Questões Resolvidas - Segurança da Informação

(Questão 31 Petrobrás 2010 Analista de Sistemas Júnior) Segurança de Informação envolve vários aspectos da proteção à informação. A esse respeito, qual das seguintes situações apresenta-se com correção conceitual?
(A) Sabe-se que nenhum programa antivírus protege contra todos os tipos de vírus o tempo todo; portanto, é um procedimento recomendável instalar, pelo menos, três programas antivírus de fabricantes confiáveis para aumentar a segurança de um computador.
(B) A direção de uma empresa observou que seus funcionários “baixam (download)” músicas nos computadores de seus escritórios e as escutam durante o trabalho, e a direção não toma qualquer atitude, por julgar que o impacto negativo sobre o ambiente institucional seria maior do que os prejuízos causados pela quebra da segurança.
(C) Nas grandes organizações, os gerentes que trabalham sozinhos em seus escritórios e são usuários únicos dos seus computadores são dispensados do uso de login e senhas de acesso para ligar suas máquinas.
(D) O uso de criptografia WPA em pontos de acesso Wi-Fi é considerado proteção insuficiente para realizar transações sensíveis e confidenciais na Internet com um computador portátil (laptop).
(E) A engenharia reversa, processo pelo qual um interlocutor extrai informações sobre, por exemplo, a senha bancária de uma pessoa, deve ser alvo de divulgação pública intensa para evitar prejuízos para a população. Resposta: D



Rede sem fio protocolo WEP, WEP2, WPA, WPA2, WPA-PSK, WPA2-PSK criptografia TKIP ou AES

WEP (Wired Equivalent Privacy) foi ratificado em 1999 o primeiro protocolo de segurança tendo como objetivo dar segurança as redes sem fio por meio de um processo de autenticação, mas com o passar do tempo o protocolo ficou desatualizado e foram descoberto várias vulnerabilidades no protocolo WEP onde hoje ele e facilmente quebrando em pouco tempo, apesar do protocolo ainda ser um dos mais usados hoje em dia e padrão dos modens mais antigos.
rede-wireless
WEP2 ou WPA (Wi-Fi Protected Access) foi lançado em 2003 e apenas um grande upgrade no WEB tendo como objetivo melhorar a segurança das redes sem fio, combantendo quase todas as vulnerabilidades do WEP, com tecnologia aprimorada de autenticação de usuário e de criptografia dinâmica.
WPA2 foi ratificado em meados de 2004 corresponde a versão final do WPA, a diferença entre WPA e WPA2 e que o WPA utiliza o algoritmo RC4 o mesmo sistema de encriptação utilizado no WEB o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), enquanto o WPA2 se basea na criptografia AES (Advanced Encryption Standard) mais segura que a TKIP, mas exige mais processamento e algumas placas mais antigas não suportam o WPA2 nem mesmo atualizado a firmware.
WPA-PSK de maneira simples WPA-PSK é uma criptografia forte em que as chaves de criptografia (TKIP) e frequentemente mudada o que garante mais segurança protegendo de ataque hack, muito utilizado por usuários domésticos.
WPA2-PSK e ainda mais seguro que o WPA-PSK onde sua criptografia (AES) e extremamente forte e resistência a ataques, adotado como padrão de criptografia do governo americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações