Conhecimentos Gerais - Resumo de HG VII

nacionalista: tudo deveria ser feito para a nação
idealista/romântica: acreditava-se que bastava a fé para conseguir o que se almejasse
autoritária: “a liberdade é um cadáver em putrefação”
militarista: “a guerra é para o homem o que a maternidade é para a mulher”
anti-semitismo (Alemanha): perseguição racista aos judeus
corporativismo (Itália): o estado busca a harmonização dos interesses conflitantes entre trabalhadores e capitalistas. Os instrumentos usados foram as leis trabalhistas e o controle sindical.

2) Fascismo italiano: em 1922, Mussolini (il Duce) organiza uma marcha sobre Roma exi¬gindo o poder e obrigando o rei Vitor Emanuel a nomeá-lo 1º ministro. Com o respaldo dos industriais, Mussolini concretiza o totalitarismo fascista eliminando as oposições através do terror. Em 1929, passa ter o apoio da igreja ao reconhecer o Vaticano (tratado de Latrão). Consegue sucesso na sua política econômica na agricultura e indústria. Após a crise de 1929, intensifica a produção de armamentos e inicia uma política expansionista na África (Etiópia).

3) Fascismo alemão: as condições históricas que propiciaram a ascensão do Nazismo foram: as humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes, a crise econômica/financeira dos anos 20 agravada em 29, a ameaça comunista, os governos fracos da república de Weimar (regime político que substituiu os Kaisers). A alta burguesia alemã e as classes médias viram na proposta nazista a salvação nacional. Com apoio do presidente Hindemburg, Hitler se torna chanceler e, com a morte do presidente em 1933, se auto proclama Fuhrer. Iniciava-se o 3º reich com sua política totalitária, armamentista e expansionista. Juntamente com a Itália, invade a Espanha apoiando a ascensão do fascismo de Franco. Hitler buscou a conquista do “espaço vital “ Alemão invadindo a Áustria, a Tchecoslováquia e a Polônia. Esta última invasão dá início à 2ª guerra mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações