Desenvolvimento - SOA

Cinco perguntas que você precisa fazer antes de investir em SOA

Definições - SOA = arquitetura orientada a serviços

Utilização - ferramenta capaz de garantir agilidade na forma de integrar sistemas e melhorar os processos corporativos.

Projeto - participação conjunta das equipes de TI e de gestão para discussões - os componentes do modelo de negócios+ engajamento de SOA com os requisitos regulatórios que a empresa eventualmente necessite cumprir + prosseguir com a análise de fornecedores de soluções, depois com a escolha de um projeto + realizar testes.

Como é possível medir um bom trabalho em SOA?
A avaliação pode variar de uma empresa para outra, assim como o projeto encomendado para o fornecedor. Mas praticamente todas as boas implantações da arquitetura orientada a serviços atuais resultam em integração online de acesso, além de mais flexibilidade e produtividade. A implantação de métricas para medir os projetos de SOA também pode ser útil para avaliar os resultados. No entanto, o projeto não traz resultados absolutamente imediatos. “Negócios são uma reunião de processos e pessoas. A TI vem viabilizar que esses processos sejam capazes de sustentar as decisões. SOA é o tipo de ferramenta para integrar essas partes. Se os negócios não melhorarem depois da implantação, é porque o modelo ainda precisa continuar melhorando”, enfatiza Irving Wladawsky-Berger.


Qual a melhor forma de adaptar os sistemas ou processos que ainda não tenham SOA?
A resposta vai depender do fornecedor de infra-estrutura, mas existem muitos atributos técnicos que podem resolver a questão. Na maior parte das vezes será necessária uma modificação nas aplicações para promover a integração do legado com as novas ferramentas. No caso das aplicações construídas em casa, o cenário torna-se um pouco diferente, e talvez seja necessário promover um processo de encapsulamento. Este invoca maior integração com a arquitetura, e não uma separação em partes. Entretanto, por outro lado, SOA é uma arquitetura modular que envolve, muitas vezes, questões mais culturais do que técnicas.

Quais questões de segurança demandam atenção quando o assunto é SOA?
SOA certamente exige mais preocupação com múltiplos sistemas, especialmente quando o assunto é gerenciamento de identidade e garantia de acesso a determinados níveis de serviço. É necessária a criação de uma política específica para isso. Um exemplo é quando há contratação ou demissão de pessoas. A empresa precisa ter um programa que garanta com rapidez a habilitação ou revogação do acesso. Em poucas palavras, existe necessidade de a empresa logo no início do projeto de SOA analisar quais são seus riscos, como pode se defender das ameaças externas e elaborar políticas e controles de acesso.

O que significa efetivamente ter uma governança de SOA?
O tão falado alinhamento da organização é uma das principais preocupações atuais. Um processo unificado de TI e de governança faz com que sejam melhorados os negócios da companhia de forma geral. No entanto, não são necessariamente novos sistemas ou ferramentas que vão melhorar o sistema de gerenciamento a ponto de integrar TI e gestão. A chave para a governança de SOA é compartilhar objetivos. O importante é ter cada stakeholder representado no momento da elaboração de um projeto de SOA. Ter algum sistema de gerenciamento de serviços, como ITIL, também colabora para dar uma melhor visibilidade ao cliente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações