Simulado - Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais são elementos fundamentais das tecnologias da informação e das comunicações, pois administram o compartilhamento de recursos dos computadores entre os vários aplicativos e usuários. Acerca da estrutura e do funcionamento dos sistemas operacionais de computadores e da estrutura de hardware subjacente, inclusive de alta disponibilidade, julgue os itens subseqüentes.

101 Em conseqüência da propriedade de localidade de referências a instruções e dados, somente algumas partes de um processo precisam permanecer na memória principal em determinados períodos de tempo.

102 O emprego de um ciclo de interrupção em conjunto com o ciclo normal de busca e execução de instruções permite melhorar o desempenho da gestão das entradas e saídas (E/S), dar prioridades de atendimento a eventos e executar múltiplos programas.

103 A condição denominada hold-and-wait, em que um processo pode reter recursos alocados enquanto espera a atribuição de outros recursos, é suficiente para causar bloqueio mútuo fatal (deadlock) entre processos.

104 Em várias versões de sistemas Unix e Linux, um sinal é um mecanismo de software que informa a um processo a ocorrência de eventos assíncronos.

105 Para proteção de senhas de usuários em vários sistemas Unix e Linux, cada senha apresentada pelo usuário, antes de ser cifrada, é acrescida de um parâmetro salt, que é relacionado ao momento de atribuição da senha.

106 Para resolver o problema de coerência de cache (cache coherence) que ocorre em sistemas de multiprocessadores simétricos, é suficiente que um processador que tenha alterado seu cache alerte o sistema operacional coordenador para que este altere a área de memória compartilhada
correspondente.

107 A estrutura de dados cluster bit map empregada na organização do NT file system (NTFS) destina-se ao controle das partes de um volume NTFS que se encontram compartilhadas entre os vários processadores de um cluster computacional usuário desse volume NTFS.

108 O módulo hardware abstraction layer (HAL) do Windows NT 4.0 é um dos componentes do microkernel desse sistema operacional.

109 Pelo fato de não terem desempenho adequado para storage area networks (SAN), não são providos serviços sem conexão na arquitetura fibre channel (FC).

110 Em todos os níveis da arquitetura redundant array of independent disks (RAID), os recursos de discos redundantes são usados para armazenar informação de paridade, de modo a garantir a recuperação dos dados, em caso de falha nos discos.

111 Diversos dispositivos de armazenamento equipados cada um com uma das interfaces SCSI, fast SCSI ou ultra SCSI podem ser reunidos e coexistir em um barramento SCSI.

112 O Internet SCSI (iSCSI) é um protocolo de SAN que transporta requerimentos SCSI padrão pela pilha transmission control protocol/internet protocol (TCP/IP).

banca: CESPE

GABOF.....................C C E C C E E E E E C C

101 - CERTO. Esta propriedade também está intimamente relacionada com a paginação.

PRINCÍPIO DA LOCALIDADE
* Só partes do processo serão utilizadas em um dado intervalo de tempo
* Localidade espacial e temporal
* Palpites inteligentes podem ser feitos quanto aos pedaços que serão necessários no futuro próximo
* => memória virtual pode funcionar eficientemente
* Localidade de referência (P. Denning, 1968):
* localidade espacial:
o se um item é referenciado, itens com endereço próximo tendem a ser referenciados em seguida
* localidade temporal:
o se um item é referenciado, ele tenderá a ser referenciado novamente em breve


PAGINAÇÃO
* Processo é dividido em páginas; memória é dividida em quadros de mesmo tamanho.
* Páginas/quadros são de pequeno tamanho (e.g., 1K): fragmentação interna pequena.
* Elimina fragmentação externa
* SO mantém uma tabela de páginas por processo
* Processo não precisa estar completamente na MP
* Processo não precisa ocupar área contígua em memória
* Endereços são gerados dinamicamente em tempo de execução

102 CERTO. ACHO que este é o conceito de pipeline. De todo modo o texto faz muito sentido.
Se alguém quiser complementar...

103.FALSO. O Deadlock é a a situação na qual vários processos interagentes entram e da qual não conseguem sair.

São QUATRO as condições de ocorrência de deadlocks (necessárias):
1. Exclusão mútua – Em um determinado instante, cada recurso está em uma de duas situações: ou associado a um único processo ou disponível;
2. Posse e espera – Processos que, em determinado instante, retêm recursos concedidos anteriormente podem requisitar novos recursos;
3. Não preempção – recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo – eles devem ser explicitamente liberados pelo processo que os retém;
4. Espera Circular – deve existir um encadeamento circular de dois ou mais processos; cada um deles encontrar-se-á a espera de um recurso que está sendo usado pelo membro seguinte dessa cadeia.

104 VERDADEIRO. http://www.tech-faq.com/lang/pt/unix-signals.shtml . Os sinais são do Sistema Operacional, que é um software. O comando kill -9 faz o Unix emitir um sinal que mata o processo. Sim, é assíncrono, incidental.

105 VERDADEIRO.

" Quando se atribui uma senha para um usuário, esta é criptografada utilizando-se um valor randomicamente gerado (chamado salt). A senha criptografada juntamente com o salt são então guardados no arquivo /etc/shadow, onde somente o root tem permissão de leitura e escrita."

Mais em: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=286


107 ERRADA. Apesar de parecer profunda do ponto de vista de conhecimento de SO, dava para matar a questão, uma vez que esta mistura os conceitos de cluster como unidade de armazenamento de HD com o cluster entre computadores.

Quanto ao conceito de cluster bit map:

The system files (a region of about 1 MB) contains the following files:
- MFT2: a mirror of the first 3 rows of the MFT (enhancing
- Log file: A list of transaction steps used for NTFS recoverability
- Cluster bit map: a representation of the volume (which clusters are in use)
- Attribute definition table: defines the attributes supported on the volume and
indicates whether they can be indexed and whether they can be recovered
- Bad block file etc.

fonte:http://i30www.ira.uka.de/teaching/coursedocuments/22/sysarch-17-files2_sel.pdf



108 ERRADA.

"Hardware Abstraction Layer (Camada de Abstração de Hardware), ou HAL, é uma camada entre o hardware fisico do computador e o resto do sistema operacional. Ele foi desenvolvido para "esconder" diferenças de hardware e prover uma plataforma consistente para executar aplicações. O HAL inclui codigos de hardwares especificos que controlam interfaces de E/S, controladores de interrupção e multiplos processadores.

O microkernel se situa entre a HAL e a executiva e fornece sincronização de multiprocessamento, threads e agendamento de interrupções, gerenciamento de traps e envio de excessões. O microkernel geralmente se comunica com o gerenciador de processos. [5] O microkernel também é responsável pela inicialização de drivers de dispositivos no boot que são necessários para tornar o sistema operacional funcionando corretamente."
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_2000

109 Completamente ERRADA. A tecnologia Fiber Channel justamente por conta de seu desempenho, juntamente com a SCSI é utilizada para interconexão em SAN. Acredito que "serviços sem conexão" veio só atrapalhar mais ainda.

"SAN ou Storage Área Networks são redes a velocidade gigabit ou superior formadas por dispositivos de armazenamento e servidores que precisam acessar esses dispositivos. As tecnologias de disco utilizadas são normalmente SCSI ou fiber channel e a rede tem topologia par trançado gigabit ou fiber channel. É a solução tecnologicamente mais avançada e com o maior desempenho e escalabilidade, indicada para grandes empresas com mais de 500 usuários."
fonte: http://www.microware.com.br/S-000501.html


110 ERRADA. Os RAID 0 (stripping) e 1 ( mirror) não utilizam a paridade.

mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID


111 CERTA

Evolução do Padrão SCSI

A table abaixo ilustra os padrões SCSI, introduzidos nos últimos anos e suas características mais importantes. Cada um desses padrões podem ser utilizado no seu ambiente atual, e o novo padrão ULTRA 160 SCSI é também compatível com dispositivos SCSI anteriores.

fonte: http://www.areainicial.com.br/cdrshow/cdrshow029.htm#SCSImenu7

112 CERTA.

"O protocolo iSCSI serve para gerenciar máquinas remotas provendo storage de um modo transparente e acessível de um único ponto da rede segundo o protocolo SCSI (simulando um dispositivo de bloco). Além disso possui a importante característica de funcionar sobre a pilha TCP/IP, permitindo uma boa abstração para o compartilhamento de dados. Possui algumas definições importantes:

1. iSCSI target = máquina que fornece os dispositivos de armazenamento em um determinado IP e porta
2. iSCSI initiator = máquinas que concentra os iSCSI targets e faz o mapeamento para dispositivos SCSI locais"
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Plural de substantivos compostos