Redes - Prova Petrobras

A prova é da Petrobrás-2007/Analista-Infraestrutura, questões 107 e 108:



107 A arquitetura TCP/IP é constituída de cinco camadas e define um padrão no que diz respeito a redes de computadores e suas interconexões.

108 A camada de aplicação na arquitetura TCP/IP é responsável por funções idênticas às das três camadas mais altas da arquitetura OSI.

O gabarito é: 107 C e 108 E.
___________________________

A 107 que foi dada como correta é tratada da seguinte forma pelo livro de Redes do Kurose na pág. 38

"A pilha da internet consiste em cinco camadas: ..."

Douglas Comer também é deste time:

"Broadly speaking, TCPIP software is organized into five conceptual
layers"

Prentice Hall - TCPIP Principles, Protocols, and Architecture (Comer), tem em português esse livro.

Stallings, em seu livro REDES DE SISTEMAS DE COMUNICACAO DE DADOS afirma que o TCP/IP tem 5 camadas.

Mas, No livro do Tanenbaum 4a. edição pg. 49 há o seguinte:

"... uma diferença óbvia entre os dois modelos está no número de
camadas: o modelo OSI tem sete camadas e o TCP/IP quatro."

No livro do Tanenbaum ele ainda cita um modelo híbrido com 5 camadas, muito semelhante ao TCP/IP, que na realidade é um mix entre o OSI e o primeiro.

Daí poderíamos pensar que a banca baseou-se no Kurose, no Comer ou Stallings e seria o fim, alguém até poderia entrar com um recurso baseando-se no Tanenbaum, mas aí a banca iria depender apenas da discricionariedade para anular ou não.

Essa é o tipo da questão que deveria ser evitada. Muito infeliz foi a CESPE ao colocá-la.

A 108 não pode ser baseada no mesmo Kurose, uma vez que ele não faz menção ao modelo OSI. Bem como o Comer, que também não compara nesse nível os modelos.

Mas, Stallings, em seu livro REDES DE SISTEMAS DE COMUNICACAO DE DADOS coloca no 1o. capítulo uma figura, onde percebemos claramente que a camada de aplicação do TCP/IP não corresponde exatamente às camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão do modelo OSI. Acredito que a CESPE tenha se baseado no Stallings quando fez as
questões, daí o gabarito estaria coerente. Contudo vamos aguardar o gabarito definitivo, pode ser que a banca altere os gabaritos ou mesmo anule algumas questões.

Bons estudos

Jaime Correia

__________________________________________________

O pilha TCP/IP tem 4 camadas. As 5 camadas correspondem ao modelo híbrido que normalmente é usado em caráter didático pelos livros de rede, um meio termo entre TCP/IP (4 camadas) e o OSI (7 Camadas).

A questão das correspondência entre as camadas realmente deveria ser evitada, uma vez que dá muita margem, mas eu marcaria correta.

Abraços,

Walter Luis
__________________________________
a 107 concordo que deveria ser anulada pois não existe consenso na Literatura a respeito do Tema.

a 108 concordo com o gabarito do Cespe, uma vez que as funções não são identicas. O tanenbaum comprova isso quando ele diz na página 46, o modelo de refência TCP/IP não tem as camadas de sessão e de apresentação (elas não são consideradas). Dessa forma não irão existir as primitivas de serviços entre a camada de transporte e a camada de sessão, nem irão existir as primitivas de serviços entre a camada de sessão e a camada de Apresentação.

Dessa forma a a camada de aplicação na arquitetura TCP/IP não é responsável por funções idênticas às das três camadas mais altas da arquitetura OSI.

abraços

Brucken

Comentários

Unknown disse…
Olá o modelo tcp/ip proposto por tanembaum em seu livro redes de computadores 4º ed e um modelo hibrido, somente para estudos. Portanto não se aplica a pratica.
Abraços...

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações