Dúvidas - MDS


Qual a diferênça ente modelo incremental e espiral ??
Os dois não criam um executável utilizável a cada incremento ??

As duas abordagens são iterativas, mas há diferenças:

A abordagem do desenvolvimento incremental é dividido em 7 etapas seqüênciais: Definir esboço do requisitos --> atribuir requisitos aos requerimentos --> Projetar arquitetura do sistema --> Desenvolver incremento do sistema --> Validar incremento --> Integrar incremento --> Validar sistema.
Em Validar sistema vemos se voltamos para a fase Desenvolver incremento do sistema ou se o sistema já é o final.

A abordagem do desenvolvimento em espiral é dividida em 4 setores: Definição dos objetos; Avaliação e redução de riscos; Desenvolvimento e validação; e Planejamento.

Note que no desenvolvimento em espiral há uma explícita consideração dos riscos, enquanto que nos demais essa visão explícita não existe. Esse é o principal ponto de diferença entre o desenvolvimento em espiral e os demais métodos.

Referência:
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6ª Edição. 2005. Editora Pearson.

Comentários

Anônimo disse…
Mais material de qualidade, como sempre. Continue assim. Parabéns.
Krop.
Anônimo disse…
Ola Humberto!

A abordagem do modelo espiral em 4 segmentos é o que todos nós estamos habituados a ver, mas gostaria que você ou outro leitor do blog comentasse sobre a abordagem do modelo espiral em 5 segmentos apresentada no
último livro do Pressman, Eng. de Software 6a edição. Nesse livro tanto o modelo Cascata quanto o Espiral estão divididos em 5 grupos de atividades: COMUNICAÇAO, PLANEJAMENTO, MODELAGEM, CONSTRUCAO e IMPLANTAÇAO. A analise de riscos está no segmento PLANEJAMENTO.
E agora, para os concursos devemos seguir o SUMMERVILE ou o Dr. PRESSMAN?
Admin disse…
Ola Humberto!

A abordagem do modelo espiral em 4 segmentos é o que todos nós estamos habitados a ver, mas gostaria que alguém comentasse da abordagem do modelo espiral em 5 segmentos apresentada no
Ultimo livro do Pressman, Eng. de Software 6a edição. Nesse livro tanto o modelo Cascata quanto o Espiral estão divididos em 5 grupos de atividades: COMUNICAÇAO, PLANEJAMENTO, MODELAGEM, CONSTRUCAO e IMPLANTAÇAO. A analise de riscos está no segmento PLANEJAMENTO.
E agora, para os concursos devemos seguir o SUMMERVILE ou o Dr. PRESSMAN?

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações