Português - Exercícios

Texto para Reflexão.
Não crie problemas, crie soluções!!!

O construtor de pontes
1 Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas,
separadas apenas por um rio, entraram em conflito. Foi a
primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho
4 lado a lado. Mas agora tudo havia mudado.
O que começou com um pequeno mal-entendido
finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas,
7 seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à
sua porta.
10 — Estou procurando trabalho, disse um forasteiro.
Faço trabalhos de carpintaria. Talvez você tenha algum
serviço para mim.
13 — Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela
fazenda ali, além do rio? É do meu vizinho. Na realidade é
do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais
16 suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois
use para construir uma cerca bem alta.
— Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro.
19 Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para
a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando
22 o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que
viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as
25 duas margens. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou
enfurecido e falou:
— Você foi atrevido construindo essa ponte depois
28 de tudo que lhe contei!
Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar
novamente para a ponte, viu o seu irmão se aproximando de
31 braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu
lado do rio.
O irmão mais novo então falou:
34 — Você realmente foi muito amigo construindo esta
ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho
37 correu na direção do outro e abraçaram-se, emocionados, no
meio da ponte.
O carpinteiro que fez o trabalho preparou-se para
40 partir, com sua caixa de ferramentas.
— Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos
para você.
43 Porém o carpinteiro respondeu:
— Eu gostaria, mas tenho outras pontes a
construir...

Aproveite e responda as questões abaixo
A partir da leitura do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos à tipologia textual e à redação de correspondências oficiais.
16 O texto é essencialmente narrativo, apesar de o parágrafo inicial ter passagem descritiva.
17 As passagens das linhas 10-12 e 18-19 reproduzem falas do carpinteiro e estão em discurso direto.
18 A parte do texto situada entre as linhas 29 e 32 apresenta as ações e reações das personagens e, por isso, poderia fazer parte do corpo de um ofício.
19 A passagem “Espere, fique conosco!” (R.41), para que
pudesse constar de um relatório, deveria ser recuperada da
seguinte maneira: O fazendeiro pediu ao forasteiro que
esperasse, ficasse com eles.
20 A última fala, nas linhas 44 e 45, na forma como se encontra, poderia constar de um requerimento, em que o profissional estivesse solicitando emprego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações