CSS e Web Standards

O que é CSS ? e Web Standards ?

CSS é a sigla em inglês para Cascading Style Sheet que em português foi traduzido para folha de estilo em cascata e é definida como:

Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples para adicionar estilos (p.ex., fontes, cores, espaçamentos) aos documentos Web.

Web Standards pode ser traduzido como Padrões Web e tem por objetivo a criação de uma Web universal.

Web Standards é um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.


Por que CSS ?

A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do site. Em outras palavras, vale dizer que o HTML destina-se unicamente a estruturar e marcar o conteúdo, ficando por conta das CSS toda a responsabilidade pelo visual do documento.

HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas e tudo o mais relacionado à apresentação.

A adoção desta técnica resulta em múltiplas vantagens e benefícios que não são conseguidos quando se utiliza o conceito largamente empregado para construção de web sites, baseado no uso de tabelas e de atributos de estilização dentro das tags HTML.

Projetar um site navegável tanto em monitor de 1280x1024 quanto em uma telinha de 320x240 de um PDA, com utilização da mesma marcação é fantástico e possível. Basta projetar de acordo com as Web Standards entregando às CSS a missão de acomodar o conteúdo na tela!

Algumas restrições (à época deste escrito - 2003) ainda freiam o uso pleno geral e irrestrito de CSS na Web. As restrições são por conta da incapacidade de alguns browsers em dar suporte total às CSS. Com o passar do tempo a tendência é a de cair em desuso total os browsers antigos que não suportam ou mesmo suportam parcialmente CSS. Soma-se a favor das CSS a normatização que o W3C vem implementando sobre o assunto e o desejo dos fabricantes de se adequar àquelas normas. É uma questão de tempo!

O poder das CSS

Para ter uma idéia do poder das CSS no controle do layout de uma página web, recomendo visitar o Zen-Garden.

Lá você faz o download de uma marcação HTML padrão que não pode ser alterada e cria a sua Folha de Estilo em Cascata para definir seu próprio layout, cores, imagens, enfim toda a parte visual aplicável na codificaçao padrão fornecida.

http://www.maujor.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações