Knowledge Management - GED


O que é Knowledge Management

Muitas empresas já perceberam que o conhecimento é o seu maior patrimônio, mas ainda não o utilizam como deveriam. Muitas vezes, o conhecimento fica restrito ao funcionário que o adquiriu e não o compartilhou na empresa.

Knowledge Management, KM, ou Gerenciamento do Conhecimento, como vem sendo utilizado no Brasil, é o processo de obter, gerenciar e compartilhar a experiência e especialização dos funcionários. O objetivo é ter acesso a melhor informação no tempo certo, utilizando-se tecnologias de forma corporativa. A grande demanda por KM nos últimos anos surgiu como conseqüência da globalização. A competitividade aumentou e as margens de lucro estão cada vez menores.

Dessa forma, pequenas falhas na tomada de decisão tornam-se muito críticas, inviabilizando negócios e mesmo empresas. O aprendizado do dia-a-dia, decorrente da experiência de cada funcionário, precisa ser colocado de forma corporativa e não mais ficar restrito somente à pessoa que aprendeu. Esse procedimento já vinha sendo adotado por muitas empresas de sucesso. É também conhecido como método das melhores práticas. Ele elimina a reocorrência de falhas e aumenta a produtividade, fato primordial nos negócios hoje. Como utilizar a experiência já adquirida e, mais ainda, as melhores práticas que já provaram ser lucrativas, tudo na velocidade de uma tomada de decisão? A resposta não é simples. É necessário conhecer bem o negócio e utilizar as últimas tecnologias disponíveis, compatíveis ou se possível superiores às da concorrência. Como alcançar a vantagem competitiva sustentável para que o seu negócio seja sempre lucrativo? Como todas essas tecnologias afetarão a sua empresa, as funções do seu trabalho e os seus clientes? Com novos produtos e fornecedores emergindo no cenário com enorme velocidade, como você se manterá atualizado com o desenvolvimento dessas tecnologias? Como você colocará essas tecnologias trabalhando para sua organização?


As tecnologias de GED são a base para o estabelecimento de soluções de Gerenciamento do Conhecimento, Knowledge Management, KM. Muitas vezes, tais tecnologias são consideradas ferramentas de KM, já que elas gerenciam todo o conhecimento existente na empresa. E é necessário que o documento e a informação sejam registrados e distribuídos de forma adequada, dentro da empresa, para a realização de processos de negócios. O documento sempre estará atrelado ao compartilhamento do conhecimento, à tomada de decisões, concretização de negócios, processo de compra e venda e outras importantes ações. Como as empresas ainda geram grande quantidade de documentos em papel, deverão criar estratégias para geranciá-los de forma eficiente e rápida. Para a perfeita efetivação do KM é necessário o registro de todos os documentos que entram e saem da empresa, com inclusões, alterações e conteúdos. E isso só é possível com o uso de tecnologias de GED. O conhecimento também é registrado e propagado com o Workflow. Ele torna possível a transferência dos conhecimentos tácitos, aqueles que estão na mente das pessoas que compõem a organização.

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