Prova da Camara -Analista de TI - Comentada II

56. Um diagrama de seqüência é baseado nas dimensões
vertical e horizontal que representam, respectivamente,
(A) os objetos participantes das iterações e as iterações entre os objetos.
(B) as iterações entre os objetos e os objetos participantes das iterações.
(C) as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e os objetos participantes das iterações.
(D) as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e os objetos participantes das interações.
(E) os objetos participantes das interações e as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida.

Resposta: D

Justificativa>
O Problema e só diferenciar iterações(processo chamado na programação de repetição de uma ou mais ações - While...) x interações(uma ação de um objeto físico sobre outro)....No diagrama de sequência na dimensão vertical temos as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e na horizontal os objetos participantes da interações como pode ser visto no diagrama: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/79/Exemplo_seq.jpg/550px-Exemplo_seq.jpg
_________________________________________________________
57. A linguagem Java limita o uso de um método para permitir que uma classe filha enxergue os objetos da classe mãe por meio do modificador de acesso
(A) abstract.
(B) final.
(C) protected.
(D) static.
(E) synchronized.

Resposta: C

Justificativa>
Restrições de acesso
Algumas palavras-chaves são diponíveis para ampliar ou restringir o acesso a uma variável. Estas palavras-chaves são acrescentadas à declaração da variável.

a) Uma variável que pode ser acessada por qualquer outra classe é dita pública, e é declarada usando-se a palavra-chave public.
b) Uma variável que pode ser acessada somente por métodos da própria classe é dita privada, e é declarada usando-se a palavra-chave private.
c) Uma variável que, além de poder ser acessada por métodos da própria classe, também pode ser acessada pelas subclasses da classe na qual ela é declarada, é dita protegida e é declarada usando-se a palavra-chave protected.
d) Uma variável para a qual não foi especificada nenhuma destas palavras-chaves é dita amigável(friendly ou package) e pode ser acessada por todas as classes que pertencem ao mesmo pacote. Pacotes são agrupamentos de classes. Como já sabemos, as classes de biblioteca da SUN estão organizadas em pacotes. O programador também pode criar os seus próprios pacotes.
_________________________________________________________
58. O modo principal, que garante o encapsulamento dos atributos de um objeto num programa Java, é aplicado pelo uso da palavra reservada
(A) public.
(B) switch.
(C) package.
(D) volatile.
(E) private.

Resposta: E

Justificativa>

Os dados só poderão ser acessados pelos métodos da própria classe (Private).
O conceito de encapsulamento está intimamente ligado com o conceito de abstração. Num dado objeto somente interessa ao cliente as funções que ele executa e não a implementação da mesma.
Na parte de interface temos a descrição das operações que o objeto executa, o que é acessível ao cliente, a implementação de tais operações fica encapsulada e só é visível ao próprio objeto.
Se precisarmos mudar o valor de alguma variável de instância de um objeto, devemos enviar uma mensagem que recebe um valor como argumento e faz a alteração.
Não podemos acessar variáveis de instância diretamente. Desta forma, os campos estarão escondidos para nós(Private), o que previne alterações acidentais.
Dizemos então que as variáveis de instância e seus métodos estão encapsulados em uma única entidade.
As palavras encapsular e esconder são termos técnicos da definição de linguagens orientadas a objeto. Se alguma modificação ocorrer em variáveis de instância de um certo objeto, sabemos exatamente quais métodos interagiram com elas: são os métodos desse Classe. Nenhum outro método pode acessar esses dados. Isso simplifica a escrita, manutenção e alteração de programas.
_________________________________________________________
59. O arredondamento para um número inteiro mais próximo é
feito, em Java, pelo método da classe MATH
(A) pow.
(B) round.
(C) max.
(D) abs.
(E) exp.

Resposta: B

Justificativa>
Objeto Math
Método round: Arredonda um valor numérico de ponto-flutuante para o inteiro mais próximo.Sintaxe:Math.round(valor), Onde valor é um valor numérico de ponto-flutuante.Se a parte decimal do valor a ser arredondado for 0,5 ou maior, então o resultado será igual ao menor inteiro maior que o argumento para o método. Do contrário, o método round retornará o maior inteiro menor ou igual ao valor fornecido como argumento.
_________________________________________________________
60. Na linguagem Java, um método da classe
(A) opera como um todo em uma classe isoladamente.
(B) especifica um comportamento abstrato que a classe pode implementar.
(C) descreve um atributo de uma instância de uma classe.
(D) descreve um atributo de uma classe.
(E) opera sobre as instâncias específicas de uma classe.

Resposta:A

Justificativa> Por que não pode ser a E?
_________________________________________________________

61. Os elementos e suas combinações possíveis, dentro de um documento XML, são definidos formalmente por
(A) um Schema.
(B) uma GML.
(C) uma licença W3C.
(D) um documento HTML.
(E) um Element.

Resposta: A

Schema XML - www.w3.org/XML/Schema
XML Schemas express shared vocabularies and allow machines to carry out rules made by people. They provide a means for defining the structure, content and semantics of XML documents. in more detail. XML Schema was approved as a W3C Recommendation on 2 May 2001 and a second edition incorporating many errata was published on 28 October 2004; see reference list for pointers.
_________________________________________________________

62. A diferença entre um documento XML e um HTML é, respectivamente, que um
(A) é um arquivo texto destinado à leitura pelos usuários e o outro um arquivo texto destinado aos programadores ou desenvolvedores.
(B) descreve o conteúdo de um documento e o outro define a aparência e as ações.
(C) tem tags padronizadas e, no outro, as tags podem ser criadas.
(D) é interpretado pelo browser e o outro interpretado pelas aplicações.
(E) é compilado por um servidor IIS e o outro retorna informações para os usuários.

Resposta: B

Justificativa>
a) HTML é uma linguagem que envia informações para o Browser (IE ou Netscape) definindo como o dado será exibido na página em diferentes formatos
b) XML é uma linguagem que fornece um formato para descrever dados estruturados. Isso facilita mais precisamente exibição de conteúdo, muito significante para procurar múltiplos resultados através da rede. O XML também possilita a nova geração de aplicações Web, pois é uma linguagem que permite ao desenvolvedor a troca de dados entre aplicações.
_________________________________________________________
63. Uma especificação W3C, independentemente de plataforma e linguagem, onde se pode alterar e editar a estrutura de um documento, criando páginas Web altamente dinâmicas, é denominada
(A) DTD.
(B) CSS.
(C) CGI.
(D) RDF.
(E) DOM.

Resposta: E

Justificativa>
The Document Object Model is a platform- and language-neutral interface that will allow programs and scripts to dynamically access and update the content, structure and style of documents. The document can be further processed and the results of that processing can be incorporated back into the presented page. This is an overview of DOM-related materials here at W3C and around the web.
Definição: http://www.w3.org/DOM/#what
_________________________________________________________
64. A linguagem WSDL, utilizada nas soluções Web Services, descreve
(A) as mensagens SOAP no formato de documentos XML.
(B) os processos de publicação e de pesquisa do webservice.
(C) as chamadas às operações do webservice, incluindo os parâmetros de E/S.
(D) os métodos (operações, mensagens, parâmetros etc.) do webservice.
(E) as regras das tags usadas nos documentos XML e quais os valores válidos.

Resposta: D

Justificativa>
WSDL is an XML format for describing network services as a set of endpoints operating on messages containing either document-oriented or procedure-oriented information. The operations and messages are described abstractly, and then bound to a concrete network protocol and message format to define an endpoint. Related concrete endpoints are combined into abstract endpoints (services). WSDL is extensible to allow description of endpoints and their messages regardless of what message formats or network protocols are used to communicate, however, the only bindings described in this document describe how to use WSDL in conjunction with SOAP 1.1, HTTP GET/POST, and MIME.
fonte: http://www.w3.org/TR/wsdl
_________________________________________________________
65. O padrão de velocidade e cabeamento 1000Base-T caracteriza uma tecnologia de interconexão para redes locais denominada
(A) 10Mbit/s Ethernet.
(B) 10-Gigabit Ethernet.
(C) Gigabit Ethernet.
(D) Wireless Ethernet.
(E) Fast Ethernet.

Resposta: C

Justificativa> me recuso a comentar hehehehehehe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações