Modelagem - Formas Normais

52. Considere a frase: "O cadastro de órgãos deverá conter os funcionários vinculados (lotados em cada órgão e com sua lotação departamental única dentro do órgão)" e as seguintes especificações:
I. a separação do conjunto de departamentos do cadastro de órgãos origina uma nova relação chamada Departamento.
II. a criação de uma nova relação chamada Lotação contém como chave a identificação do funcionário mais a identificação do departamento ao qual está lotado e os atributos que dependem da simulteneidade de ambas as identificações. É correto afirmar que as especificações I e II normalizam as relações aplicando, respectivamente, as
(A) 3FN e 2FN
(B) 3FN e 1FN
(C) 2FN e 3FN
(D) 2FN e 1FN
(E) 1FN e 2FN

O gabarito é o item "E". HarfangDesNeiges, em busca de uma iluminação, escreveu:Alguém sabe por que raios seria a 1FN?

Alguém sabe por que raios seria a 1FN?
Vejamos: para se estar na 2FN eu não poderia ter dependência parcial, e para estar na 3FN eu não poderia ter dependência transitiva.
Bem, sabendo apenas que foi criada uma nova tabela (DEPARTAMENTO) me garante apenas que eu não terei atributos multivalorados, mas não me garante nada quanto a dependência parcial e dependência transitiva, pois eu teria que ter informação sobre todos os atributos, chaves, e dependências para afirmar que está na 2FN ou na 3FN. Portanto, por eliminação só pode estar na 1FN. Agora compare com o segundo item (II). Nesse item ele diz que, na nova relação (Lotação), "os atributos que dependem da simulteneidade de ambas as identificações". Em outras palavras ele tá afirmando que não existe dependência parcial, portanto no item II eu posso afirmar que a relação encontra-se na 2FN (mas não posso afirmar nada acerca da 3FN).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações