O GED na Supply Chain Management


SCM - Supply Chain Management, objetiva integrar e otimizar os processos de negócios através de todos os parceiros em toda a cadeia, desde a produção até a distribuição. Dependendo do tipo de produto, tem-se cadeias mais completas ou menos completas.

Pode se dizer que é um objetivo ambicioso, pois muitas vezes a integração e otimização dos processos de negócios dentro de uma única empresa já é um tanto complicado. Quando se fala de mais parceiros na cadeia o nível de complexidade é muito maior.
É importante salientar que o SCM não está ligado simplesmente à cadeia de fornecimento de produtos e sim à demanda de mercado, estoques dos parceiros, planejamento de produção, transporte etc. Ele consiste de um gerenciamento de redes complexas.
Um exemplo é a entrada de uma ordem de compra em um dos parceiros da rede ativando uma transação de compra com o envio das mercadorias ou mesmo a abertura de uma ordem de produção.
A completa otimização através de toda a cadeia exigiu uma padronização para o intercâmbio de informações. Desde a década de 70, esses padrões já vêm sendo definidos como:
  • o ANSI x.12, utilizado no EDI (Electronic Data Interchange).
Com o avanço da Internet, principalmente da web, as empresas rapidamente começam a disponibilizar seus sites de B2B (Business to Business) ou de B2C (Business to Consumer) num ambiente de SCM. O padrão de documento para troca de informações na web é o XML - eXtensible Mark-up Language.
O XML permite a troca de informações de modo mais amplo, compreendendo desde os padrões de transações desenvolvidos para EDI até o compartilhamento de dados para integração de aplicações de ERP entre os parceiros dentro da cadeia de fornecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações