HTML - Mapa de Imagens

No link http://www.criarweb.com/artigos/129.php é detalhado a criação de Mapa de Imagens.

Abaixo uma explicação resumida:

Explicamos detalhadamente o processo para criar mapas de imagens, ou seja, imagens que têm vários links associados em distintas áreas.Nos capítulos anteriores nos aprofundamos no elemento básico de navegação do web: O link hipertexto. Vimos que estes links são palavras, textos ou imagens que, ao clicar sobre eles, nos enviam a outras páginas ou zonas. Os mapas de imagem são uma nova exposição de navegação que incorpora uma série de links dentro de uma mesma imagem. Estes links são definidos por figuras geométricas e funcionam exatamente da mesma forma que os outros links.

Um código, situado no interior da etiqueta , que delimitará por meio de linhas geométricas imaginárias cada uma das áreas dos links apresentados na imagem. As linhas geométricas que delimitan os links, ou seja, as áreas dos links, devem ser definidas por meio de coordenadas. Cada imagem é definida por umas dimensões de largura (X) e altura (Y) e cada ponto da imagem pode ser definido portanto, dizendo a que altura (x) e largura (y) nos encontramos. Deste modo, a esquina superior esquerda corresponde à posição 0,0 e a esquina inferior direita corresponde às coordenadas X,Y. Se desejamos saber quais coordenadas correspondem a um ponto concreto de nossa imagem, o melhor é utilizar um programa de desenho gráfico como Photoshop ou Paint Shop Pro.


Cada área se indica com uma etiqueta , que tem os seguinte atributos: alt Para indicar um texto que será mostrado quando situarmos o mouse na área.
shape Indica o tipo de área.

"coords" As coordenadas que definem a área. Será um grupo de valores numéricos distintos dependendo do tipo de área (shape) que estivermos definindo.
href Para indicar o destino do link correspondente à área. Neste caso utilizamos umas áreas circulares (shape="CIRCLE"), que se definem indicando o centro do círculo - uma coordenada (X,Y) e o radio, que é um número inteiro que se corresponde com o número de pixels desde o centro até a borda do círculo.

Tipos de áreas: shape distintas. Existem três tipos de áreas distintas, suficientes para fazer quase qualquer tipo de figura. No desenho que acompanha estas linhas pode ser visto uma representação das áreas, que detalhamos a seguir.

shape="RECT" Cria uma área retangular. Para defini-la utilizam-se as coordenadas dos pontos da esquina superior esquerda e da esquina inferior direita. Tal como estão nomeadas tais coordenadas em nosso desenho, a área teria a seguinte etiqueta:



shape="CIRCLE" Cria uma área circular, que se indica com a coordenada do centro do círculo e o radio. De acordo com nosso desenho, a etiqueta de uma área circular teria esta forma:



shape="POLY" Este tipo de área, poligonal, é a mais complexa de todas. Um polígono fica definido indicando todos seus pontos, mas atenção, pois temos que indicá-los em ordem, seguindo o caminho marcado pelo perímetro do polígono. De acordo com nosso desenho, a etiqueta de uma área circular teria esta forma:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações