Simulado - AOCP – 2010 CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES

QUESTÃO 51
Geograficamente, a Faixa de Gaza é um território árido e retangular localizado no sudeste do Mar Mediterrâneo, com cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O território está limitado a norte e a leste pelo Estado de Israel.
(B) O território está limitado ao sul pela península do Sinai, no Egito.
(C) O Império Otomano dominou Gaza durante centenas de anos.
(D) Oficialmente, Gaza faz parte da Autoridade Nacional Palestina.
(E) Desde 2007 o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza.

QUESTÃO 52
A Emenda Ibsen causou grande agitação entre os cidadãos cariocas levando, inclusive no dia 18 de março de 2010, centenas de pessoas de várias partes do estado do Rio de Janeiro às ruas para participarem de uma manifestação pública contra tal emenda. Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A Emenda Ibsen propõe mudanças na lei dos Royalties do petróleo fazendo uma distribuição igualitária entre os estados brasileiros.
(B) Os cariocas alegavam que o estado do Rio de Janeiro sofre grande impacto ambiental e social e por isso não é justo a divisão dos royalties de forma igualitária.
(C) A Bacia de Santos possui o maior poço de extração de petróleo do Rio de Janeiro e garante a atualmente a maior parte dos royalties.
(D) Segundo os noticiários, o debate sobre a necessidade de redistribuição dos royalties do petróleo surgiu por causa da descoberta de novas jazidas.
(E) O estado do Rio de Janeiro protesta pela mudança, também, porque é impedido de cobrar o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

QUESTÃO 53
A Lei de Anistia completou 30 anos, mas a medida vem sendo questionada judicialmente e sendo alvo de opiniões divergentes. Uma parte das opiniões é de que a lei, durante esses 30 anos serviu para proteger os torturadores. A respeito da Lei de Anistia, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Logo após a instauração do regime militar, em 1964, intelectuais e lideranças políticas que tiveram seus direitos cassados iniciaram o movimento pela anistia.
(B) Sob forte pressão popular, o presidente João Batista de Figueiredo encaminhou o projeto ao Congresso que o aprovou e a lei foi sancionada em 1979.
(C) Somente 20 anos após a aprovação da lei é que houve a reparação econômica das vítimas de tortura e perseguição durante o regime militar.
(D) Manifesto contra anistia aos torturadores salienta que tortura, assassinato e desaparecimento são crimes de lesa-humanidade e não podem ser objeto de anistia.
(E) A "Comissão da Verdade", cujo decreto foi assinado pelo presidente Lula em 2009, propõe rever os crimes dos militares e da esquerda armada durante o regime
militar.

QUESTÃO 54
Em uma cerimônia realizada na manhã de segunda feira, 1º de março de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início às obras de duplicação da Usina de Biodiesel, em Candeias (a 56 km de Salvador). Segundo notícias veiculadas na imprensa, a primeira unidade de produção comercial de biodiesel da Petrobras na Bahia passará a produzir 217 milhões de litros por ano, ultrapassando os atuais 108 milhões.
Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O sucesso da indústria de biodiesel de Candeias não é melhor porque o estado da Bahia não possui disponibilidade de áreas agrícolas com condições favoráveis.
(B) O biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido a partir da reação química de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal.
(C) O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos – de caminhões tratores, camionetas, automóveis, etc...
(D) O biodiesel pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções, também em motores estacionários, isto é, de geradores de eletricidade, calor, etc...
(E) A usina de biodiesel de Candeias foi a primeira da Petrobrás inaugurada no Brasil, em 2008, seguida pelas usinas de Montes Claros (MG) e de Quixadá (CE).

QUESTÃO 55
O texto a seguir foi publicado no site <http://www.g1.com> no dia 31 de março de 2010: "As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia libertaram nesta terça o sargento Pablo Emilio Moncayo. Era o refém mais antigo em poder dos guerrilheiros. O helicóptero brasileiro que integrou a missão partiu do aeroporto de Florência. (...). Ele ficou 12 anos em poder das Farc. Os terroristas ainda mantêm 78 reféns. Vinte e dois são policiais e soldados, que as Farc pretendem trocar por seus integrantes presos". Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) "FARC" ou "FARC-EP" significa Forças Armadas Revolucionárias Colombianas – Exército do Povo e é uma organização de inspiração comunista.
(B) O presidente Hugo Chávez considera as FARC como uma organização terrorista e solicita à Colômbia que aprisione seus membros e os condene à morte.
(C) Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da Colômbia.
(D) As FARC são o maior grupo paramilitar na América do Sul, estão organizadas segundo linhas militares, com diversas frentes urbanas ou células de milícia.
(E) Grande parte dos guerrilheiros "farianos" é composta de camponeses pobres cuja miséria os levou às fileiras rebeldes onde aprenderam a ler a lutar.

QUESTÃO 56
Leia o texto e assinale a alternativa INCORRETA: "A China finalmente concordou nesta quarta-feira, 31 de março de 2010, em discutir e negociar uma nova rodada de sanções contra o Irã com seus sócios do Conselho de Segurança da ONU devido ao programa nuclear do país, após meses de reticências e declarações a favor da via diplomática". Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/internacional>
Acesso em 31 de março de 2010.

(A) O Brasil foi eleito para integrar o Conselho de Segurança da ONU em 2010-2011.
(B) O Irã é uma república islâmica não-alinhada com os interesses do Ocidente.
(C) Até 1935 o Irã era conhecido como Pérsia, a maioria de seus habitantes são persas.
(D) O presidente do Irã nunca visitou o Brasil porque é repudiado pelos brasileiros.
(E) A China faz parte do Conselho de Segurança da ONU como membro permanente.

QUESTÃO 57
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 10 de março de 2010, declarou à imprensa que respeita as decisões da Justiça cubana em relação aos presos políticos que entram em greve de fome no país, um dos quais acabou morrendo. Em sua defesa à sabedoria cubana, o presidente brasileiro acabou comparando os dissidentes a bandidos ao afirmar seu pensamento de que não se pode utilizar greve de fome como pretexto para libertar pessoas.
Assinale a alternativa correta.

(A) Em Cuba, os dissidentes são apenas os terroristas que planejam realizar ataques contra o país porque são contra o regime de Fidel Castro e do irmão Raul Castro.
(B) Em política, dissidência significa discordância, divergência de opiniões, grupos formados após uma separação ou cisão entre membros de um partido.
(C) Durante a visita a Cuba, em fevereiro de 2010, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma carta dos dissidentes cubanos solicitando apoio do Brasil.
(D) Uma prova da boa relação do Brasil com Cuba foi o fato do presidente João Goulart, ter condecorado o guerrilheiro Che Guevara com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
(E) As relações diplomáticas entre Brasil e Cuba jamais foram interrompidas, pois o Brasil sempre entendeu que Cuba necessita do apoio político de toda a América Latina.

QUESTÃO 58
Artigo científico publicado no Scielo afirma que: "Mundialmente, o café é uma das bebidas mais consumidas. No Brasil, o consumo de café também se destaca entre as demais bebidas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC, o mercado brasileiro representa 14% da demanda mundial, com um consumo de 4,27 kg de café torrado por habitante/ano, ou seja, quase 70 L para cada brasileiro (ABIC, 2007)" (ARRUDA, A.C. et al). Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Uma lenda sobre a descoberta do café como bebida afirma que teria sido descoberta por um pastor na Absínia, hoje Etiópia, ao observar suas cabras comerem seus frutos.
(B) O café foi levado para a Europa por viajantes no século XVII e transformado em bebida diária, até então somente os árabes sabiam cultivá-lo.
(C) Pelas mãos dos holandeses e franceses o café foi trazido para o Novo Mundo, chegando ao norte do Brasil através das Guianas.
(D) Em condições favoráveis a cultura do café se estabeleceu inicialmente no Vale do Rio Paraíba, iniciando, em 1825, um novo ciclo econômico no país.
(E) Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor mundial de café, perdendo apenas para os Estados Unidos, mas é o primeiro colocado entre os maiores consumidores.

QUESTÃO 59
Leia o trecho da letra da música a seguir e assinale a alternativa correta para o seu compositor: "É pau, é pedra, é o fim do caminho/ É um resto de toco, é um pouco sozinho/ É um caco de vidro, é a vida, é o sol/ É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol/ É peroba no campo, é o nó da madeira/ Caingá candeia, é o matita-pereira/ É madeira de vento, tombo da ribanceira/ É o mistério profundo, é o queira ou não queira/ É o vento ventando, é o fim da ladeira/ É a viga, é o vão, festa da cumeeira/ É a chuva chovendo, é conversa ribeira/ (...)".

(A) Chico Buarque de Holanda.
(B) Vinicius de Moraes.
(C) Tom Jobim.
(D) Toquinho.
(E) Caetano Veloso.

QUESTÃO 60
Fartamente divulgado na mídia televisiva e escrita, estreou em abril nas telas dos cinemas brasileiros o filme "Chico Xavier", baseado na história de vida e do médium espírita Francisco Cândido Xavier. O médium que viveu 92 anos desenvolvendo atividade mediúnica e filantrópica, tornando-se uma personalidade respeitada culturalmente por inúmeros brasileiros. Quem são os dois atores que interpretam Chico Xavier na vida adulta no filme?

(A) Nelson Xavier e Ângelo Antonio.
(B) Toni Ramos e Ângelo Antônio.
(C) Nelson Xavier e Luis Melo.
(D) Pedro Paulo Rangel e Nelson Xavier.
(E) Matheus Costa e Nelson Xavier.


Gabarito

51 D
52 C
53 E
54 A
55 B
56 D
57 B
58 E
59 C
60 A

Comentários

Alexandre disse…
Gostei!Muito bom o seu post de atualidades.
Também tenho um blog de concursos: omelhorblogmg.blogspot.com. Se quiser fazer parceria, entra em contato comigo.
PATRICK WERNECK disse…
nao gostei por que nao tem como assinalar as questoes patrick werneck
Anônimo disse…
GOSTEI MUITO DO SEU POST DE ATUALIDADES.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações