Questões Comentadas - Redes

(Cesgranrio 2007 - BNDES)Suponha uma rede 802.11g com 3 estações conectadas por meio de um ponto de acesso (access point). A esse respeito, observe os textos abaixo.
I − Para transmitir, uma estação aguarda o meio ficar livre e permanece escutando o meio até o fim da transmissão do quadro para garantir que qualquer colisão seja detectada. Uma vez que o transmissor receba dados diferentes do que enviou (colisão detectada), a transmissão é interrompida e um quadro especial é enviado para garantir que todas as estações detectem a colisão.
II − A subcamada LLC dessa rede sem fio é a mesma utilizada em uma rede 802.3 (Ethernet).
III − Essa rede pode atingir, teoricamente, a velocidade de transmissão de 56623104 bits por segundo.
Está(ão) correto(s) o(s) texto(s):
(A) I, somente. (B) II, somente.
(C) III, somente. (D) II e III, somente.
(E) I,II e III.

Parece que o gabarito é letra B. Alguém pode comentar?


I. Está errado, o padrão 802.11 usa o CSMA na camada MAC (mesmo ethernet)
--- Errada, a tecnologia possui um método de identificação de novas requisições. RTS/CTS (Request to Send / Clear to Send), que é o mesmo mecanismo utilizado para solucionar o problema do terminal escondido, que é similar a esse problema.Por exemplo: Sempre que uma estação quiser utilizar o meio, ela envia uma mensagem de RTS para o ponto de acesso, e só terá direito a enviar, assim que receber o CTS. Desta
forma, o ponto de acesso pode controlar quem irá acessar o meio, evitando colisões entre dispositivos.

II. Está correto, a camada LLC (802.2) é comum a todos os padrões 802, inclusive a redes wireless.
--- Certa, o protocolo usado para a transmissão de pacotes é o TCP/IP, e na camada de enlace do modelo de cinco camadas, engloba as duas tecnologias inclusive;

III. Está correto, o padrão 802.11g vai até 54Mbps...traduzindo pra Kbps é só multiplicar por 1024 e pra bps, mais 1024...dando os 56623104 bits por segundo.
--- Errada, a velocidade que pode ser atingida é de 54 Mbps real; Se não me engano, está é uma questão do BNDES, que afinal, errei quando fiz o concurso por achar que a velocidade de 54 poderia chegar ao valor informado. Valeu pela experiência, pois não erro nunca mais!

Não. 1024 quando falamos em bytes. Como a medida é em bits, o multiplicador é 1000. A base passa a ser decimal para esse tipo de conta. Caiu uma questão com esse tipo de pegadinha, inclusive, numa prova recente do BNDES.

Se tivermos falando de velocidade de comunicação vai ser sempre na base 10. Uma rede Fast Ethernet 100-Base-T é 100Mbits/s, ou seja, 100.000 bits/s. Por isso, na questão, 54 deve ser multiplicado por 10^6.

A base 2 é utilizada quando estivermos falando de memórias, arquivos, banco de dados, etc. Dêem uma olhada em Tanenbaum pág. 83. Trata justamente das unidades métricas.

Comentários

Anônimo disse…
A II está correta, pois "O IEEE definiu um protocolo que pode funcionar sobre a Ethe
rnet e sobre os outros protocolos 802. Além disso, esse protocolo — chamado LLC (Logical Link
Control — controle de enlace lógico) — oculta as diferenças entre os diversos tipos de redes 802,
fornecendo um único formato e uma única interface com a camada da rede." tanenbaum - Redes de Computadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações