Inglês - Gramática - Aspectos Relevantes
Verb Patterns (Part 1)
Os verbos em inglês, como em todas as línguas, apresentam estruturas peculiares que devem ser estudadas e aprendidas para a transmissão correta e exata das idéias, pensamentos, ações e situações.
Vamos dividir as estruturas verbais em grupos e chamá-las de verb patterns. Seguem exemplos com os verbos mais usados no dia-a-dia.
Pattern 1 => verb + object
Muitos verbos possuem necessariamente a estrutura verb + object: eles precisam sempre ter um complemento (substantivo ou pronome) e não podem vir sozinhos. Exemplos: love, like, hate, need, have, etc.
Do you like music? Yes, I like it very much. | Você gosta de música? Sim, eu gosto muito. |
I hate it when she treats me like that. | Eu odeio quando ela me trata assim. |
She doesn't like it there. | Ela não gosta de lá. |
I need another job. | Preciso de um outro trabalho. |
Did you see the movies last night? | Yes, I saw them and loved them! |
Pattern 2 => verb + to + verb
Essa é a estrutura mais comum na língua: verbos que imediatamente seguem verbos ficam no infinitivo, isto é, há um to entre os verbos. Exemplos: want, hope, have to, decide, managed to, etc.
She wants to go away. | Ela quer ir embora. |
He decided to move to England. | Ele decidiu se mudar para a Inglaterra. |
He has to wake up at five every day. | Ele tem que acordar às cinco todos os dias. |
I hope to see you again. | Espero vê-lo novamente. |
They managed to get back home in spite of the floods. | Eles conseguiram voltar para casa apesar das enchentes. |
Pattern 3 => verb + verb_____ing
Os verbos que pertencem ao pattern 3 somente podem ser seguidos por um outro verbo acrescido de ing. Exemplos: enjoy, mind, avoid, can't stand, etc.
They enjoy listening to music. | Eles gostam de escutar música. |
Would you mind not smoking in here? | Você se importaria em não fumar aqui dentro? |
She avoids taking sleeping pills. | Ela evita tomar pílulas para dormir. |
I can't stand talking to my mother-in-law! | Não suporto conversar com minha sogra! |
You detest eating coconut, don't you? | Você detesta comer coco, não é? |
Pattern 4 => verb + to + verb ou verb + verb____ing
(SEM DIFERENÇA DE SENTIDO)
Alguns verbos aceitam as duas estruturas sem mudança de sentido. Exemplos: like, love, hate.
He likes to swim ou He likes swimming | Ele gosta de nadar. |
She hates to cook ou She hates cooking | Ela odeia cozinhar. |
We love to dance ou We love dancing | Adoramos dançar. |
Pattern 5 => verb + to + verb / verb + verb____ing
(COM DIFERENÇA DE SENTIDO)
Alguns verbos aceitam as duas estruturas com usos e sentidos diferentes. Exemplos: stop, remember, forget, try, etc.
She stopped smoking | Ela parou de fumar |
She stopped to smoke | Ela parou para fumar |
I remember playing soccer every day when I was a kid. | Eu me lembro de jogar futebol todos os dias quando era criança. (ação passada) |
Remember to pull down the blinds. | Lembre-se de baixar as persianas (ação futura) |
Try to eat more vegetables. | Tente (se esforce) comer mais verduras. |
Try eating French snails. | Experimente comer scargot. |
He always forgets locking the door. | Ele sempre se esquece de trancar a porta. (ação habitual, passada) |
Don't forget to call me on Wednesday. | Não se esqueça de me telefonar na quarta-feira. (ação futura) |
Pattern 6 => verb + 2 objects
(fazer algo para alguém)
Alguns verbos possuem dois complementos, um objeto direto e um objeto indireto (pessoal, precedido de preposição to ou for). Há a possibilidade de duas seqüências para os objetos. Exemplos: give, bring, buy, send, write, etc.
Nota : Esta estrutura somente vale para verbos do tipo fazer algo para alguém, dar algo a alguém, comprar algo para alguém, escrever algo pra alguém, enviar algo a alguém, etc.
Seqüência 1
verbo + objeto direto + to / for + objeto indireto
He gave flowers to Mary. | Ele deu flores a Mary. |
My parents bought a book for me. | Meus pais compraram um livro para mim. |
I'll send an e-mail to them. | Eu vou enviar um e-mail para eles. |
He brought lots of toys for the kids. | Ele trouxe muitos brinquedos para as crianças. |
They wrote a letter to us. | Eles escreveram uma carta para nós. |
Uma pergunta que sempre surge é a seguinte: como saber qual preposição usar com cada verbo, já que duas (for e to) são possíveis?
Você deve consultar o dicionário para cada verbo e aprender sua respectiva preposição.
Agora, perante a essa dificuldade, você pode recorrer à Seqüência 2 para verbos do tipo fazer algo para alguém : inverta os objetos (objeto indireto + objeto direto) e omita a preposição. Esse modelo é o mais comum e usado. Esta seqüência pode parecer estranha aos ouvidos de um falante de língua portuguesa ou de um outro idioma, mas o inglês não precisa ter a mesma lógica do português, pois uma língua vive independente da outra. A correção gramatical e a lógica de uma língua não dependem do aval de uma outra língua para fazer sentido. Bem, passemos à seqüência 2.
Seqüência 2
verbo + objeto indireto + objeto direto
He gave Mary flowers | Ele deu flores a Mary. |
My parents bought me a book. | Meus pais compraram-me um livro |
I'll send them an email | Eu vou enviar-lhes um email. |
He brought the kids lots of toys . | Ele trouxe muitos brinquedos para as crianças. |
They wrote us a letter. | Eles escreveram-nos uma carta. |
Pattern 7 => verb + direct object + to + indirect object
(fazer algo para alguém)
Os verbos desse pattern têm a mesma estrutura do anterior, porém somente aceitam a seqüência direct object + to + indirect object. A seqüência 2 do verb pattern 6 não se aplica a eles!! Exemplos: teach, explain, etc.
The teacher taught verb patterns to me yesterday. | O professor ensinou estruturas verbais para mim ontem. |
I'll explain that to you. | Vou explicar isso a você. |
Pattern 8 => verbos no modo subjuntivo
Todos os verbos da língua, quando seguem os verbos do pattern 8, devem possuir a seguinte estrutura:
verb pattern 8 + (that) + subject (sujeito) + verb (não conjugado!)
Verbos do pattern 8: recommend, insist, demand, advise, suggest, etc.
He suggested (that) she leave right away. | Ele sugeriu que ela parta imediatamente. |
I insist (that) he be more polite to her. | Eu insisto que ele seja mais educado com ela. |
The doctor advised (that) he not sleep late at night. | O médico o aconselhou a não dormir de madrugada. |
The teacher recommends (that) we not study one day before the final tests. | O professor recomenda que nós não estudemos um dia antes dos testes finais. |
Observe que quando o verbo estiver na negativa, você deve usar not + verbo não conjugado para todos os verbos da língua!
Pattern 9 => let, make, help
Os verbos let, make e help se unem a outros verbos sem to.
Pattern: let / make / help + somebody + do something
Let me go! | Deixe-me ir! |
You make me feel special. | Você me faz sentir especial. |
He helped us put up the posters. | Ele nos ajudou a afixar os pôsteres. |
Pattern 10 => allow e permit
Os verbos allow e permit possuem duas estruturas:
1) Quando seguidos de complemento => allow / permit + complement + to + verb
2) Quando seguidos imediatamente por verbos => allow / permit + verb na forma ing
He allowed me to leave earlier... | Ele permitiu que eu saísse mais cedo. |
The government allows smoking in public places. | O governo permite fumar em locais públicos. |
They didn't permit him to leave. | Eles não permitiram que ele saísse. |
The teacher permits leaving earlier... | O professor permite sair cedo. |
Pattern 11 => verb + to + verb____ing
Alguns verbos são seguidos por to e um outro verbo na forma -ing. Exemplos: look forward to, get used to, etc.
I got used to chatting with my friends on the messenger. | Acostumei-me a bater papo com meus amigos pelo messenger. |
I look forward to hearing from you. | Espero sua resposta ansiosamente. |
Pattern 12 => see, hear, watch, listen to
Os verbos see, hear, watch e listen to podem ser acompanhados por verbos com duas estruturas diferentes e com diferença de idéias:
1) Quando seguidos por verbo no infinitivo sem to, você transmite a idéia de que você viu, ouviu, observou ou escutou alguém fazendo algo do início ao fim (você percebeu a ação começando, se desenrolando e terminando);
2) Quando seguidos por verbo na forma ing, você transmite a idéia de que você percebeu parte da ação, mas não a ação inteira.
I saw Corinthians play against Palmeiras last night. | Eu vi o Corinthians jogar contra o Palmeiras ontem à noite. (eu vi todo o evento, do início ao fim) |
She heard some birds singing. | Ela ouviu pássaros cantando (ela ouviu parcialmente...) |
I heard Herbie Hancock play Cantaloup Island. | Escutei Herbie Hancock tocar Cantaloup Island (eu ouvi a música inteira...) |
She saw a group of teenagers rob a bank. | Ela viu um grupo de adolescentes roubar um banco. (ela viu tudo, do início ao fim) |
Pattern 13 => verb there to be
O verbo there to be (haver, existir) possui uma estrutura muito especial em inglês: there funciona como o sujeito do verbo to be, e o verbo concorda em número (singular ou plural) com o primeiro termo que o segue. Exemplos:
There's a dog and two cats in the garage. | Há um cachorro e dois gatos na garagem. |
There are two cats and a dog in the garage. | Há dois gatos e um cachorro na garagem. |
There was an accident on the highway this morning. | Houve um acidente na estrada hoje de manhã. |
There were accidents on the highway this morning. | Houve acidentes na estrada hoje de manhã. |
Leia o tutorial sobre there to be
Pattern 14 verbos no discurso indireto (reported speech)
Em termos bem simples, colocar uma oração no discurso indireto (reported speech) significa contar a alguém algo que ocorreu, mas muito cuidado: muitas das estruturas usadas em inglês diferem das estruturas do português. Alguns dos verbos mais comuns são agree, apologize, argue, ask, complain, decide, explain, offer, promise, say, tell, thank e warn.
Alguns verbos em destaque:
Grupo 1 verb + that + clause (oração) => say, argue, agree, explain, promise
He said that he would never do that again. | Ele disse que nunca faria aquilo de novo. |
He argued that politics wasn't his forte. | Ele afirmou que política não é o forte dele. |
She agreed that Brazil is a wonderful place to live in. | Ela concordou que o Brasil é um lugar maravilhoso para morar. |
The teacher explained that the earth revolves around the sun. | O professor explicou que a Terra gira em torno do Sol. |
He promised that he would never leave her. | Ele prometeu que nunca a deixaria. |
Grupo 2 verb + complement + to + verb => tell, ask
He asked me to help him with his homework. | Ele pediu que o ajudasse com a lição de casa. |
She told me to tidy up the room. | Ela me mandou arrumar o quarto. |
Sempre recorra a um dicionário ou gramática para verificar a estrutura correta de cada verbo.
Comentários