O que são as normas ISO?


A International Organization for Standartization (ISO), criada em 1947, é uma organização não governamental sediada em Genebra, responsável pela elaboração e aplicação dos standards internacionais de qualidade. Em resultado da integração das normas de qualidade de 111 países, nasceram as ISO 9000, um conjunto de cinco normas para a gestão e certificação de qualidade. A ISO 9001, refere-se ao design, produção, instalações e sistema de serviço; a ISO 9002, engloba a produção e instalações; e a IS0 9003, cobre apenas o produto (inspecção e testes). Enquanto estas três modalidades podem ser utilizadas no relacionamento contratual entre clientes e forncedores, a IS0 9004 é um guia para uso interno com o objectivo do desenvolvimento de um sistema de qualidade. O tipo de certificação a escolher depende do caso individual de cada empresa.
Recentemente foram criadas as IS0 14000, um guia para a gestão ecológica. Trata-se de uma série de normas concebida para facilitar a integração de um sistema empresarial de gestão ambiental coerente e eficaz. A série de normas ISO 14000 visa alcançar três objectivos:

Promover uma abordagem comum a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental dos produtos;
Aumentar a capacidade das empresas de alcançarem uma performance ambiental e na medição dos seus efeitos;
Facilitar o comércio, eliminando as barreiras dos imperativos ecológicos.
Prevê-se que as empresas fabris sejam as primeiras a conformar a sua actuação com esta nova norma, devido sobretudo à crescente pressão exercida pelos consumidores, hoje mais esclarecidos e preocupados com o impacte ambiental da actuação das empresas.

Comentários

Martony Demes disse…
Caros amigos, posso perguntar se uma determinada empresa tem ISO. Ela pode me provar? A proposito se tenho uma empresa, como faço pra solicitar a certificação da ISO?
Anônimo disse…
Site contendo links sobre concursos: Clique aqui
edson mauro velos de sa disse…
gostei das respostas mas eu esperava mais coisa aqual pudece eu pesquisar mas valeu, vou procurar mais perguntas



edson mauro veloso

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações