Técnicas de Estudo - Qualidade

ESTUDAR COM QUALIDADE

O estudo é certamente algo muito importante. Quando estudamos melhoramos nosso desempenho na vida. Estudar exige uma disciplina intelectual que é adquirida a medida que se pratica o ato de estudar. Quando conquista esse hábito, o estudante percebe que vai adquirindo maior segurança em si mesmo.
Cabe-nos perguntar: Quais os segredos para obter sucesso no ato de estudar? Que fatores podem ser preponderantes para que o estudo seja eficaz e eficiente?
Estas questões nos remetem a pensar na escola, nos educadores e na família.
Enquanto os médicos estudam os mecanismos fisiológicos ligados à aprendizagem, os psicólogos estudam a inteligência humana e os sociólogos refletem sobre as estimulações sociais que estão envolvidas no processo de aprender, é na escola, com os educadores, que o estudo se sistematiza.
Então, como fazer para interferir na qualidade do estudo e da aprendizagem dos nossos alunos?
As respostas a todos esses questionamentos nos indicam que a motivação, a vontade, interesse, determinação, garra e prazer estão ligados ao sucesso, ou atingimento do fim proposto por desejo.
Quando está o aluno motivado está mais atento e perspectiva aos estímulos que o meio oferece e sua memória armazena maior quantidade de fatos e informações. Aos educadores, cabe criar um clima que depende a motivação para que o ato de estudar seja importante para a vida do aluno.
As condições físicas do aluno e de seu ambiente de estudo devem favorecer a tranqüilidade e a atenção. Aos pais, cabe garantir boas condições de saúde e espaço físico, bem como horários efetivos de estudo, organizados adequadamente. Sabe-se que cada vez mais a crise social leva os pais de nossos educandos a fixarem sua atenção na subsistência da família em detrimento do acompanhamento do processo educacional de seus filhos. Cabe à escola resgatá-los e fazê-los perceber a grande contribuição que os pais tem a dar para a qualidade desse processo. Um lar onde haja estabilidade afetiva, acolhimento, atenção, apoio moral, atitude de escuta, gerará equilibrio emocional e confiança no estudante, motivando-o nos estudos e em suas metas pessoais.
Os pais devem mostrar curiosidade em relação ao conhecimento, esperança na superação de possíveis dificuldades, otimismo quanto ao futuro e exemplo personificado de que estudar e buscar novos caminhos é importante.
A escola deve desenvolver ao máximo as competências de leitura e escrita, a capacidade de solucionar problemas, ativar seu pensamento operacional e estratégico, a mente aberta ao novo, ter uma consciência ecológica e preservar a esperança de um mundo melhor.
Assim, teremos um estudo com qualidade e educandos preparados para o futuro, para o século XXI.

http://ntefo.vilabol.uol.com.br/estudarcomqualidade.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações