Inglês - Gramática - Aspectos Relevantes

Verb Patterns (Part 1)

Os verbos em inglês, como em todas as línguas, apresentam estruturas peculiares que devem ser estudadas e aprendidas para a transmissão correta e exata das idéias, pensamentos, ações e situações.

Vamos dividir as estruturas verbais em grupos e chamá-las de verb patterns. Seguem exemplos com os verbos mais usados no dia-a-dia.


Pattern 1 => verb + object

Muitos verbos possuem necessariamente a estrutura verb + object: eles precisam sempre ter um complemento (substantivo ou pronome) e não podem vir sozinhos. Exemplos: love, like, hate, need, have, etc.

Do you like music?

Yes, I like it very much.

Você gosta de música?

Sim, eu gosto muito.

I hate it when she treats me like that. Eu odeio quando ela me trata assim.
She doesn't like it there. Ela não gosta de lá.
I need another job. Preciso de um outro trabalho.
Did you see the movies last night? Yes, I saw them and loved them!

Pattern 2 => verb + to + verb

Essa é a estrutura mais comum na língua: verbos que imediatamente seguem verbos ficam no infinitivo, isto é, há um to entre os verbos. Exemplos: want, hope, have to, decide, managed to, etc.

She wants to go away. Ela quer ir embora.
He decided to move to England. Ele decidiu se mudar para a Inglaterra.
He has to wake up at five every day. Ele tem que acordar às cinco todos os dias.
I hope to see you again. Espero -lo novamente.
They managed to get back home in spite of the floods. Eles conseguiram voltar para casa apesar das enchentes.

Pattern 3 => verb + verb_____ing

Os verbos que pertencem ao pattern 3 somente podem ser seguidos por um outro verbo acrescido de ing. Exemplos: enjoy, mind, avoid, can't stand, etc.

They enjoy listening to music. Eles gostam de escutar música.
Would you mind not smoking in here? Você se importaria em não fumar aqui dentro?
She avoids taking sleeping pills. Ela evita tomar pílulas para dormir.
I can't stand talking to my mother-in-law! Não suporto conversar com minha sogra!
You detest eating coconut, don't you? Você detesta comer coco, não é?

Pattern 4 => verb + to + verb ou verb + verb____ing

(SEM DIFERENÇA DE SENTIDO)

Alguns verbos aceitam as duas estruturas sem mudança de sentido. Exemplos: like, love, hate.

He likes to swim

ou

He likes swimming

Ele gosta de nadar.
She hates to cook

ou

She hates cooking

Ela odeia cozinhar.
We love to dance

ou

We love dancing

Adoramos dançar.

Pattern 5 => verb + to + verb / verb + verb____ing

(COM DIFERENÇA DE SENTIDO)

Alguns verbos aceitam as duas estruturas com usos e sentidos diferentes. Exemplos: stop, remember, forget, try, etc.

She stopped smoking Ela parou de fumar
She stopped to smoke Ela parou para fumar
I remember playing soccer every day when I was a kid. Eu me lembro de jogar futebol todos os dias quando era criança. (ação passada)
Remember to pull down the blinds. Lembre-se de baixar as persianas (ação futura)
Try to eat more vegetables. Tente (se esforce) comer mais verduras.
Try eating French snails. Experimente comer scargot.
He always forgets locking the door. Ele sempre se esquece de trancar a porta. (ação habitual, passada)
Don't forget to call me on Wednesday. Não se esqueça de me telefonar na quarta-feira. (ação futura)

Pattern 6 => verb + 2 objects

(fazer algo para alguém)

Alguns verbos possuem dois complementos, um objeto direto e um objeto indireto (pessoal, precedido de preposição to ou for). Há a possibilidade de duas seqüências para os objetos. Exemplos: give, bring, buy, send, write, etc.

Nota : Esta estrutura somente vale para verbos do tipo fazer algo para alguém, dar algo a alguém, comprar algo para alguém, escrever algo pra alguém, enviar algo a alguém, etc.

Seqüência 1

verbo + objeto direto + to / for + objeto indireto

He gave flowers to Mary. Ele deu flores a Mary.
My parents bought a book for me. Meus pais compraram um livro para mim.
I'll send an e-mail to them. Eu vou enviar um e-mail para eles.
He brought lots of toys for the kids. Ele trouxe muitos brinquedos para as crianças.
They wrote a letter to us. Eles escreveram uma carta para nós.

Uma pergunta que sempre surge é a seguinte: como saber qual preposição usar com cada verbo, já que duas (for e to) são possíveis?

Você deve consultar o dicionário para cada verbo e aprender sua respectiva preposição.

Agora, perante a essa dificuldade, você pode recorrer à Seqüência 2 para verbos do tipo fazer algo para alguém : inverta os objetos (objeto indireto + objeto direto) e omita a preposição. Esse modelo é o mais comum e usado. Esta seqüência pode parecer estranha aos ouvidos de um falante de língua portuguesa ou de um outro idioma, mas o inglês não precisa ter a mesma lógica do português, pois uma língua vive independente da outra. A correção gramatical e a lógica de uma língua não dependem do aval de uma outra língua para fazer sentido. Bem, passemos à seqüência 2.

Seqüência 2

verbo + objeto indireto + objeto direto

He gave Mary flowers Ele deu flores a Mary.
My parents bought me a book. Meus pais compraram-me um livro
I'll send them an email Eu vou enviar-lhes um email.
He brought the kids lots of toys . Ele trouxe muitos brinquedos para as crianças.
They wrote us a letter. Eles escreveram-nos uma carta.

Pattern 7 => verb + direct object + to + indirect object

(fazer algo para alguém)

Os verbos desse pattern têm a mesma estrutura do anterior, porém somente aceitam a seqüência direct object + to + indirect object. A seqüência 2 do verb pattern 6 não se aplica a eles!! Exemplos: teach, explain, etc.

The teacher taught verb patterns to me yesterday. O professor ensinou estruturas verbais para mim ontem.
I'll explain that to you. Vou explicar isso a você.

Pattern 8 => verbos no modo subjuntivo

Todos os verbos da língua, quando seguem os verbos do pattern 8, devem possuir a seguinte estrutura:

verb pattern 8 + (that) + subject (sujeito) + verb (não conjugado!)

Verbos do pattern 8: recommend, insist, demand, advise, suggest, etc.

He suggested (that) she leave right away. Ele sugeriu que ela parta imediatamente.
I insist (that) he be more polite to her. Eu insisto que ele seja mais educado com ela.
The doctor advised (that) he not sleep late at night. O médico o aconselhou a não dormir de madrugada.
The teacher recommends (that) we not study one day before the final tests. O professor recomenda que nós não estudemos um dia antes dos testes finais.

Observe que quando o verbo estiver na negativa, você deve usar not + verbo não conjugado para todos os verbos da língua!


Pattern 9 => let, make, help

Os verbos let, make e help se unem a outros verbos sem to.

Pattern: let / make / help + somebody + do something

Let me go! Deixe-me ir!
You make me feel special. Você me faz sentir especial.
He helped us put up the posters. Ele nos ajudou a afixar os pôsteres.

Pattern 10 => allow e permit

Os verbos allow e permit possuem duas estruturas:

1) Quando seguidos de complemento => allow / permit + complement + to + verb

2) Quando seguidos imediatamente por verbos => allow / permit + verb na forma ing

He allowed me to leave earlier... Ele permitiu que eu saísse mais cedo.
The government allows smoking in public places. O governo permite fumar em locais públicos.
They didn't permit him to leave. Eles não permitiram que ele saísse.
The teacher permits leaving earlier... O professor permite sair cedo.

Pattern 11 => verb + to + verb____ing

Alguns verbos são seguidos por to e um outro verbo na forma -ing. Exemplos: look forward to, get used to, etc.

I got used to chatting with my friends on the messenger. Acostumei-me a bater papo com meus amigos pelo messenger.
I look forward to hearing from you. Espero sua resposta ansiosamente.

Pattern 12 => see, hear, watch, listen to

Os verbos see, hear, watch e listen to podem ser acompanhados por verbos com duas estruturas diferentes e com diferença de idéias:

1) Quando seguidos por verbo no infinitivo sem to, você transmite a idéia de que você viu, ouviu, observou ou escutou alguém fazendo algo do início ao fim (você percebeu a ação começando, se desenrolando e terminando);

2) Quando seguidos por verbo na forma ing, você transmite a idéia de que você percebeu parte da ação, mas não a ação inteira.

I saw Corinthians play against Palmeiras last night. Eu vi o Corinthians jogar contra o Palmeiras ontem à noite. (eu vi todo o evento, do início ao fim)
She heard some birds singing. Ela ouviu pássaros cantando (ela ouviu parcialmente...)
I heard Herbie Hancock play Cantaloup Island. Escutei Herbie Hancock tocar Cantaloup Island (eu ouvi a música inteira...)
She saw a group of teenagers rob a bank. Ela viu um grupo de adolescentes roubar um banco. (ela viu tudo, do início ao fim)

Pattern 13 => verb there to be

O verbo there to be (haver, existir) possui uma estrutura muito especial em inglês: there funciona como o sujeito do verbo to be, e o verbo concorda em número (singular ou plural) com o primeiro termo que o segue. Exemplos:

There's a dog and two cats in the garage. Há um cachorro e dois gatos na garagem.
There are two cats and a dog in the garage. Há dois gatos e um cachorro na garagem.
There was an accident on the highway this morning. Houve um acidente na estrada hoje de manhã.
There were accidents on the highway this morning. Houve acidentes na estrada hoje de manhã.

Leia o tutorial sobre there to be


Pattern 14 verbos no discurso indireto (reported speech)

Em termos bem simples, colocar uma oração no discurso indireto (reported speech) significa contar a alguém algo que ocorreu, mas muito cuidado: muitas das estruturas usadas em inglês diferem das estruturas do português. Alguns dos verbos mais comuns são agree, apologize, argue, ask, complain, decide, explain, offer, promise, say, tell, thank e warn.

Alguns verbos em destaque:

Grupo 1 verb + that + clause (oração) => say, argue, agree, explain, promise

He said that he would never do that again. Ele disse que nunca faria aquilo de novo.
He argued that politics wasn't his forte. Ele afirmou que política não é o forte dele.
She agreed that Brazil is a wonderful place to live in. Ela concordou que o Brasil é um lugar maravilhoso para morar.
The teacher explained that the earth revolves around the sun. O professor explicou que a Terra gira em torno do Sol.
He promised that he would never leave her. Ele prometeu que nunca a deixaria.

Grupo 2 verb + complement + to + verb => tell, ask

He asked me to help him with his homework. Ele pediu que o ajudasse com a lição de casa.
She told me to tidy up the room. Ela me mandou arrumar o quarto.

Sempre recorra a um dicionário ou gramática para verificar a estrutura correta de cada verbo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações