Brasil 2035


Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100? Essa foi a pergunta que orientou a condução do Projeto Brasil 2035, que teve como objetivo principal construir cenários para o Brasil que servissem de subsídio para o debate e a formulação de estratégias de longo prazo para o país, tendo 2035 como horizonte temporal. Apesar de muitos desejarem ou mesmo acreditarem em previsões, não é possível saber o que realmente vai acontecer, principalmente quando tratamos de horizontes temporais distantes. Tendências podem ser rompidas e eventos inusitados podem emergir e nos surpreender. Logo, olha-se para o futuro com o objetivo de iluminar as decisões do presente, para decidir que apostas devemos fazer agora para a construção do futuro desejado à luz das possibilidades que ele nos apresenta a partir do hoje. Tais reflexões, no entanto, devem sempre considerar que o futuro é múltiplo e incerto e muda a todo instante. É fundamental termos consciência de que somos construtores do futuro, seja por termos uma estratégia definida ou por não a termos e, portanto, fazermos parte da estratégia de terceiros. O que aconteceria se mudássemos o sistema presidencialista no Brasil? Que saltos poderíamos dar com a ajuda das tecnologias de informação e comunicação?
O que seria necessário? A bioeconomia será a nova fronteira para a competência agrícola brasileira? É possível reverter problemas como segurança pública, qualidade da educação, altas taxas de juros e um sistema tributário e legal que penaliza o processo produtivo? Quando seremos capazes de superar
a fragmentação da sociedade brasileira? Essas são algumas das questões levantadas, analisadas e debatidas durante o Projeto Brasil 2035; e que são apresentadas neste livro por meio das estórias contadas nos cenários fictícios Vai levando, Crescer é o lema, Novo pacto social e Construção. As respostas a essas perguntas passam pela necessidade de se pensar o longo prazo e fazer escolhas. Espera-se promover, a partir dos subsídios elucidados nessa publicação, um debate sobre essas escolhas prioritárias.

Download do livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Atualidades 18/08/2020

Multimídia, Hipertexto e Hipermídia