Questões Atualidades

Texto para as questões 15 e 16
Os industriais norte-americanos esperam convencer a Federação das Indústrias de São Paulo a juntar esforços buscando uma redução maior de tarifas de importação do setor
manufatureiro, na Rodada Doha de negociações comerciais para a liberalização do comércio global no âmbito da Organização Mundial do Comércio. Nos dois encontros ocorridos em março, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush disseram que não vão aceitar nada menos que um acordo abrangente para Doha. “Acho que nesse caso não há plano B. Ou temos um plano A ou não há acordo”, disse Lula a Bush na residência oficial de Camp David.
Gazeta Mercantil, 10/4/2007, A-13 (com adaptações).

QUESTÃO 15
Tomando como referência inicial o texto apresentado, assinale a opção correta relativamente ao desenvolvimento das negociações da Rodada de Doha.
A Iniciada em 2001 na capital do Catar, a Rodada de Doha vem avançando de forma rápida no sentido da liberalização do comércio internacional.
B Os produtos agrícolas, nas economias mais avançadas do capitalismo, têm tarifas de importação e políticas de subsídios semelhantes às dos produtos industriais.
C A força da economia da China e seu protagonismo nas negociações de Doha se justificam pelo fato de que esse país se constituiu como uma potência agrícola.
D O capítulo agrícola nas negociações da Rodada de Doha é relevante para o desenvolvimento de países menos industrializados e que gozam de menos privilégios no
comércio internacional.
E A inexistência de políticas protecionistas nas economias do centro do capitalismo global é um estímulo à retomada das negociações da Rodada de Doha no corrente ano.

QUESTÃO 16
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta relativamente ao papel do Brasil nas negociações da Rodada de Doha e nas relações com os Estados Unidos da América (EUA).
A O Brasil, seguindo as teses dos setores industriais norteamericanos, vem flexibilizando rapidamente suas tarifas de importação.
B Ao exercer papel de liderança nas negociações da Rodada de Doha, o Brasil vem insistindo na necessidade de maior liberalização comercial dos países avançados, especialmente no capítulo agrícola.
C Os EUA, porque têm hoje uma indústria bem consolidada, abandonaram completamente as políticas protecionistas nessa área.
D Os encontros dos chefes de Estado do Brasil e dos EUA sinalizam a aceitação automática pelo Brasil das teses norteamericanas para a América Latina.
E O encontro de Camp David, nos EUA, entre os presidentes Bush e Lula, denota a existência de forte tensão e de visões estruturalmente distintas dos temas econômicos globais entre os dois países, particularmente em matéria energética.

QUESTÃO 17
A segurança é um item de crescente preocupação da população brasileira. Esta preocupação é resultante
A da descoberta, apenas recentemente, da existência de grupos econômicos e sociais envolvidos no comércio ilícito das drogas.
B de uma onda episódica de acasos policiais que envolvem personalidades políticas nacionais.
C da percepção da sociedade brasileira da urgência do tema bem como de suas causas profundas e imediatas, como a crise no próprio sistema de segurança do Estado.
D de uma visão passional e imediatista da população brasileira em relação a problema global que atinge todo o mundo.
E de uma visão limitada do país e manipulada pelos grandes conglomerados da comunicação nacional.

QUESTÃO 18
O desenvolvimento sustentável é um assunto da ordem do dia em todo o mundo. Há limites para o crescimento econômico poluente e degradante à existência humana. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A O meio ambiente é infinito em suas possibilidades, não devendo estar sujeito às teorias econômicas da escassez.
B A conferência mundial ocorrida no Rio de Janeiro no início dos anos 90, auspiciada pelo Brasil, foi um alerta importante para a valorização do conceito de desenvolvimento sustentável.
C O crescimento do capitalismo global exige, natural e corretamente, a contenção das idéias que militam pela preservação da natureza.
D A poluição ambiental gerada pelo gigantesco parque industrial norte-americano tem pouco impacto nos desequilíbrios climáticos registrados pelos cientistas nos
últimos anos.
E A China, país com baixos índices de poluição, está bastante avançada em processos econômicos que respeitam simultaneamente o desenvolvimento sustentável e a proteção
à natureza.

QUESTÃO 19
A educação formal, contínua e completa da pessoa humana tem várias funções no seio da sociedade. O acesso ao emprego e aos bens materiais pode ser uma resultante de uma boa educação. No entanto, a educação é prioritariamente essencial à
A afirmação da cidadania no tecido social da nação.
B necessidade do controle dos processos produtivos.
C formação exclusiva das elites.
D entrada, de maneira exclusiva, dos pobres na sociedade assalariada.
E possibilidade de estabelecer, por meio do acesso a ela, o poder pelo poder.

QUESTÃO 20
Euforia é o nome para o que vem dominando os mercados financeiros mundiais nos últimos meses. Mercado asiático nervoso, hipotecas imobiliárias norte-americanas gerando desconfiança e dólar desvalorizado no Brasil compõem a cena. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A A economia global é sempre previsível e coerente no seu processo de expansão.
B A pujança da economia norte-americana não permite prever qualquer oscilação que envolva problemas com o sistema das hipotecas imobiliárias.
C O Brasil, ante a valorização do dólar, assiste a um imediato e crescente ganho aquisitivo, em proporções elevadas, da população mais pobre.
D O FMI, órgão regulador financeiro internacional, está aparelhado técnica e politicamente para evitar qualquer crise de grande proporção nas finanças globais.
E A desregulamentação do setor financeiro internacional e a emergência de pólos novos de poder econômico global são elementos da imprevisibilidade que vem preocupando as finanças internacionais.

GAB: DBCBAE

Comentários

Anônimo disse…
Meu amigo, parabéns pelas questões.
Muito boas e atuais.

Por favor, continue a postá-las.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações