Português - O porquê!

Usos do Porquê!!

1) Preencha as lacunas:
a) por que
b) por quê
c) porquê
d) porque
01) (b) Quer dizer que você não vai mesmo conosco, ___________?
02) (c) Não entendo o ____________ de suas atitudes.
03) (a) Você sabe ___________ ela não passou no concurso.
04) (d) Não fuja, ___________ toda fuga é fraqueza.
05) (a) Os maus momentos _________ passaste serão inesquecíveis

11) Assinale a alternativa incorreta:
a) Não quero mais saber por que motivo não me amas
x b) Se não me amas, quero saber porquê
c) Se não me amas, quero saber o porquê
d) Não me amas porque não te amo?

12) Qual é a incorreta?
a) Quero saber o porquê desta briga.
x b) Ainda saberás porque saí do país
c) Estudamos sem saber por quê
d) Rápida foi a crise por que passou

13) Assinale a alternativa correta:
x a) A criança sempre indaga o porquê das coisas
b) Conheço o livro porque te orientaste
c) Sei porquê você faltou às aulas
d) Chegaste só agora, por que?

14) Há uma alternativa incorreta, assinale-a:
a) Aquela foi a razão por que tive o pesadelo
b) Faça os exercícios, porque só assim se aprende
x c) Não sei porque não ficas mais um pouquinho.
d) Porque você fez tudo errado, não o considero eficiente

15) Escolha a alternativa que complete corretamente as lacunas:
Descobri o motivo ________ ele não veio. Não veio ______teve problemas lá.
a) porquê – por quê
b) porque - porque
c) por que – por quê
x d) por que - porque

16) Idem ao anterior:
Se você me disser o __________ disso, entenderei,_________ não sou tolo.
x a) porquê- porque
b) por que - porque
c) por quê – por quê
d) porque – por que

17) Indique a alternativa correta:
a) Vim por que quero lutar
b) Diga-me o por que da sua luta
x c) Afinal, por que você luta?
d) Eu sei porque você quer lutar

18) Assinale o incorreto:
a) Trabalho muito porque preciso
b) Trabalhas tanto, por quê?
xc) Você precisa saber o porque disso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações