Questões Comentadas - CEx

CESPE ACE-TCU-2007,

Questão 37 (gabarito final: ERRADA):

O sistema de controle externo, na maioria dos países signatários, é levado a termo ou pelas cortes de contas ou pelas auditorias-gerais. As principais características do sistema de tribunal de contas são as decisões colegiadas e o poder sancionatório. No Brasil, bem como nos demais países que adotam esse sistema, os tribunais de contas, quanto à sua organização, encontram-se ligados à estrutura do Poder Legislativo.

Apenas para me certificar, Professor, o erro está no fato de a questão dar a entender que a organização das auditorias-gerais segue a mesma linha adotada nas cortes de contas, é isso ?


Prezado jason bourne

Dentro de uma semana chegará às livrarias o livro CONTROLE EXTERNO - 310 QUESTÕES COMENTADAS, com todas as provas de 2007 para o TCU (TCE, ACE e Auditor), e mais outras 14 provas de TCEs e TCMs.

Essa questão não foi difícil.

A primeira frase está correta. Há no mundo dois sistemas de controle externo: o dos tribunais de contas e o das auditorias-gerais ou controladorias-gerais.

A segunda frase também está correta.

A terceira frase está quase correta. Na imensa maioria dos países que adotam o sistema de tribunais de contas, esses se encontram ligados ao Poder Legislativo. Há, contudo, exceções, como em Portugal e na Grécia, cujos Tribunais de Contas compõem a estrutura do Poder Judiciário.

Bons estudos!
By Luiz Henrique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações