Segurança - Criptografia

Prova do SEFAZ-CE-07, questão 60, a afirmativa a seguir foi dada como incorreta:

"no ataque por texto ilegível escolhido, um cripto-analista tem conhecimento do algoritmo de criptografia usado, todavia, desconhece a chave criptográfica; e possui e analisa pares (L, I) de texto em claro (legível) e texto ilegível respectivo".
A meu ver, o que está errado neste item é afirmar que um cripto-analista tem conhecimento do algoritmo de criptofrafia usado.
Sobre esse assunto, será que eu posso afirmar que em todos os tipos de ataque um cripto-analista desconhece o algoritmo de criptofragia usado, bem como a chave criptográfica?

Bom, eu vejo 2 erros nesta afirmativa:

O primeiro é que o que o criptoanalista pode escolher, neste tipo de ataque, é o texto simples, e não o texto cifrado (ilegível). Ou seja, ele pode escolher o texto simples que quiser e mandar cifrar, e mesmo assim terá dificuldade (se o algoritmo for robusto) de encontrar qual texto simples corresponde ao texto cifrado que ele deseja decifrar.

O segundo erro nesta alternativa está na última afirmação: "e possui e analisa pares (L, I) de texto em claro (legível) e texto ilegível respectivo". Na verdade, isso é referente ao ataque de texto simples conhecido, e não ao ataque de texto simples escolhido.

Enfim, o problema da criptoanálise apresenta 3 variações principais:

– Problema de haver somente texto cifrado:
● nenhum texto simples é conhecido

– Problema de texto simples conhecido:
● Há uma correspondência entre texto simples e texto cifrado

– Problema de texto simples escolhido:
● Quando o criptoanalista tem a possibilidade de codificar trechos do texto simples escolhido por ele mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações