Segurança - Técnicas de Criptografia

50-AFRF/05/TI: Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de criptografia e segurança da informação:
I. Para encriptar um texto simples de 131 bytes com um algoritmo que usa blocos de 16 bytes, ao chegar no nono bloco o algoritmo irá complementar a informação com mais 13 bytes extras para só então encriptá-lo. No momento de decriptá-lo, esses 13 bytes extras devem ser identificados e ignorados.

II. Com o algoritmo RSA os dados encriptados pela chave pública podem ser decriptados apenas pela chave privada equivalente.

III. Privacidade é o conceito que indica que ninguém pode invadir seus arquivos e ler os dados sigilosos, enquanto integridade é um conceito relacionado à imposição legal que orienta e impele as pessoas a honrar as suas palavras.

IV. Na criptografia de chave simétrica a chave que é utilizada para criptografar os dados é a mesma chave que é utilizada para decriptá-los. A segurança nestes casos está no uso de dois algoritmos diferentes: um para criptografar e outro para decriptar. Por exemplo, ao se usar o algoritmo DES (Digital Encryption Standard) para criptografar deve-se, com a mesma chave, usar o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) para decriptar.

I - Correto. Se o algoritmo usa blocos de 16 bytes então, temos que 131/16=8,1875, mas deve-se ter um número inteiro de blocos! Então o próximo número maior que 8,1875 é 9. Só que 9 blocos de 16 bytes totalizam 16*9=144 bytes, 13 bytes mais que os 131 bytes do texto original. Esses 13 bytes são os bytes extras necessários para se preencher o 9o bloco.

No site Wikipedia há o seguinte: Block ciphers operate on a fixed length string of bits. The length of this bit string is the block size. Both the input (plaintext) and output (ciphertext) are
the same length; Como os blocos devem ser de tamanho fixos (16 bytes), o sistema vai ter que complementar o tamanho com mais alguns bytes para complementar o último bloco.

I - Correto
II - Correto
III - Errado, pois integridade se refere ao texto não ter sido corrompido ou alterado.
IV - Falso pq o algoritmo simétrico usado para criptografar tem que ser o mesmo utilizado para descriptografar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações