Motivação - parte 1




A decisão tem que estar tomada:



Você tem que estar certo(a) do que quer, ou seja, passar em um concurso público. Não pode existir a menor sombra de dúvida disto, seu objetivo tem que estar definido, internalizado, e muito claro para você, senão do que vai adiantar tantos sacrifícios?



Decidir em qual área vai se especializar




Muitos concurseiros dão tiros para todos os lados - se tiver concurso, não importa em qual área, lá estão eles tentando a sorte - nestes casos, o termo é bem este mesmo - tentar a sorte - pois quem estuda para concursos em várias áreas, faz uma verdadeira salada dentro da sua cabeça, e acaba misturando “alhos com bugalhos”. Portanto, antes de começar a estudar, tenha já definida em qual área vai se especializar, de preferência que seja uma na qual você já tenha alguma familiaridade, ou formação. Se vai ser na área jurídica, fiscal, bancária ou ambiental, não importa, mas tem que focar uma só, e fazer somente os concursos relacionados a ela, assim com certeza suas chances serão bem maiores. Nunca leve em consideração somente o salário inicial como fator de decisão. Sempre procure dar uma olhada nas possibilidades de ascensão profissional existentes. Se puder dê uma checada também no Plano de Carreira. Digo isso por experiência própria, visto que deixei de trabalhar num emprego em que o salário inicial era duas vezes e meia maior do que aquele no qual optei, simplesmente porque o salário final era o mesmo, ou seja, você poderia ficar 5, 10 ou 30 anos neste emprego, que o salário ficaria praticamente estático ou muito próximo ao inicial. Trabalho atualmente em uma empresa de Economia Mista (Banco do Brasil) onde são muito amplas as chances de crescimento profissional, e invariavelmente o salário inicial multiplica-se por quatro logo nos primeiros 3 ou 4 anos de casa.



Algumas Regras de ouro para Concurseiros



Capacidade de se organizar – Estudo – material – tempo.


Concurso não se faz para passar, mas até passar.


Internalize este conceito e seu sofrimento será menor.Não vou parar até conseguir. Você só não passa se desistir. Não coloque prazo. Não se sinta pressionado.Quais são seus aliados? O principal – você mesmo.


Você é seu aliado ou é seu inimigo?


Perseverar – desistir jamais.Mantenha-se calmo que chegará sua vez. Quase ninguém passa na primeira tentativa – faça uma pesquisa e irá chegar a essa mesma conclusão. A maioria dos concurseiros passam entre a quinta e sétima tentativa e as vezes até mais do que isto.Nunca é tarde para começar.


Como Estudar


Procure sempre o material que melhor se adapte às suas necessidades, isso se aplica também ao método de estudo. Tem pessoas que são auto-didatas e preferem estudar sozinhas, essas levam alguma vantagem sobre as demais. Mas se você não é uma delas, não se preocupe, existem outras maneiras de se estudar. Uma boa alternativa são os grupos de estudos, desde que, é claro, essas pessoas sejam tão ou mais comprometidas do que você. Uma única pessoa não comprometida atrapalha todo o restante do grupo. Diante disto, se for estudar em grupo, selecione bem seus companheiros de estudo. Existe ainda como alternativa, os cursinhos, intensivos ou não, mas dependerá muito do local onde você reside e da sua condição financeira.
Nem sempre quem passa é o mais inteligente, mas sim aquele que aprendeu como estudar e como fazer provas. Daí a importância da otimização dos estudos através de técnicas específicas, como as já demonstradas aqui neste Site. Imagine uma pessoa que vai cortar uma árvore com um machado sem estar afiado, por mais força que ela possua, ela não terá um bom aproveitamento, pois seu machado não está afiado, está cego. A otimização de estudo consiste nisto, em afiar seu cérebro para melhor aproveitamento nos estudos.


Organize-se


De todas as dicas, esta é uma das mais importantes, ela vai desde a organização do seu tempo de estudo até a organização do local em que você irá estudar. Para estudar escolha um local de boa luminosidade, arejado, e de preferência tranquilo e sem ruídos em excesso. Defina a quantidade de horas/dia que vai dedicar aos estudos, neste quesito, é indispensável uma total auto-disciplina. As horas que você definiu para seus estudos, tem que ser cumpridas a risca, custe o que custar. Não invente desculpas esfarrapadas para furar o que foi planejado. È muito fácil arrumar desculpas para não estudar, e nos parecem tão convincentes que somos os primeiros a acreditar nelas. Por isso tenha absoluta disciplina com o horário pré-estabelecido, além de uma forte auto-determinação e muita vontade de vencer.

Crie Motivos


O que mais te motiva passar em um bom concurso público?Descubra qual a sua motivação e use ela a seu favor. Pense bem, tudo que fazemos na vida tem um motivo de ser, e passar em um concurso não é diferente. Então qual é o seu motivo? Comprar um carro novo? Fazer uma viagem à Europa? O status que este lhe dará? A remuneração oferecida? Um casamento? O seu filho? Não sei. Mas você precisa de um motivo que te impulsione, te anime, que seja muito importante para você e que te faça ter disciplina para longas horas de estudos. Feito a escolha certa, quando se sentir cansado ou desanimado, pense no motivo que te levou a estudar e siga em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações