Sistemas Operacionais - Sistemas de Arquivos

Questão Motivadora

  • O sistema de arquivos NTFS é um sistema que funciona por meio de uma espécie de tabela que contém indicações de onde estão as informações de cada arquivo. Não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ou unidade de alocação). Se, por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, eleterá 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o NTFS precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra.
Akasakai - forum concurseiros:

De fato o NTFS trabalha com uma tabela, chamada MFT (Master File Table), a qual funciona como um banco de dados. Ela contém registros para cada arquivo no sistema (ou outro elemento do sistema de arquivo) e por sua vez cada registro é composto de atributos que descrevem o elemento (13 atributos). O conjunto de atributos desse registro identifica unicamente um elemento do sistema de arquivos. Em suma, o MFT contém registros com as informações e não indicações de onde estão as informações.

Wikipedia :

Conforme as características herdadas do HPFS, o NTFS trabalha de uma forma mais eficiente no gerenciamento do espaço de disco. Isso porque as informações são armazenadas em uma base por setor do disco, em vez de utilizar clusters de múltiplos setores (veja mais sobre isso lendo o artigo sobre FAT). Essa forma de trabalho, traz várias vantagens, como menor necessidade de desfragmentação de disco e maior consistência de dados. Isso porque essa arquitetura de dados por base em setor permite manter os dados próximos, ou seja, não espalhados pelo disco. Até o gerenciamento de grandes quantidades de dados é beneficiado por esta característica, já que como acontecia com o FAT, trabalhar com clusters por setor, fazia do sistema de arquivos dependente de um número pré-determinado de setores.

Infowester:

Funcionamento do sistema FAT

Ao trabalharmos com HDs (e disquetes) é necessário prepará-los, fazendo uma formatação física. Este processo, divide os discos em trilhas (uma espécie de caminho circular) e setores (subdivisões de cada trilha, com geralmente 512 bytes). Um conjunto de trilhas recebe o nome de cilindro. A formatação física já vem de fábrica e pode ser alterada se o usuário quiser dividir o disco em partições. Depois deve-se fazer uma formatação lógica, que nada mais é do que "instalar" o sistema de arquivos no dispositivo de armazenamento.

O sistema de arquivos FAT não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ou unidade de alocação). Se por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele terá 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o FAT precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra. É válido citar que tanto o FAT quanto o FAT32 trabalham de acordo com este princípio.



Technet:

http://technet2.microsoft.com/windowsserver/en/library/59a9462a-cbdd-45e7-828b-12c6cd9ae4781033.mspx?mfr=true

In addition, NTFS manages disk space more efficiently than FAT by using smaller cluster sizes. For example, a 30-GB NTFS volume uses 4-KB clusters. The same volume formatted by using FAT32 uses 16-KB clusters. Using smaller clusters reduces wasted space on hard disks. NTFS supports the many capabilities of dynamic disks for managing large storage requirements.

Ou seja, pelo material da Microsoft, o NTFS usa sim clusters, da mesma forma que o FAT, apenas tem maior eficiência pelo fato do uso de clusters de tamanho reduzido o que elimina o desperdício de disco.



CESPE:

TSE – Analis. Judiciário – Análise de Sistemas -2006
38. Considerando-se os sistemas operacionais Windows, assinale a opção correta.

D No Windows XP, o sistema de arquivos NTFS usa clusters como unidade de alocação em disco. Um cluster é composto por setores em disco e o seu tamanho pode ser configurado quando um sistema de arquivos NTFS é formatado.

Essa alternativa D foi dada como a correta no gabarito oficial. Não tenho mais dúvidas de que o NTFS usa clusters como sendo a unidade de alocação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações