As vulnerabilidades e fragilidades em nossos sistemas de informação podem causar problemas graves ao negócio, por isso é muito importante compreender os conceitos necessários para combatê-las e, assim, nos defendermos de possíveis ataques às informações estratégicas.

Exemplos destas ameaças são os vírus e os worms (vermes) que se aproveitam de falhas na segurança dos sistemas e circulam pela Internet em busca de máquinas vulneráveis nas quais possa realizar seu ataque. Na maioria das vezes, estes ataques resultam em perda de dados e destruição de informações valiosas.

Exemplos claros de como as vulnerabilidades presentes em nossos sistemas computacionais podem ser aproveitadas por Crakers (pessoas que se dedicam a criar pestes eletrônicas e invadir sistemas) são danos causados no mundo todo pelos vermes Blaster, Ninda e Slammer.

Os fabricantes de software e a comunidade de software livre se esforçam para para corrigir estas vulnerabilidades através de atualizações (patches), mas um fator mais importante nos chama a atenção: Será que as empresas conhecem os riscos aos quais estão expostas e se preparam para reduzí-los?

Há poucos anos atrás, a resposta seria um sonoro não. Prova disso é que estes worms causaram um estrago enorme mesmo tendo atacado vulnerabilidades que já haviam sido corrigidas meses antes. Faltou um processo de manutenção da segurança do ambiente para que as correções fossem aplicadas e bilhões de dólares fossem perdidos. A boa notícia é que depois de tanto prejuízo as empresas começam a valorizar estes processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações