Massacre de Virginia Tech

Meu chute para parte de Atualidades é Massacre de Virginia Tech.

O Massacre de Virginia Tech[1] foi um assassinato em massa em ambiente escolar que ocorreu em 16 de Abril de 2007 no Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (conhecido como Virginia Tech), em Blacksburg, Virginia, Estados Unidos da América. Morreram 33 pessoas[2], incluindo o solitário atirador, e 21 pessoas ficaram feridas. É o mais mortífero ataque a uma universidade na história dos Estados Unidos.


Cho Seung-hui

"Morri como Jesus, para inspirar fracos e indefesos". O perfil psicológico era o de um jovem com graves problemas de rejeição e depressão.[3]

O atirador, Cho Seung-Hui no segundo dos dois ataques no campus do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, na localidade de Blacksburg, era um estudante sul-coreano da instituição, revelou hoje o presidente da universidade. Apesar de não dizer explicitamente que o estudante também foi o responsável pelo primeiro incidente, ele disse que não acredita que houve um segundo atirador.

Foram mortas duas pessoas num dormitório da universidade, West Ambler Johnston Hall. Duas horas depois invadiu o prédio da engenharia (Norris Hall) e matou outras trinta pessoas, para depois se suicidar com um tiro na cabeça. "Sabemos que era um asiático - no segundo incidente - um asiático que era residente em um de nossos dormitórios", disse o presidente (reitor) da Virginia Tech, Charles Steger, revelando pela primeira vez que o assassino era um estudante. O teste de balística posterior confirmou que a mesma arma foi usada para os dois ataques[4].

O "Manifesto Multimídia"

No dia 18 de abril, a rede de TV americana NBC, recebeu uma encomenda enviada pelo atirador contendo um texto, fotos e vídeos nos quais chegou a comparar-se a Jesus[5]. O manifesto, batizado de "Manifesto Multimídia"[6] pela rede NBC, começou a ser produzido seis dias antes do massacre e foi enviado pelo próprio atirador às 9:01hs, no intervalo entre os eventos fatais.

Impacto internacional

Após o massacre houve uma resposta internacional de surpresa, indignação,condolência e simpatia de vários países. Várias mensagens oficiais da Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irã, Japão, México, Nicarágua, Paquistão, Filipinas, assim como do Papa Bento XVI[7].

Vítimas
Os locais onde foram disparados os tiros: Norris Hall e West Ambler Johnston Hall
Primeiro prédio (West Ambler Johnston Hall)

* Emily J. Hilscher
* Ryan Clark

Segundo prédio (Norris Hall)

Estudantes

* Ross Abdallah Alameddine
* Brian Bluhm
* Austin Cloyd
* Caitlin Hammaren
* Jeremy Herbstritt
* Rachael Elizabeth Hill
* Matthew La Porte
* Jarrett Lane
* Henry Lee
* Partahi Lombantoruan
* Minal Panchal
* Daniel Patrick O'Neil
* Juan Ramon Ortiz
* Daniel Pérez Cueva
* Erin Peterson
* Matthew Gwaltney
* Julia Pryde
* Mary Karen Read
* Reema Joseph Samaha
* Waleed Mohamed Shaalan
* Leslie Sherman
* Maxine Turner
* Lauren McCain
* Nicole White

Professores

* Christopher Jamie Bishop
* Jocelyne Couture-Nowak
* Kevin Granata
* Liviu Librescu
* G. V. Loganathan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações