Portugues - Paralelismo Sintático
- Os termos e orações com funções iguais devem ter estruturas iguais.
- Se, por exemplo, um verbo pede dois objetos diretos, ambos devem ter a mesma construção sintática.
- orações coordenadas entre si devem apresentar a mesma estrutura gramatical, ou seja, deve haver paralelismo.
- O paralelismo dá clareza à frase ao apresentar estruturas idênticas, pois para idéias similares devem corresponder formas verbais similares.
TIPOS :
1) Paralelismo nas Construções:
1. a) Ricardo estava aborrecido por ter perdido a hora do teste e porque seu pai não o esperou. Correção: Ricardo estava aborrecido por ter perdido a hora do teste e por seu pai não tê-lo esperado.
Ricardo estava aborrecido porque perdeu a hora do teste e porque seu pai não o esperou.
1.b) Manda-me notícias de minha prima Isoldina e se meu pai resolveu aquele problema que o atormentava.
Correção: Manda-me notícias de minha prima Isoldina e descobre se meu pai resolveu aquele problema que o atormentava.
2) Paralelismo Semântico:
a) Meu pai pratica tênis e faz um ótimo churrasco.
Correção: Meu pai tem duas paixões: praticar tênis e fazer churrasco.
b) Ela possui lindos cabelos loiros, um corpo fantástico e muita simpatia.
Correção: Ela possui lindos cabelos loiros, um corpo fantástico e é muita simpatia.
1. Nas frases abaixo há erros de paralelismo sintático, reescreva-as.
a) Os ministros negaram estar o governo atacando a Assembléia e que ele tem feito tudo para prolongar a votação do projeto.
b) O presidente sentia-as acuado pelas constantes denúncias de corrupção em seu governo e o crescimento na Constituinte da pressão em favor da fixação de seu mandato em quatro anos.
c) Quando o ditador morreu, seu porta-voz conseguir transformar-se no comandante das Forças de Defesa e que era o homem forte do país.
d) Não, não se trata de defender mais intervenção do Estado na economia ou que o Estado volte a produzir aço…
e) Ele não só trabalha mas também é estudante.
f) Trata-se de um argumento forte e que pode encerrar o debate.
g) Tal método não ocupa a tela de modo escancarado, mas por meio de acúmulo de imagens.
h) Funcionários cogitam nova greve e isolar o governador.
i) Pedida a prisão de petista e empresário. Lula e Dantas têm duas semanas para recorrer.
j) Ele hesitava entre ir ao cinema ou ir ao teatro.
l) Eu gosto de açaí, mamão e melão.
2. Adaptado do Teste de Pré-Seleção para o Instituto Rio Branco (CESPE) de 2006 (q. 24-3):
No trecho “Insulado deste modo no país, que não o conhece, em luta aberta com o meio, que lhe parece haver estampado na organização e no temperamento a sua rudeza extraordinária, nômade ou mal fixo à terra…” observa-se perfeito paralelismo sintático? Sim ou não?
3. Adaptado do Teste de Pré-Seleção para o Instituto Rio Branco (CESPE) de 2005 (q. 2-E):
No trecho:Ao menos uma vez na vida, todos os autores tiveram ou terão de ser Luís de Camões, mesmo se não escreveram as redondilhas entre fidalgos da corte e censores do Santo Ofício, entre os amores de antanho e as desilusões da velhice prematura, entre a dor de escrever e a alegria de ter escrito, foi a este homem doente que regressa pobre da Índia, aonde muitos só iam para enriquecer, foi a este soldado cego de um olho e golpeado na alma, foi a este sedutor sem fortuna que não voltará nunca mais a perturbar os sentidos das damas do paço, que eu pus a viver no palco da peça de teatro chamada: Que Farei com Este Livro?, em cujo final ecoa uma outra pergunta, aquela que importa verdadeiramente, aquela que nunca saberemos se alguma vez chegará a ter resposta suficiente: “Que farei com este livro?”
A menção ao sofrimento de Luís de Camões está construída por meio do paralelismo sintático introduzido pela forma “foi a este”. Certo ou errado?
4. Adaptado do Teste de Pré-Seleção para o Instituto Rio Branco (CESPE) de 2005 (q. 12-E):
No trecho: “O período que se seguiu à Grande Guerra pode ser decomposto em três grandes fatias: de 1919 a 1924–28, quando todos os países europeus procuraram liquidar os resquícios deixados pela guerra e voltar às condições econômicas normais, equivale dizer, às condições dominantes em 1914; de 1924–28 a 1931–33, com o grande surto de prosperidade, que trazia, no seu bojo, os elementos da crise detonada nos EUA em 1929; de 1932–33 a 1939, quando os governos se empenharam no esforço coletivo para superar a crise, desenvolvendo práticas intervencionistas não adotadas até então.”
O paralelismo sintático seria observado com mais rigorgramatical caso se substituísse “com o grande surto deprosperidade” por: quando se assistiu ao grande surtode prosperidade. Certo ou errado?
5. “Amantes dos antigos bolachões penam não só para encontrar os discos, que ficam a cada dia mais raros. A dificuldade aparece também na hora de trocar a agulha, ou de levar o toca-discos para o conserto.”Tendo em vista que no texto acima falta paralelismo sintático, reescreva-o em um só período, mantendo o mesmo sentido e fazendo as alterações necessárias para que o paralelismo se estabeleça.
RespostasExercício 1.
a) Os ministros negaram o governo estar atacando a Assembléia e ter feito tudo para prolongar a votação do projeto.
b) O presidente sentia-as acuado pelas constantes denúncias de corrupção em seu governo e pelo crescimento na Constituinte da pressão em favor da fixação de seu mandato em quatro anos.
c) Quando o ditador morreu, seu porta-voz conseguir transformar-se no comandante das Forças de Defesa e ser o homem forte do país.
d1) Não, não se trata de defender mais intervenção do Estado na economia ou a volta da produção estatal de aço…
d2) Não, não se trata de defender que o Estado intervenha mais na economia ou que o Estado volte a produzir aço…
e) Ele não só trabalha mas também estuda.
f1) Trata-se de um argumento que é forte e que pode encerrar o debate. (duas orações adjetivas).
f2) Trata-se de um argumento forte, que pode encerrar o debate. (elimina-se a conjunção “e”, com isso elimina-se o paralelismo).
f3) Trata-se de um argumento forte, capaz de encerrar o debate. (dois adjetivos).g) Tal método ocupa a tela não de modo escancarado, mas por meio de acúmulo de imagens.
h1) Funcionários cogitam nova greve e isolamento do governador
h2) Funcionários cogitam fazer nova greve e isolar o governador.
i) Pedida a prisão de petista e de empresário. (são duas pessoas distintas).
j) Ele hesitava entre ir ao cinema e ir ao teatro.
l) Eu gosto de açaí, de mamão e de melão.
2. Não.
3. Certo.
4. Certo
5. “Amantes dos antigos bolachões, que ficam a cada dia mais raros, penam não só para encontrar os discos mas/como também para trocar a agulha, ou de levar o toca-discos para o conserto.”
- Se, por exemplo, um verbo pede dois objetos diretos, ambos devem ter a mesma construção sintática.
- orações coordenadas entre si devem apresentar a mesma estrutura gramatical, ou seja, deve haver paralelismo.
- O paralelismo dá clareza à frase ao apresentar estruturas idênticas, pois para idéias similares devem corresponder formas verbais similares.
TIPOS :
1) Paralelismo nas Construções:
1. a) Ricardo estava aborrecido por ter perdido a hora do teste e porque seu pai não o esperou. Correção: Ricardo estava aborrecido por ter perdido a hora do teste e por seu pai não tê-lo esperado.
Ricardo estava aborrecido porque perdeu a hora do teste e porque seu pai não o esperou.
1.b) Manda-me notícias de minha prima Isoldina e se meu pai resolveu aquele problema que o atormentava.
Correção: Manda-me notícias de minha prima Isoldina e descobre se meu pai resolveu aquele problema que o atormentava.
2) Paralelismo Semântico:
a) Meu pai pratica tênis e faz um ótimo churrasco.
Correção: Meu pai tem duas paixões: praticar tênis e fazer churrasco.
b) Ela possui lindos cabelos loiros, um corpo fantástico e muita simpatia.
Correção: Ela possui lindos cabelos loiros, um corpo fantástico e é muita simpatia.
1. Nas frases abaixo há erros de paralelismo sintático, reescreva-as.
a) Os ministros negaram estar o governo atacando a Assembléia e que ele tem feito tudo para prolongar a votação do projeto.
b) O presidente sentia-as acuado pelas constantes denúncias de corrupção em seu governo e o crescimento na Constituinte da pressão em favor da fixação de seu mandato em quatro anos.
c) Quando o ditador morreu, seu porta-voz conseguir transformar-se no comandante das Forças de Defesa e que era o homem forte do país.
d) Não, não se trata de defender mais intervenção do Estado na economia ou que o Estado volte a produzir aço…
e) Ele não só trabalha mas também é estudante.
f) Trata-se de um argumento forte e que pode encerrar o debate.
g) Tal método não ocupa a tela de modo escancarado, mas por meio de acúmulo de imagens.
h) Funcionários cogitam nova greve e isolar o governador.
i) Pedida a prisão de petista e empresário. Lula e Dantas têm duas semanas para recorrer.
j) Ele hesitava entre ir ao cinema ou ir ao teatro.
l) Eu gosto de açaí, mamão e melão.
2. Adaptado do Teste de Pré-Seleção para o Instituto Rio Branco (CESPE) de 2006 (q. 24-3):
No trecho “Insulado deste modo no país, que não o conhece, em luta aberta com o meio, que lhe parece haver estampado na organização e no temperamento a sua rudeza extraordinária, nômade ou mal fixo à terra…” observa-se perfeito paralelismo sintático? Sim ou não?
3. Adaptado do Teste de Pré-Seleção para o Instituto Rio Branco (CESPE) de 2005 (q. 2-E):
No trecho:Ao menos uma vez na vida, todos os autores tiveram ou terão de ser Luís de Camões, mesmo se não escreveram as redondilhas entre fidalgos da corte e censores do Santo Ofício, entre os amores de antanho e as desilusões da velhice prematura, entre a dor de escrever e a alegria de ter escrito, foi a este homem doente que regressa pobre da Índia, aonde muitos só iam para enriquecer, foi a este soldado cego de um olho e golpeado na alma, foi a este sedutor sem fortuna que não voltará nunca mais a perturbar os sentidos das damas do paço, que eu pus a viver no palco da peça de teatro chamada: Que Farei com Este Livro?, em cujo final ecoa uma outra pergunta, aquela que importa verdadeiramente, aquela que nunca saberemos se alguma vez chegará a ter resposta suficiente: “Que farei com este livro?”
A menção ao sofrimento de Luís de Camões está construída por meio do paralelismo sintático introduzido pela forma “foi a este”. Certo ou errado?
4. Adaptado do Teste de Pré-Seleção para o Instituto Rio Branco (CESPE) de 2005 (q. 12-E):
No trecho: “O período que se seguiu à Grande Guerra pode ser decomposto em três grandes fatias: de 1919 a 1924–28, quando todos os países europeus procuraram liquidar os resquícios deixados pela guerra e voltar às condições econômicas normais, equivale dizer, às condições dominantes em 1914; de 1924–28 a 1931–33, com o grande surto de prosperidade, que trazia, no seu bojo, os elementos da crise detonada nos EUA em 1929; de 1932–33 a 1939, quando os governos se empenharam no esforço coletivo para superar a crise, desenvolvendo práticas intervencionistas não adotadas até então.”
O paralelismo sintático seria observado com mais rigorgramatical caso se substituísse “com o grande surto deprosperidade” por: quando se assistiu ao grande surtode prosperidade. Certo ou errado?
5. “Amantes dos antigos bolachões penam não só para encontrar os discos, que ficam a cada dia mais raros. A dificuldade aparece também na hora de trocar a agulha, ou de levar o toca-discos para o conserto.”Tendo em vista que no texto acima falta paralelismo sintático, reescreva-o em um só período, mantendo o mesmo sentido e fazendo as alterações necessárias para que o paralelismo se estabeleça.
RespostasExercício 1.
a) Os ministros negaram o governo estar atacando a Assembléia e ter feito tudo para prolongar a votação do projeto.
b) O presidente sentia-as acuado pelas constantes denúncias de corrupção em seu governo e pelo crescimento na Constituinte da pressão em favor da fixação de seu mandato em quatro anos.
c) Quando o ditador morreu, seu porta-voz conseguir transformar-se no comandante das Forças de Defesa e ser o homem forte do país.
d1) Não, não se trata de defender mais intervenção do Estado na economia ou a volta da produção estatal de aço…
d2) Não, não se trata de defender que o Estado intervenha mais na economia ou que o Estado volte a produzir aço…
e) Ele não só trabalha mas também estuda.
f1) Trata-se de um argumento que é forte e que pode encerrar o debate. (duas orações adjetivas).
f2) Trata-se de um argumento forte, que pode encerrar o debate. (elimina-se a conjunção “e”, com isso elimina-se o paralelismo).
f3) Trata-se de um argumento forte, capaz de encerrar o debate. (dois adjetivos).g) Tal método ocupa a tela não de modo escancarado, mas por meio de acúmulo de imagens.
h1) Funcionários cogitam nova greve e isolamento do governador
h2) Funcionários cogitam fazer nova greve e isolar o governador.
i) Pedida a prisão de petista e de empresário. (são duas pessoas distintas).
j) Ele hesitava entre ir ao cinema e ir ao teatro.
l) Eu gosto de açaí, de mamão e de melão.
2. Não.
3. Certo.
4. Certo
5. “Amantes dos antigos bolachões, que ficam a cada dia mais raros, penam não só para encontrar os discos mas/como também para trocar a agulha, ou de levar o toca-discos para o conserto.”
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Yasmim