SOFTWARE

Todas as partes físicas do computador são chamadas de Hardware, mas que não funcionam se não estiverem associados a um Software (toda a parte lógica, gravada nos discos, que faz o computador funcionar).

Software é todo e qualquer conjunto de instruções (ordens) que o computador executa. Seja um programa para fazer cálculos de engenharia, até um simples calendário que apresenta as datas na tela do computador.

ARQUIVOS E PASTAS – A ORGANIZAÇÃO LÓGICA DOS DISCOS
Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco, que vimos anteriormente (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos.
Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa é a operação que chamamos de salvar um arquivo.
Em que lugar exatamente esse arquivo é gravado nos discos?
No momento da gravação, ou seja, após solicitarmos o comando salvar, o computador nos pede duas informações para prosseguir com o salvamento:
O nome do arquivo e a pasta (diretório) onde ele será salvo.
Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes.
Atenção!
Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”.
Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, que vamos estudar neste material, os nomes podem conter até 256 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção destes / \ | > < * ? : “ que são reservados pelo Windows.
Os arquivos são gravados nas unidades de disco, e ficam lá até que sejam apagados. Quando solicitamos trabalhar com um arquivo anteriormente gravado (esse processo chama-se abrir o arquivo), o arquivo permanece no disco e uma cópia de suas informações é jogada na memória RAM para que possamos editá-lo.
Ao abrir um arquivo, pode-se alterá-lo indiscriminadamente, mas as alterações só terão efeito definitivo se o salvarmos novamente. Quando salvamos um arquivo pela segunda vez em diante, ele não nos solicitará mais um nome e um local, isso só acontece na primeira gravação.
SISTEMA OPERACIONAL
Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, fazer mapa astral, e muitas outras...
Para poder utilizar os programas que têm função definida , é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviação) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou
seja, quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador.
Entre as atribuições do SO, estão: o reconhecimento dos comandos do usuário, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memória, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador é o sistema operacional, sem ele o computador não funcionaria.
Existem diversos tipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar, para conhecimento: Linux, Unix, Netware, MacOS, OS 2, Windows (NT ,95, 98, 2000 e XP), , , entre outros.
O Sistema operacional que vamos estudar, por ser o mais difundido entre os computadores pessoais e por ser cobrado nos concursos é o Windows (2000 e XP).
PROCESSO DE INICIALIZAÇÃO DO COMPUTADOR (BOOT)
No momento em que ligamos o computador, um chip chamado BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) acorda. A função dele é apenas ligar o resto do computador, fazer um diagnóstico dos componentes existentes, e por fim, chamar o SO para o trabalho.
O BIOS é um tipo de memória ROM (Memória Somente para Leitura). Isso significa que todo o conteúdo do BIOS já foi, na fábrica, gravado neste chip e não pode ser mais alterado. Uma memória do tipo ROM só pode ser lida, utilizada, mas seu conteúdo não pode ser alterado pelos usuários. Um programa gravado em uma memória ROM é chamado de Firmware.
Logo que o sistema operacional é “requisitado” pela BIOS, ela deixa de funcionar (volta a dormir) e ele é carregado de onde estava gravado para a memória RAM. O SO não foge à regra do mundo da informática, ele só pode ser gravado em alguma unidade de disco, na forma de arquivos. Só para se ter uma idéia, o sistema Windows 98 ocupa cerca de 120 MB de informação.
Onde o Sistema Operacional tem que estar gravado para que possa, toda vez que ligarmos o micro, ser carregado para a RAM?
Se a resposta foi Disco Rígido, está absolutamente certo, a única unidade de disco que está 100% disponível para utilização é o HD (Sigla para Hard Disk – Disco Rígido). Pois o disquete nem sempre está dentro do DRIVE (“garagem” onde ele é colocado para ser usado).

EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1) Realiza uma intermediação na comunicação entre Processador e Memória RAM, a fim de torná-la mais rápida nas operações repetidas, estamos falando de:
a) Disco Rígido b) Memória Cache c) Driver de Impressora d) Antimemória
2) É um Periférico de Entrada e saída que auxilia na comunicação com outros computadores através da linha telefônica, estamos falando de:
a) Fax b) Placa de Rede c) Modem d) Placa de Som
3) (TTN – 97) A unidade de medida da resolução de uma impressora é dada em
a) CPS b) BPM c) PPM d) DPI
4) 128 MB de memória é a quantidade de armazenamento de dados padrão para os computadores atuais, esta memória que falamos é:
a) Memória Cache b) Memória RAM c) Memória Auxiliar d) Memória de Disco
5) O disquete de 3 ½ Polegadas é utilizado, como padrão, para a transmissão de dados entre computadores que não possuem conexão entre si, e durante muito tempo foi a única maneira de se trocar arquivos entre computadores, mas é limitado, devido à sua capacidade máxima de:
a) 1,44 MB b) 2,00 MB c) 14,4 MB d) 1,38 MB
6) Hoje em dia, existem vários drives de CD que permitem velocidades de 52 X, e até 56 X, todos baseados em múltiplos de um valor que seria o equivalente a 1 X, Esse valor é igual a:
a) 300 Kbps b) 600 Kbps c) 150 Kbps d) 1,5 Mbps
7) Avalie as sentenças abaixo
I. Todo micro necessita, para conectar à internet, de uma placa de rede.
II. Memória Cache é mais lenta que a memória RAM
III. Os dados gravados na Memória RAM são permanentes
IV. O Drive de disquete é um periférico somente de entrada
Assinale quais as alternativas estão corretas:
a) I e II b) II e III c. Todas d. Nenhuma
8) As caixas de som de um computador são periféricos de saída, pois os dados saem da CPU para o usuário, assim como acontece com a impressora. Mas o Scanner é considerado:
a) Parte integrante da CPU c. Periférico Misto (Entrada e Saída)
b) Periférico de Entrada d. Periférico de Saída
9) O BIOS é um CHIP que tem instruções gravadas de fábrica para realizar durante a inicialização do computador, o tipo de memória que armazena os dados do BIOS é:
a) RAM b) SRAM c. CACHE d. ROM
Informática para Concursos
10
10) Responsável pelo envio de dados RGB para o periférico padrão de saída a fim de que o usuário possa visualizar instantaneamente o que está se passando no computador, estamos falando de um periférico de saída, encontrado dentro do gabinete, e chamado:
a) Monitor b) Placa de Vídeo c. Placa de Modem d. Registrador de Exibição
11) (TJPE – 2001) Considere as duas configurações de Micros apresentadas a seguir:
Configuração 1
Microprocessador Pentium III de 450 MHz;
32 MB de memória RAM;
Winchester de 5 GB;
Vídeo de 17";
Placa de vídeo 2 MB.
Configuração 2
Microprocessador Pentium III de 750 MHz;
128 MB de memória RAM;
Winchester de 10 GB;
Vídeo de 15";
Placa de vídeo 8 MB.
Com base nas configurações de computador mostradas acima e considerando que especificações e configurações não apresentadas são equivalentes para os dois computadores, assinale a opção correta:
a) Dadas as mesmas condições de operação e carregamentos do sistema operacional, um determinado software será executado de forma mais rápida no computador da configuração 2 que naquele apresentado com a configuração 1.
b) Ambos os computadores operam unicamente em 220 V.
c) A capacidade de memória total do computador de configuração 1 é igual a 32 MB x 5 GB, ou seja, 160 GB.
d) Se o computador de configuração 1 tivesse sua memória substituída por uma memória ROM de 128 MB, ele poderia dispensar o uso do winchester (HD), mantendo as mesmas condições de armazenagem.
e) Se a placa de vídeo da configuração 1 for trocada por aquela da configuração 2, o monitor de 17" terá sua definição reduzida.
12) (TJPE 2001 - Nível Médio) Constitui equipamento necessário para permitir que um usuário acesse à Internet por meio de um computador integrante de uma LAN (Local Area Network) ou de uma rede Dial-up, o(a):
I - placa fax/modem II - placa de rede III - interface USB ou SCSI
IV - kit multimídia completo V - scanner
A quantidade de itens corretos é igual a:
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
13) (TJPE 2001 – Nível Médio) As pessoas recebem, transmitem e processam informações. Na forma eletrônica, as informações exigem dispositivos adequados para a sua gravação e a sua recuperação. Acerca destes dispositivos, assinale a alternativa correta:
a. A capacidade de armazenamento de um CD-ROM é menor que a capacidade de armazenamento de 100 disquetes de 3 ½ polegadas.
b. O monitor de vídeo de um computador é o dispositivo responsável pelo armazenamento dos dados que serão transformados em texto ou imagem para serem exibidos.
c. Um disco de armazenamento de dados utilizado em unidades de DVD tem uma capacidade máxima de armazenamento superior à de um Compact Disk convencional.
d. Na memória RAM, os dados gravados ficam preservados quando a fonte de alimentação da unidade central de processamento é desligada.
e. Pelo fato de utilizarem exclusivamente a porta serial, as unidades externas de armazenamento e leitura de dados têm uma velocidade de leitura e armazenamento superior a qualquer unidade interna que tenha a mesma funcionalidade.
14) (TJPE 2001 – Nível médio) O computador foi desenvolvido para automatizar o processamento de dados, realizando, por meio de uma aplicação ou um programa, algumas operações básicas (entrada, saída, cálculo, comparação, desvio, interrupção etc.) sem a intervenção humana. Portanto, um computador é capaz de ler dados de entrada, processá-los e gerar dados de saída, executando um programa adequado para isso. Acerca dos programas ou aplicativos dos computadores, assinale a opção incorreta:
a) No procedimento de instalação, um programa é transferido para o disco rígido do computador, onde fica armazenado para uma futura utilização.
b) Ao se iniciar o processo de execução de um programa que esteja armazenado no disco rígido de um computador, ocorre a transferência do programa, ou de parte dele, para a memória RAM, onde ele é efetivamente executado.
c) Alguns programas oferecem a possibilidade de serem personalizados em função das características do computador e conforme algumas opções de modos de operação.
d) O MS-DOS é um aplicativo cuja principal funcionalidade é a geração de imagens gráficas na forma de janelas.
e) Há programas específicos para compactar arquivos, de modo que estes ocupem uma menor quantidade de espaço nos dispositivos de armazenamento de dados. Em algumas situações, a compactação pode reduzir os arquivos originais em mais de 50%.
15) (TJPE 2001 – Nível médio) Acerca dos conceitos básicos relacionados a microcomputadores. Assinale a opção correta:
a) A menor unidade de armazenamento de um microcomputador é o byte. Um conjunto de 8 bytes forma 1 bit, com o qual as informações de um computador são constituídas.
b) Quanto maior a capacidade do Winchester de um computador, maior será a velocidade de execução de um programa, independentemente da capacidade das memórias RAM e Cache utilizadas.
c) Para que um usuário acesse a Internet por meio de uma rede Dial-up, é necessário que seu computador esteja equipado com o Kit Multimídia completo.
d) Quanto maior for a dimensão do monitor de vídeo utilizado em um computador, maior deverá ser a capacidade da memória ROM instalada, de forma que uma boa definição e uma boa resolução sejam garantidas.
e) A unidade de CD-ROM é um periférico capaz de realizar a leitura óptica dos dados armazenados em um Compact Disk, diferentemente de uma unidade de disquete de 3 ½ polegadas, que realiza a leitura dos dados de forma magnética.
Informática para Concursos
11
16) (TJPE 2001 – Nível Superior) Com o objetivo de adquirir um microcomputador, José fez uma pesquisa nos anúncios de jornal e selecionou as duas propostas ilustradas abaixo. Acerca das configurações dos microcomputadores descritos nas propostas, assinale a opção correta:
. Microcomputador Desktop – Processador Intel Celeron 766 MHz – 128 KB Cache L2 – 64 MB – HD 20 GB – Drive 1,44 MB – CD-ROM 48X – Modem 56 Kbps V.90 – Teclado – Mouse – Monitor SVGA 15’’ – Windows Millenium Edition – Diversos Softwares Instalados
. Microcomputador Notebook – Processador Intel Pentium III 700 MHz - 128 KB Cache L2 – 64 MB – HD 15 GB – Drive 1,44 MB – CD-ROM 24X – Modem 56 Kbps V.90 – Tela Matriz Ativa 13,1’’ – Vídeo 8 MB – Placa Ethernet 10/100 Mbps – Caixas de som JBL Pro com Bass Reflex - Windows 2000
a. Em termos de capacidade de memória RAM, as duas propostas são equivalentes.
b. Os dois processadores - "Intel Celeron 766 MHz” e “Pentium III 700 MHz” - são equivalentes em termos de eficiência de processamento, sendo ambas capazes de realizar mais de 700 milhões de operações por segundo.
c. O microcomputador indicado na proposta II tem uma maior capacidade de armazenagem de dados em winchester, em relação ao da proposta I
d. Os microcomputadores descritos nas duas propostas são equipados com o mesmo sistema Operacional.
e. A placa Ethernet 10/100 Mbps do microcomputador da proposta II é equivalente à placa de modem de 56 Kbps do microcomputador da proposta I em termos de velocidade de acesso à Internet, por uma rede dial-up.
17) (TJPE – 2001) Com relação aos termos e aos dispositivos da área de informática, assinale a opção correta:
a) O termo firmware refere-se aos componentes físicos de um equipamento. O firmware inclui chips, teclado, vídeo, drives, etc.
b) O conjunto de instruções que tornam o computador uma máquina capaz de responder aos comandos de um usuário para as mais diversas finalidades é denominado hardware.
c) A sigla CD (do inglês Compact disk) refere-se a um disco que, a cada dia, vem sendo menos usado, porque, por ser compacto, foi superado pelo disco de 1,5 polegadas, que possui maior capacidade de armazenamento.
d) A sigla ROM refere-se à memória de uso transitório, cujos dados são apagados sempre que o equipamento é desligado.
e) No programa Windows, as dimensões 640x480 pixels, 800x600 pixels e 1024x768 pixels referem-se às propriedades do vídeo.
18) (MPU – 1999) julgue os seguintes itens, a respeito de componentes e periféricos típicos dos computadores atuais:
• Atualmente, são comuns modems que permitem transmissão a taxas superiores a 1024 bps.
• A função do Scanner é aumentar a capacidade de memória do computador
• Todas as unidades de CD-ROM permitem a escrita e a leitura dos dados em CDs.
• Diversas impressoras do tipo jato de tinta podem imprimir em cores
• Diversos tipos de mouses atuais conectam-se ao computador por meio de portas seriais.
O número de itens certos é igual a:
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
19) (MPU – 1999) Em geral, o equipamento que apresenta maior capacidade de armazenamento de dados digitais em um microcomputador é o (a):
a) Disco flexível b) Disco Rígido c) Memória RAM instalada d) Memória ROM e) CD-ROM
20) (Papiloscopista Polícia Civil – DF) No que se refere a hardware de microcomputadores do tipo PC e de seus periféricos, assinale a opção correta.
a) Todos os discos rígidos utilizados em microcomputadores atuais utilizam gravação óptica.
b) Existem atualmente microcomputadores do tipo PC com capacidade de memória RAM superior a 500 mil bytes.
c) Apesar de as impressoras matriciais de impacto terem uma qualidade gráfica pior que as impressoras a laser, uma grande vantagem das primeiras sobre as segundas é que aquelas têm sempre uma velocidade de impressão maior que estas.
d) A função da placa de modem é controlar os sinais que vão do computador para o monitor de vídeo.
e) Os discos flexíveis de 3½ polegadas permitem um armazenamento de até 144 gigabytes.
21) (TJPE- 2001) O chefe da seção onde trabalha um auxiliar judiciário solicitou-lhe que descrevesse as especificações de um microcomputador a ser adquirido pelo órgão, para que fosse utilizado para os trabalhos do dia-a-dia da seção, incluindo acesso à Internet. Entre as opções abaixo, assinale aquela que estaria correta como resposta a essa solicitação.
a) microcomputador Pentium III, memória RAM de 1.028 megabytes, monitor de 17”, HD de 20 gigabits, placa de vídeo de 4 megabits, fax modem de 56 bits/s, CDROM de 10x e Windows 98 pré–instalado.
b) microcomputador Pentium III, memória RAM de 64 megabytes, monitor de 17”, HD de 20 gigabytes, placa de vídeo de 4 gigabytes, fax modem de 8 kilobits/s, CDROM de 10x e Windows 98 pré–instalado.
c) microcomputador Pentium II, memória RAM de 64 megabytes, monitor de 14”, HD de 20 gigabits, placa de vídeo de 4 megabits, fax modem de 56 bytes/s, CDROM de 52x e Windows 2000 pré–instalado.
d) microcomputador Pentium III, memória RAM de 64 megabytes, monitor de 17”, HD de 20 gigabytes, placa de vídeo de 4 megabytes, fax modem de 56 kilobits/s, CDROM de 52x e Windows 2000 pré–instalado.
e) microcomputador Pentium II, memória RAM de 64 bits, monitor de 14”, HD de 10 bytes, placa de vídeo de 4 megabytes, fax modem de 56 bits/s, CDROM de 52x e Windows 2000 pré–instalado.
GABARITO
Informática para Concursos
12
1) B
2) C
3) D
4) B
5) D
6) C
7) D
8) B
9) D
10) B
11) A
12) B
13) C
14) D
15) E
16) A
17) E
18) C
19) B
20) B
21) D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações