Regras de CODD


As doze regras definidas por Codd:

·Regra 1 - Todas as info em um BD relacional são representadas de forma explícita no nível lógico e exatamente em apenas uma forma - por valores em tabelas.

·Regra 2 - Cada um e qq valor atômico (datum) em um BD relacional possui a garantia de ser logicamente acessado pela combinação do nome da tabela, do valor da chave primária e do nome da coluna.

·Regra 3 - Valores nulos devem ser suportados de forma sistemática e independente do tipo de dado para representar informações inexistentes e informações inaplicáveis.

·Regra 4 - A descrição do BD é representada no nível lógico da mesma forma que os dados ordinários, permitindo que usuários autorizados utilizem a mesma linguagem relacional aplicada aos dados regulares.

·Regra 5 - Um sistema relacional pode suportar várias linguagens e várias formas de recuperação de info. Entretanto, deve haver pelo menos uma linguagem, com uma sintaxe bem definida e expressa por conj de caracteres, que suporte de forma compreensiva todos os seguintes itens: definição de dados(DDL), definição de "views"(VDL), manipulação de dados (interativa e embutida em programas)DML, restrições de integridade(entidade - NOT NULL, CHECK, , referencial - relacionamentos entre tabelas existentes - FK, semântica - triggers(salário_gerente > salario_ze)), autorizações e limites de transações (begin, commit e rollback).

·Regra 6 - Todas as "views" que são teoricamente atualizáveis devem também ser atualizáveis pelo sistema.

·Regra 7 - A capacidade de manipular um conj de dados (relação) através de um simples comando deve-se estender às operações de inclusão, alteração ou exclusão de dados.(DML - insert, update, delete).

·Regra 8 - Programas de aplicação permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanças no método de acesso ou na forma de armazenamento físico.((ISOLAMENTO) -MVC BD=model=classe de entidade)

·Regra 9 - Mudanças nas relações e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicações. .((ISOLAMENTO) -MVC - View + Model(relações))

·Regra 10 - As aplicações não são afetadas qdo ocorrem mudanças nas regras de restrições de integridade.

·Regra 11 - As aplicações não são logicamente afetadas qdo ocorrem mudanças geográficas dos dados.(BD distribuídos)

·Regra 12 - Se um sistema possui uma linguagem de baixo nível, essa linguagem não pode ser usada para subverter as regras de integridades e restrições definidas no nível mais alto.

Comentários

Cara.. teu post me ajudou na prova de Banco de Dados...heehhe


Valeu!
Anônimo disse…
Sim digo o mesmo que o outro... heheh ter um blog dá geito:D

Obgd pelas regras que me safaram num trabalho:D
Denisson disse…
Humberto você poderia colocar no post a fonte de onde você tirou as regras de codd. Por Favor! Obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações