Questões Comentadas - Redes

(CESPE TRE/AL 2004)51 O serviço DNS (domain name system) tem como principa objetivo converter nomes em endereços IP. Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a utilização de um servidor principal por domínio e de vários servidores secundários do domínio principal.

Gabarito Oficial: Certa
Nessa última eu entendo que no mínimo é necessário apenas 1 servidor secundário.

Quanto à 51, de novo o problema está na interpretação do texto, e não no conhecimento técnico. A questão não disse que é obrigatório ter vários servidores secundários, mas sim que a arquitetura prevê a existência de vários.

Caro Professor,

Com a devida vênia, permita-me discordar.

A assertiva, na minha opinião, é bastante clara quando afirma:

"Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a
utilização de um servidor principal por domínio e de vários
servidores secundários do domínio principal."

Há dois itens nesse período que tornam a interpretação única.

São eles: "No mínimo" e a conjunção aditiva "e"

Da forma como está a assertiva ela indica que para que o DNS funcione deve haver ("no mínimo"), ou seja, torna obrigatório a presença desses elementos. Um servidor principal "e" (conjunção aditiva que inclui o item seguinte como parte da obrigatoriedade) vários servidores secundários.

A banca examinadora pode até ter tido a intenção de colocar um sentido de não obrigatoriedade, mas da forma como está escrito o sentido é de obrigatoriedade. Portanto Errada.

Se não houvesse a expressão "no mínimo" eu concordaria que a assertiva estaria correta.

Essa é uma opinião pessoal, se alguém poder explicar (com detalhes) como deveríamos interpretar esse período de modo a chegar a conclusão da não obrigatoriedade do uso dos vários servidores secundários, ficaria bastante agradecido.

Akasakai

Hmmm... não tinha atentado para esse "no mínimo". De fato, a configuração mínima para o DNS seria um servidor primário e um secundário (e não vários). Concordo com a sua análise da questão, parece que o CESPE errou nessa.

Fonte: forum concurseiros - akasakai + Gledson Pompeu
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Plural de substantivos compostos

Atualidades - 15 de agosto de 2016