Questões Comentadas - COBIT

(Cesgranrio 2007 BNDES)55 - Uma empresa que utiliza o COBIT 4.0 como modelo de melhoras práticas para Governança de TI, estabeleceu como meta, até dezembro de 2008, executar um Plano de Ação com o objetivo de elevar o nível de maturidade de seus processos prioritários de 2 para 3. Isso significa que
(A) seus processos seguem um padrão de regularidade e deseja-se atingir um nível em que esses sejam documentados e comunicados.
(B) seus processos seguem um padrão de regularidade e deseja-se atingir um nível em que esses sejam monitorados e medidos.
(C) seus processos são monitorados e medidos, e deseja-se atingir um nível em que esses sejam documentados e comunicados.
(D) boas práticas são seguidas e automatizadas, e deseja-se atingir um nível em que seus processos sejam documentados e medidos.
(E) não há gestão em seus processos e deseja-se atingir um nível em que esses sejam monitorados e medidos.
Comentário:
O Modelo de Maturidade é uma forma de medir como os processos estão desenvolvidos, de acordo com as necessidades do negócio. É empregado no controle dos processos de TI, fornecendo um método eficiente para classificar o estágio da organização, a governança de TI e seus processos.
Seus objetivos são: adicionar valor ao negócio através do balanceamento do risco e retorno do investimento; aumentar a produtividade e qualidade (obtenção de resultados); apontar os caminhos do gerenciamento de TI. (Inabilidade para gerenciar).
Está dividido em seis níveis:
NÍVEL 1 - INFORMAL
- Atividades básicas são geralmente executadas, mas falta rigor no planejamento e na execução.
- O desempenho das atividades pode ser confuso, imprevisível e inconsistente e resultar em: produtos de baixa qualidade, incertezas quanto aos prazos de entrega e estouro dos orçamentos de custos.
www.editoraferreira.com.br 4 Leonardo Rangel
Comentário da prova do Bndes/2008 – Cesgranrio
www.editoraferreira.com.br 5 Leonardo Rangel
- O desempenho depende de habilidades e dedicação individuais.
NÍVEL 2 - ORGANIZADO
- Produtos conforme padrões e requisitos especificados.
- A execução dos principais processos é planejada, gerenciada e caminha progressivamente para processos bem estruturados.
- Os resultados destes processos são previsíveis.
- Subprocessos e atividades podem não ser bem definidos.
- A relação entre processos específicos e macro-processos não é bem definida.
NÍVEL 3 - INFORMAL
- As atividades básicas são desempenhadas segundo um processo bem definido, seguindo padrões adotados por toda a organização.
- Subprocessos e atividades são definidos.
- Relações entre processos e macro-processos são definidas.
- Início do uso de medições para ajudar no gerenciamento de processos.
NÍVEL 4 - GERENCIADO
- Foco no gerenciamento de processos.
- Medições de desempenho detalhadas são coletadas e analisadas.
- Conhecimento da capacidade do processo.
- Boa margem de acerto nas previsões de desempenho.
- Mais objetividade no gerenciamento do desempenho.
- A qualidade do produto é quantificada.
- Diferença em relação ao Nível 3: o desempenho do processo é quantitativamente conhecido e controlado.
NÍVEL 5 - OTIMIZADO
- Metas de desempenho baseadas nos objetivos do negócio são quantitativamente estabelecidas.
- Medições sistemáticas para fornecer feedback sobre o desempenho do processo e orientar as ações de melhoria e inovação.
- Diferença em relação ao Nível 4: permanente ação de melhoria e refinamento de
Comentário da prova do Bndes/2008 – Cesgranrio
www.editoraferreira.com.br 6 Leonardo Rangel
métodos, orientada para os objetivos estratégicos da organização.
No nível 2 a execução dos principais processos é planejada e gerenciada seguindo um padrão de regularidade.
No nível 3 inicia-se o uso de medições para ajudar no gerenciamento e documentação de processos. As atividades básicas são desempenhadas segundo um processo bem definido, seguindo padrões previamente comunicados e adotados por toda a organização.
Resposta: letra A

Comentários

Anônimo disse…
tudo errado

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações