Acessibilidade - Referências

Acessibilidade Brasil [Em Português]A Acessibilidade Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com registro no Ministério da Justiça, voltada para o desenvolvimento de estudos e projetos que privilegiem a inserção social e econômica das pessoas portadoras de deficiências.CAPÍTULO VI: Do Acesso à Informação e à Comunicação.

Ação Brasileira para a Acessibilidade - ABRA [Em Português]Acessibilidade Digital. A ABRA tem entre seus objetivos sugerir intervenções, conscientizar, promover treinamentos, desenvolver ferramentas e executar ações para eliminar barreiras e promover a acessibilidade dos cidadãos com deficiência e necessidades especiais aos espaços virtuais - sites da Internet, telecomunicações e softwares.
Normas Técnicas de Acessibilidade da ABNT.

Lei de Acessibilidade & Decreto nº 5.296 [Em Português]Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, Casa Civil da Presidência da República do Brasil. Regulamenta a Lei nº 10.048 (Lei de Acessibilidade), de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

gov.br - Governo Eletrônico do Brasil [Em Português]Ações e Atividades: e-MAG - Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico.Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico - versão 2.0 (zip), Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 (pdf).Governo Eletrônico lança modelo de acessibilidade, 2007-04-15.

Acessibilidade.net - Acessibilidade para todos [Em Português]Este sítio destina-se a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.Por CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação, Portugal.eGov Acessível - Petição pela Acessibilidade do eGov nos Países Ibero-Americanos.

Acesso Digital [Em Português]Grupo de estudo em acessibilidade, usabilidade e padrões web. Acessibilidade de verdade é a soma de acessibilidade + web standards + usabilidade. Serviços, Artigos e Links.

Vídeo - Acessibilidade Web: Custo ou Benefício? [Em Português]Ótimo documentário em vídeo (12 min) sobre acessibilidade na web, produzido por Acesso Digital, em Google Video, 24/05/2007.

Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web [Em Português]Versão 1.0, Guia do W3C, de 5 de Maio de 1999.Este documento é uma tradução e adaptação para o idioma português brasileiro, de Web Content Accessibility Guidelines 1.0, do W3C. A tradução, manutenção e revisão deste documento é da responsabilidade de Cláudia Dias, auditora da tecnologia da informação.

W3C Web Accessibility Initiative (WAI)W3C Web Content Accessibility Guidelines Working Group. Introducing Accessibility, Guidelines & Techniques, Managing Accessibility, Evaluating Accessibility, WAI Groups.

Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, W3C Working Draft, 27 abril 2006.

W3C Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 1.0, Norma W3C, 05-Mai-1999. Editores: Wendy Chisholm, W3C; Gregg Vanderheiden, University of Wisconsin - Madison; Ian Jacobs, W3C.

Techniques for Web Content Accessibility Guidelines 1.0, Nota W3C, 6 novembro 2000 (também como WAI WebContent Techs).
Dividida em: Core Techniques for WCAG 1.0, HTML Techniques for WCAG 1.0, CSS Techniques for WCAG 1.0.

W3C Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Conformance Logos.

Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web - 1.0 [Em Português]Tradução livre do WCAG 1.0, Guia do W3C, de 5 de Maio de 1999. Por Cláudia Dias, auditora da tecnologia da informação do Tribunal de Contas da União (TCU), Brasil.

Unified Web Site Accessibility GuidelinesPage Author Guidelines - Versão 8; 20 de Janeiro de 1998. Compilado por: Gregg C. Vanderheiden Ph.D., Wendy A. Chisholm, M.S., Trace R & D Center, Universidade de Wisconsin - Madison. Para o Web Accessibility Initiative Guidelines Working Group.

Section 508 of the Rehabilitation ActSeção 508 do Decreto de Reabilitação dos EUA: Padrões de Acessibilidade Eletrônica e da Tecnologia da Informação. Technical assistance to ensure successful implementation.By U.S. Access Board - Uma agência Federal americana dedicada a projeto acessível para pessoas com desabilidades.

Electronic and Information Technology Accessibility Standards (Dezembro 2000) - Formatos: HTML, Texto, PDF, Text-to-Speech, Braille - Idiomas: Inglês, Espanhol, Japonês.

Guide to the Section 508 Standards for Electronic and Information Technology - Web-based Intranet and Internet Information and Applications (1194.22).

U.S. Section 508 - AccessibilitySeção 508 do Decreto de Reabilitação, Congresso dos EUA (29 U.S.C. '794d).Em 1998, o Congresso dos EUA emendou o Rehabilitation Act para requerer que as agências Federais tornassem sua tecnologias e informação eletrônica acessíveis a pessoas com dificiências. A lei se aplica a todas as agências Federais dos EUA quando desenvolvem, mantém, ou usam tecnologia de informação e eletrônica. As Diretrizes de Acessibilidade da Seção 508 são úteis como referência de acessibilidade para o desenvolvimento de qualquer site web.Section 508 Standards.

Da Silva [Em Português]Avaliador de acessibilidade em português para websites.

Cynthia Says™ PortalAvaliador de acessibilidade para websites. The HiSoftware Cynthia Says is a web content accessibility validation solution, it is designed to identify errors in your content related to Section 508 standards and/or the WCAG guidelines.

Watchfire WebXACTWebXACT is a free online service that lets you test single pages of web content for quality, accessibility, and privacy issues. Anteriormente BOBBY.

Accessible Site Design GuideBy Viewable with Any Browser Campaign.

Microsoft Accessibility: Technology for everyoneMicrosoft Accessibility Step by Step Tutorials.

Mozilla Accessibility

Adobe and Accessibility

Macromedia - Accessibility

Comentários

Anônimo disse…
Existe um site recém lançado muito interessante, chamado CLAREOU (www.clareou.com.br), é o primeiro buscador de sites acessíveis do Brasil. Bela iniciativa. Boa sorte pessoal do CLAREOU, tem tudo para dar certo.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações