Simulado Banco de Dados

01 – (CESPE/UNB) Em relação a banco de dados assinale a opção correta:
(A) Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é composto por uma coleção de programas que permite ao usuário definir e construir banco de dados para as diversas aplicações
(B) Um banco de dados pode apresentar diversos usuários, cada qual com uma necessidade particular, e com um envolvimento diferente com os dados. São categorias de usuários de bancos de dados: administrador de banco de dados (DBA), projetistas, usuários finais, analistas de sistemas e programadores de aplicações.
(C) O banco de dados e seu software são juntos denominados Sistema de Banco de Dados (SBD). Um SBD se divide, em geral, em dois níveis: níveis interno (estrutura de armazenamento físico dos dados) e conceitual (descrição lógica dos dados e das ligações existentes entre eles)
(D) Os SGBD normalmente apóiam a inclusão das descrições textuais sobre cada um dos arquivos do BD, como também de cada usuário e programas aplicativos que são utilizados. Estas informações são incluídas no dicionário de termos.

02- No que se refere a álgebra relacional e modelo relacional, julgue os itens a seguir:
I – A junção natural (natural join) é uma operação binária que permite combinar certas seleções e um produto cartesiano dentro de uma operação.
II – As operações de projeção generalizada estendem as operações de projeção de modo a permitir que as funções aritméticas sejam usadas como parte da projeção.
III – A operação de junção externa (outer join) é uma extensão da operação de junção para tratar as informações omitidas.
IV – A operação project é primária e retorna o argumento da relação excluindo certos atributos A quantidade de itens certos é
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

03 – No que se refere à arquitetura OLAP, assinale a opção correta:
(A) As camadas de produto OLAP normalmente residem em cima dos bancos de dados relacionais e geram SQL como saída da combinação
(B) A fronteira entre linguagens e produtos OLAP é demarcada com clareza
(C) Os requisitos funcionais do OLAP não incluem a separação entre estrutura e representação
(D) Produtos OLAP completos não necessitam incluir métodos de armazenamento e acesso

A figura abaixo ilustra um diagrama de entidade-relacionamento (DER), que é resultado de um modelo entidade-relacionamento (MER)
_____________________> (Sentido Leitura) ---------- ---------- Sala _ 1_____ _____N Alunos ---------- --------- <_____________________>_____1 Alunos ---------- ---------

04 – Considerando o modelo de dados conceitual mencionado no texto, assinale a opção correta: (A) No diagrama mostrado, existe uma entidade Sala de Aula e um relacionamento: possui.
(B) Considerando que o grau de um relacionamento é definido pela interpretação da cardinalidade dos dois sentidos, é correto afirmar que a cardinalidade representada no DER é (N:N) ou muitos-para-muitos.
(C) Os relacionamentos do DER ilustrado podem ser categorizados como ternários
(D) A cardinalidade representada no DER é (1:N) ou um-para-muitos, pois um elemento da entidade 1 relaciona-se com muitos elementos da unidade 2.

05 – Ainda considerando o modelo de dados conceitual mencionado no texto, assinale a opção correta
(A) A quantidade de entidades envolvidas em um relacionamento pode ser determinada por sua semântica. Dessa forma, é correto caracterizar os relacionamentos somente em unário e binário.
(B) Os relacionamentos podem possuir atributos para caracterizá-los. Como os relacionamentos são normalmente ações (realizadas ou a realizar) ou dependências entre as entidades envolvidas, então cada atributo que caracteriza essas associações normalmente representa algum dos seguintes aspectos: quantificável, temporal., explicativo, espacial e referencial
(C) O relacionamento representado no DER ilustrado representam o aspecto espacial.
(D) Considerando que a especialização é uma abstração que permite subdividir um grande conjunto de elementos em conjuntos menores de acordo com os padrões estabelecidos pelas necessidades de aplicação, é correto afirmar que, no DER em referência, alunos é uma especialização de seres irracionais.

Comentários

Anônimo disse…
kd o gabarito dessas questoes...
eu todo empolgado pra resp e nao axei o gabarito....:S
Anônimo disse…
to procurando o gabarito tbém
Anônimo disse…
Ei você que criou o site, porque não colocou o gabarito, parece que vc copiou de outro site ou mesmo não sabe nem as respostas.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações