Como estudar ITIL/CMM/CMMI/COBIT/PMI

Gostaria de solicitar ajuda quanto a como estudar alguns tópicos em que sou mais fraco, e por ter tido uma formação de tecnólogo não pude ter acesso em ambiente acadêmico, principalmente ITIL, Cobit, PMI, CMMI.

1. ITIL: Quais os livros que precisamos realmente ler? Itil 2, 2.1, 2.2, 3 ou qual? Qual a diferença entre eles? Qual o exato material de referência para o ITIL (o que é realmente necessário)?

2. Cobit: O que exatamente do Cobit ler? Cobit 3.0, 4.0, 4.1? Se eu ler o 4.1 por exemplo, preciso ler o 4?

3. PMI: Vi em outro tópico que você diz que não é necessário o estudo aprofundado de todo o PMBOK, quais seriam as áreas realmente primordiais (as mais cobradas)?

4. CMMI: Qual o material de referência exatamente? Possuo a tradução do CMMI 1.1 do CPqD. Esta serve? É suficiente?

By Gorezito

Gorezito,

Minha recomendação é que você não leia o material de referência como um todo, mas sim busque nesse material o aprofundamento dos tópicos que constam das apostilas. Isso porque o que está nas apostilas(do Gledson) já é apenas o que interessa para os concursos, sendo bastante raro cair algo diferente do que está lá. No máximo vale a pena aprofundar o entendimento dos tópicos, já que as apostilas trazem um resumo do conteúdo. Por exemplo, você pode recorrer ao material de referência do ITIL para entender melhor o ciclo de aprovação e liberação de mudanças (change e release management), caso restem dúvidas após ler o que está na apostila.

Seguem abaixo as respostas às suas dúvidas específicas:

1) ITIL: é importante conhecer bem principalmente os processos de service support e service delivery da versão 2 (2.1 ou 2.2, dependendo do livro), e ter uma noção dos demais livros dessa versão. Também recomendo estudar a versão 3, pelo menos para entender a nova divisão dos livros e saber os processos de cada um.

2) COBIT: As diferenças entre o 4.0 e o 4.1 estão basicamente no acréscimo e refinamento das diretrizes gerenciais para implementação dos processos. Como a versão 3 já é bastante antiga e saíram duas depois dela (4.0 e 4.1), creio que seja suficiente estudar pela 4.1.

3) PMBOK: As provas costumam abordar todas as áreas, mas geralmente são cobrados mais detalhes sobre as 4 básicas - escopo, tempo, custo e riscos. Vale a pena entender bem as principais ferramentas de cada uma delas.

4) CMMI: a referência mais atual é a versão 1.2, mas as diferenças são pequenas em relação à 1.1. Basicamente mudou um pouco o conceito (criação da idéia de constelação), com as disciplinas SW/SE/SS passando a fazer parte da publicação básica e restando apenas IPPD como opcional. Os processos são os mesmos. A tradução do CPQD é útil para estudar os conceitos básicos e a estrutura do modelo, mas ela só traz as áreas de processo de nível 2 - o restante você vai ter que pegar no original em inglês.
_________________
Gledson Pompeu
_______________________________
Professor - Tecnologia da Informação
Contato: gledson.pompeu@gmail.com

Comentários

Anônimo disse…
Amigo, poderia colocar o link para a pasta do blog no 4shared?
Perdi a url e não encontro no blog.
Obrigado.
renata disse…
Olá! Não sei se você ainda olha esse blog, pois parece que tem tempo que não escreve por aqui (eu pelo menos não achei um post recente).

Nesse post de 2007 é citada uma apostila para estudar os tópicos itil/cmmi: "... Isso porque o que está nas apostilas(do Gledson) já é apenas o que interessa para os concursos, ...". Onde eu consigo essa apostila?

Obrigada,

Renata

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações