Crise mundial e investimentos

As notícias nos últimos meses são sobre crise, de taxa de câmbio, de redução da taxa de juros Selic. Mas o que isso tem haver com o nosso cotidiano, mais que isso, que relação essas discussões têm com o nosso dinheiro? Uma pergunta importante a nos fazermos é se essa crise econômica vai afetar o Brasil, e a resposta é que sim. Os países desenvolvidos têm reduzido as projeções de crescimento econômico, o que vai gerar algum impacto no crescimento econômico da China, que por seu turno irá impactar nas exportações brasileiras, reduzindo o crescimento da economia brasileira.

Em relação aos investimentos, se for de renda fixa e por se tratar de um investimento de longo prazo não há a necessidade de retirado dos valores. Em relação aos investimentos na bolsa de valores essa também não é a melhor hora para sair. Apesar de não sabermos até quando as bolsas mundiais continuarão em baixa, saindo agora você poderá estar perdendo muito do que já conseguiu ganhar. Então por mais que o cenário seja turbulento, espere, e tome as decisões com calma. O Brasil tem os instrumentos para dar respostas adequadas à crise, como foi o caso da redução da taxa de juros básica da economia.

Texto escrito por Douglas A. Alencar. Douglas é economista formado pela Universidade Mackenzie, e mestre em economia pela Unesp. Atualmente leciona no curso de Ciências Econômicas da FMU, além de realizar avaliações de conjuntura macroeconômica e analises estatísticas diversas.

Tagged as: crise econômica mundial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações