SO - Gerenciamento de Recursos

Questão Motivadora

38- Analise as seguintes afirmações acerca da estrutura geral de gerenciamento de recursos utilizada nos sistemas operacionais corporativos.
I - A estratégia de micro-kernel estrutura o sistema operacional, removendo todos os componentes não-essenciais do kernel, implementando-os como programas em nível de sistema e usuário. Todavia, oferece gerenciamento mínimo de processos e memória.
II - A estrutura do sistema operacional AIX é organizada, originalmente, compreendendo seis módulos carregáveis do kernel: classes de escalonamento, sistemas de arquivos, chamadas de sistema carregáveis, formatos executáveis, módulos STREAM, drivers de dispositivo e de barramento.
III - O Linux implementa memória virtual usando paginação por demanda com clustering – que trata, em especial, de falhas de página trazendo não apenas a página que falta, mas também várias páginas subseqüentes.
IV - O kernel do Linux cria um espaço de endereços virtuais em duas situações apenas: quando um processo executar um novo programa com a chamada de sistema exec ( ) ou quando um novo processo é criado, através do uso da chamada de sistema fork ( ).
V - O gerenciador VM (Virtual Memory) no Windows XP utiliza um esquema baseado em páginas de 4 Kbytes para processadores compatíveis ao IA-32 e 8 Kbytes para IA-64. Em processadores IA-32, cada processo possui um espaço de endereçamento virtual de 4 Gbytes. Indique a opção correta.
a) Apenas as afirmações II, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações III, IV e V são verdadeiras.
c) Apenas as afirmações I, IV e V são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.
e) Todas as afirmações são falsas.

A primeira afirmação está errada porque os componentes não-essenciais do kernel são implementados apenas no espaço do usuário. Enquanto que no espaço do sistema serão implementadas apenas os componentes essenciais.
referências:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2268&pagina=3 http://www.tiparana.com.br/articles.php?id=12 http://www.guiadohardware.net/termos/hurd-gnu-hurd
Sistemas Operacionais - Projeto e Implementação de Andrew S. Tanembaum e Albert S.Woodhull

A questão II está correta por eliminação mas eu particulamente não sabia dessa divisão aí não. Referência: Sistemas Operacionais Modernos de Tanenbaum

III errada.

Ela informa que o algoritmo de paginação em questão é utilizado quando ocorre especialmente quando ocorre FALHAs de páginas sendo que é ela é utilizada quando ocorre FALTA de página.

Eu acho que o erro é pq essa implementação de paginação sob demanda com clustering é típica de ambientes Windows. Não encontrei nenhuma referência nos kernels do linux que dizem que a gerencia de memoria virtual utiliza pagina sob demanda com clustering.

Paginação com clustering
Toda vez que ocorre um page fault, o sistema operacional busca além da página necessária algumas páginas que estejam adjacentes também. Essa implementação é baseada no principio da localidade da informação.

IV correta -
Referência: Sistemas Operacionais Modernos de Tanenbaum

A afirmação V está errada porque cada processo possui um espaço de endereçamento virtual de 4 Gbits e não 4Gbytes como a questão afirma. Referência: http://www.winajuda.com/2006/05/04/artigos/arquivo-de-paginacao-memoria-virtual/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações