Banco de Dados - Algera Relacional

Escreva uma expressão da álgebra relacional correspondente à consulta indicada:
7.37 Obtenha números de projetos correspondentes a projetos cuja cidade seja a primeira em ordem alfabética na lista de tais cidades.
A estutura do banco de dados é:
F {F#, FNOME, STATUS, CIDADE}
PRIMARY KEY {F#}
P {P#, PNOME, COR, PESO, CIDADE}
PRIMARY KEY {P#}
J {J#, JNOME, CIDADE}
PRIMARY KEY {J#}
FPJ {F#, P#, J#, QDE}
PRIMARY KEY {F#,P#,J#}
FOREIGN KEY {F#} REFERENCES F
FOREIGN KEY {P#} REFERENCES P
FOREIGN KEY {J#} REFERENCES J

Como eu posso referenciar a primeira tupla de uma tabela diretamente? Não conseguir fazer esta questão, ordenar eu consigo mas não consigo pegar a primeira tupla para fazer o restante da questão. Tem alguma outra forma de sair sem pegar uma tupla diretamente?

Ao invés de ordenar use a função de agregação MIN.

A função MIN não funciona apenas para valores escalares não? E ainda por cima pegaria valores menores que um certo valor? O que eu entendo pela questão é para encontrar o primeiro nome de CIDADE (vetor de caracteres) em ordem alfabética, digamos que eu tenha: PARIS ROMA ATENAS LONDRES OSLO A primeira cidade em ordem alfabética seria ATENAS e dai faria o restante da questão mais como eu pego apenas ATENAS? O MIN faz isso? Como?

As funções de agregação MIN e MAX funcionam com colunas texto também, neste caso retornam o menor ou maior valor em ordem alfabética de uma dada coluna. SELECT MIN(coluna) FROM tabela;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações