1º SIMULADO DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
Assunto:Auditoria Operacional( 20 questões)
Responsável: conc_eng_civil
Postagem: Dia 19/08
Gabarito: Dia 26/08 (ALTERADO)
1 - A Auditoria de Natureza Operacional abrange duas modalidades: a auditoria de desempenho operacional e a avaliação de programa. A auditoria de desempenho operacional focaliza o processo de gestão, enquanto a avaliação de programa prioriza os efeitos produzidos pela intervenção governamental.
2 - Enquanto a auditoria de desempenho operacional verifica, além da eficiência operativa, o grau de cumprimento das metas, comparando metas previstas com metas realizadas, a avaliação de programa busca apurar em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela administração.
3 - O objetivo da auditoria de desempenho operacional é examinar a ação governamental quanto aos aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia, enquanto a avaliação de programa busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais.
4 - Para a realização de auditorias de natureza operacional, devem ser observadas as seguintes etapas: Levantamento de Auditoria e Execução. O levantamento de auditoria consiste no planejamento da auditoria não abrangendo, portanto, coleta de dados ou especificação de critérios de auditoria, que serão parte da execução.
5 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico é definido pela análise dos fatores ambientais externos e internos que influenciam no negócio empresa.
6 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico pressupõe a existência de um completo sistema de gestão de informações gerenciais.
7 - Além do modelo de Marco lógico, há outros modelos analíticos como os modelos de insumo-produto e de condições ambientais. Cada modelo se aplica a uma situação específica, não cabendo a utilização conjunta de nenhum deles.
8 - Os critérios de auditoria são essenciais para todo tipo de auditoria, exceto para as que tratam de questões descritivas.
9 - Os critérios de auditoria balizarão as conclusões da auditoria. Portanto, a fim de preservar a devida confiabilidade dos resultados, não caberá consulta aos gestores acerca da sua pertinência.
10 - Ao contrário de um projeto de auditoria de conformidade, que segue um padrão razoavelmente estável e consistente, o projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa é específico para cada auditoria, podendo ser revisto e adaptado à medida que se desenvolvem os trabalhos de campo.
11 - A causa de um achado de auditoria é a base para as recomendações.
12 - Muitas vezes, a complexidade e a falta de informações precisas a respeito do objeto da auditoria podem comprometer o resultado de uma Auditoria de Natureza Operacional. Nesse caso, a equipe deve considerar a conveniência de realizar um teste-piloto que permita checar a estratégia metodológica proposta, as premissas iniciais acerca do funcionamento do objeto auditado e a qualidade e confiabilidade dos dados. Portanto, a realização do teste-piloto é altamente recomendável, exceto no caso de auditorias de grande complexidade e custos elevados.
13 - O objetivo da etapa de levantamento é avaliar a necessidade e, se for o caso, recomendar a realização de Auditoria de Natureza Operacional. Portanto, essa etapa não suscitará determinações por parte do Tribunal de Contas.
14 - Um estudo de caso é um método para conhecer uma situação complexa, baseado em uma compreensão abrangente da situação, obtida a partir da ampla descrição e análise da mesma, considerada como um todo e no seu contexto.
15 - O estudo de caso pode ser empregado tanto em uma auditoria de desempenho operacional, como em uma avaliação de programa.
16 - Um dos tipos de delineamentos quase-experimentais é o denominado "séries temporais com grupo de controle". Nesse teste, realiza-se uma série de mensurações antes e depois da implementação do programa, sendo uma opção adequada quando se deseja obter uma perspectiva de longo prazo do programa.
17 - Comparativamente, o delineamento "séries temporais com grupo de controle" é considerado mais eficaz que o "grupos não-equivalentes com pré e pós-testes", por ser capaz de controlar a maior parte das ameaças à validade interna.
18 - Entenda-se por método de análise de dados o modo como são organizados os dados coletados e as relações que se pretende estabelecer entre as variáveis selecionadas para responder às questões de auditoria. A descrição do método em questão é parte fundamental do projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa e deve, portanto, constar da Matriz de Planejamento de Auditoria.
19 - A verificação das metas de desempenho é um aspecto essencial de uma Auditoria de Natureza Operacional. Entretanto, durante o levantamento de auditoria, a equipe pode constatar que inexiste um sistema de indicadores de desempenho ou que os existentes são inadequados para medir o desempenho do objeto da auditoria. Nesse caso, cabe à equipe avisar ao gestor e suspender os trabalhos temporariamente.
20 - O relatório de auditoria apresentará os resultados dos trabalhos, sendo vedada a inclusão de qualquer comentário do gestor nesse documento.
1 - A Auditoria de Natureza Operacional abrange duas modalidades: a auditoria de desempenho operacional e a avaliação de programa. A auditoria de desempenho operacional focaliza o processo de gestão, enquanto a avaliação de programa prioriza os efeitos produzidos pela intervenção governamental.
GABA: C
2 - Enquanto a auditoria de desempenho operacional verifica, além da eficiência operativa, o grau de cumprimento das metas, comparando metas previstas com metas realizadas, a avaliação de programa busca apurar em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela administração.
GABA: C
3 - O objetivo da auditoria de desempenho operacional é examinar a ação governamental quanto aos aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia, enquanto a avaliação de programa busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais.
GABA: E. A auditoria de conformidade é que avalia a legalidade e legitimidade e não a auditoria operacional. O restante está correto.
4 - Para a realização de auditorias de natureza operacional, devem ser observadas as seguintes etapas: Levantamento de Auditoria e Execução. O levantamento de auditoria consiste no planejamento da auditoria não abrangendo, portanto, coleta de dados ou especificação de critérios de auditoria, que serão parte da execução.
GABA: E. Também há coleta de dados e especificação de critérios de auditoria na fase de levantamento.
5 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico é definido pela análise dos fatores ambientais externos e internos que influenciam no negócio da empresa.
GABA: E. Esse item apareceu no último concurso do TCU e foi dado como errado. A análise dos fatores ambientais internos e externos é realizada no modelo de condições ambientais.
6 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico pressupõe a existência de um completo sistema de gestão de informações gerenciais.
GABA: C
7 - Além do modelo de Marco lógico, há outros modelos analíticos como os modelos de insumo-produto e de condições ambientais. Cada modelo se aplica a uma situação específica, não cabendo a utilização conjunta de nenhum deles.
GABA: E. Segundo o Manual, a utilização conjunta dos Modelos de Insumo-Produto e de Condições Ambientes podem proporcionar uma visão mais abrangente do objeto da auditoria.
8 - Os critérios de auditoria são essenciais para todo tipo de auditoria, exceto para as que tratam de questões descritivas.
GABA: C
9 - Os critérios de auditoria balizarão as conclusões da auditoria. Portanto, a fim de preservar a devida confiabilidade dos resultados, não caberá consulta aos gestores acerca da sua pertinência.
GABA: E. Os gestores deverão ser consultados acerca dos critérios de auditoria definidos.
10 - Ao contrário de um projeto de auditoria de conformidade, que segue um padrão razoavelmente estável e consistente, o projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa é específico para cada auditoria, podendo ser revisto e adaptado à medida que se desenvolvem os trabalhos de campo.
GABA: C
11 - A causa de um achado de auditoria é a base para as recomendações.
GABA: C
12 - Muitas vezes, a complexidade e a falta de informações precisas a respeito do objeto da auditoria podem comprometer o resultado de uma Auditoria de Natureza Operacional. Nesse caso, a equipe deve considerar a conveniência de realizar um teste-piloto que permita checar a estratégia metodológica proposta, as premissas iniciais acerca do funcionamento do objeto auditado e a qualidade e confiabilidade dos dados. Portanto, a realização do teste-piloto é altamente recomendável, exceto no caso de auditorias de grande complexidade e custos elevados.
GABA: E. A realização do teste-piloto não só se justifica como é altamente recomendável no caso de auditorias de grande complexidade e custos elevados, pois reduz as incertezas e aumenta as chances de que o trabalho desenvolvido alcance o nível de qualidade desejado com o menor custo possível.
13 - O objetivo da etapa de levantamento é avaliar a necessidade e, se for o caso, recomendar a realização de Auditoria de Natureza Operacional. Portanto, essa etapa não suscitará determinações por parte do Tribunal de Contas.
GABA: E. Pode a etapa de levantamento suscitar determinações.
14 - Um estudo de caso é um método para conhecer uma situação complexa, baseado em uma compreensão abrangente da situação, obtida a partir da ampla descrição e análise da mesma, considerada como um todo e no seu contexto.
GABA: C
15 - O estudo de caso pode ser empregado tanto em uma auditoria de desempenho operacional, como em uma avaliação de programa.
GABA: C
16 - Um dos tipos de delineamentos quase-experimentais é o denominado "séries temporais com grupo de controle". Nesse teste, realiza-se uma série de mensurações antes e depois da implementação do programa, sendo uma opção adequada quando se deseja obter uma perspectiva de longo prazo do programa.
GABA: C
17 - Comparativamente, o delineamento "séries temporais com grupo de controle" é considerado mais eficaz que o "grupos não-equivalentes com pré e pós-testes", por ser capaz de controlar a maior parte das ameaças à validade interna.
GABA: C
18 - Entenda-se por método de análise de dados o modo como são organizados os dados coletados e as relações que se pretende estabelecer entre as variáveis selecionadas para responder às questões de auditoria. A descrição do método em questão é parte fundamental do projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa e deve, portanto, constar da Matriz de Planejamento de Auditoria.
GABA: C
19 - A verificação das metas de desempenho é um aspecto essencial de uma Auditoria de Natureza Operacional. Entretanto, durante o levantamento de auditoria, a equipe pode constatar que inexiste um sistema de indicadores de desempenho ou que os existentes são inadequados para medir o desempenho do objeto da auditoria. Nesse caso, cabe à equipe avisar ao gestor e suspender os trabalhos temporariamente.
GABA: E. Nesse caso, caberá à equipe desenvolver indicadores de desempenho e, havendo facilidade de obtenção de dados durante os trabalhos de campo, empregá-los para avaliar o desempenho do objeto da auditoria. E não suspender os trabalhos.
20 - O relatório de auditoria apresentará os resultados dos trabalhos, sendo vedada a inclusão de qualquer comentário do gestor nesse documento.
GABA: E. Parte do relatório é exatamente o comentário do gestor.
Parabéns a todos! Espero que tenha ajudado.
Responsável: conc_eng_civil
Postagem: Dia 19/08
Gabarito: Dia 26/08 (ALTERADO)
1 - A Auditoria de Natureza Operacional abrange duas modalidades: a auditoria de desempenho operacional e a avaliação de programa. A auditoria de desempenho operacional focaliza o processo de gestão, enquanto a avaliação de programa prioriza os efeitos produzidos pela intervenção governamental.
2 - Enquanto a auditoria de desempenho operacional verifica, além da eficiência operativa, o grau de cumprimento das metas, comparando metas previstas com metas realizadas, a avaliação de programa busca apurar em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela administração.
3 - O objetivo da auditoria de desempenho operacional é examinar a ação governamental quanto aos aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia, enquanto a avaliação de programa busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais.
4 - Para a realização de auditorias de natureza operacional, devem ser observadas as seguintes etapas: Levantamento de Auditoria e Execução. O levantamento de auditoria consiste no planejamento da auditoria não abrangendo, portanto, coleta de dados ou especificação de critérios de auditoria, que serão parte da execução.
5 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico é definido pela análise dos fatores ambientais externos e internos que influenciam no negócio empresa.
6 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico pressupõe a existência de um completo sistema de gestão de informações gerenciais.
7 - Além do modelo de Marco lógico, há outros modelos analíticos como os modelos de insumo-produto e de condições ambientais. Cada modelo se aplica a uma situação específica, não cabendo a utilização conjunta de nenhum deles.
8 - Os critérios de auditoria são essenciais para todo tipo de auditoria, exceto para as que tratam de questões descritivas.
9 - Os critérios de auditoria balizarão as conclusões da auditoria. Portanto, a fim de preservar a devida confiabilidade dos resultados, não caberá consulta aos gestores acerca da sua pertinência.
10 - Ao contrário de um projeto de auditoria de conformidade, que segue um padrão razoavelmente estável e consistente, o projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa é específico para cada auditoria, podendo ser revisto e adaptado à medida que se desenvolvem os trabalhos de campo.
11 - A causa de um achado de auditoria é a base para as recomendações.
12 - Muitas vezes, a complexidade e a falta de informações precisas a respeito do objeto da auditoria podem comprometer o resultado de uma Auditoria de Natureza Operacional. Nesse caso, a equipe deve considerar a conveniência de realizar um teste-piloto que permita checar a estratégia metodológica proposta, as premissas iniciais acerca do funcionamento do objeto auditado e a qualidade e confiabilidade dos dados. Portanto, a realização do teste-piloto é altamente recomendável, exceto no caso de auditorias de grande complexidade e custos elevados.
13 - O objetivo da etapa de levantamento é avaliar a necessidade e, se for o caso, recomendar a realização de Auditoria de Natureza Operacional. Portanto, essa etapa não suscitará determinações por parte do Tribunal de Contas.
14 - Um estudo de caso é um método para conhecer uma situação complexa, baseado em uma compreensão abrangente da situação, obtida a partir da ampla descrição e análise da mesma, considerada como um todo e no seu contexto.
15 - O estudo de caso pode ser empregado tanto em uma auditoria de desempenho operacional, como em uma avaliação de programa.
16 - Um dos tipos de delineamentos quase-experimentais é o denominado "séries temporais com grupo de controle". Nesse teste, realiza-se uma série de mensurações antes e depois da implementação do programa, sendo uma opção adequada quando se deseja obter uma perspectiva de longo prazo do programa.
17 - Comparativamente, o delineamento "séries temporais com grupo de controle" é considerado mais eficaz que o "grupos não-equivalentes com pré e pós-testes", por ser capaz de controlar a maior parte das ameaças à validade interna.
18 - Entenda-se por método de análise de dados o modo como são organizados os dados coletados e as relações que se pretende estabelecer entre as variáveis selecionadas para responder às questões de auditoria. A descrição do método em questão é parte fundamental do projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa e deve, portanto, constar da Matriz de Planejamento de Auditoria.
19 - A verificação das metas de desempenho é um aspecto essencial de uma Auditoria de Natureza Operacional. Entretanto, durante o levantamento de auditoria, a equipe pode constatar que inexiste um sistema de indicadores de desempenho ou que os existentes são inadequados para medir o desempenho do objeto da auditoria. Nesse caso, cabe à equipe avisar ao gestor e suspender os trabalhos temporariamente.
20 - O relatório de auditoria apresentará os resultados dos trabalhos, sendo vedada a inclusão de qualquer comentário do gestor nesse documento.
1 - A Auditoria de Natureza Operacional abrange duas modalidades: a auditoria de desempenho operacional e a avaliação de programa. A auditoria de desempenho operacional focaliza o processo de gestão, enquanto a avaliação de programa prioriza os efeitos produzidos pela intervenção governamental.
GABA: C
2 - Enquanto a auditoria de desempenho operacional verifica, além da eficiência operativa, o grau de cumprimento das metas, comparando metas previstas com metas realizadas, a avaliação de programa busca apurar em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela administração.
GABA: C
3 - O objetivo da auditoria de desempenho operacional é examinar a ação governamental quanto aos aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia, enquanto a avaliação de programa busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais.
GABA: E. A auditoria de conformidade é que avalia a legalidade e legitimidade e não a auditoria operacional. O restante está correto.
4 - Para a realização de auditorias de natureza operacional, devem ser observadas as seguintes etapas: Levantamento de Auditoria e Execução. O levantamento de auditoria consiste no planejamento da auditoria não abrangendo, portanto, coleta de dados ou especificação de critérios de auditoria, que serão parte da execução.
GABA: E. Também há coleta de dados e especificação de critérios de auditoria na fase de levantamento.
5 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico é definido pela análise dos fatores ambientais externos e internos que influenciam no negócio da empresa.
GABA: E. Esse item apareceu no último concurso do TCU e foi dado como errado. A análise dos fatores ambientais internos e externos é realizada no modelo de condições ambientais.
6 - (ACE-TCU/2006) O modelo de Marco lógico pressupõe a existência de um completo sistema de gestão de informações gerenciais.
GABA: C
7 - Além do modelo de Marco lógico, há outros modelos analíticos como os modelos de insumo-produto e de condições ambientais. Cada modelo se aplica a uma situação específica, não cabendo a utilização conjunta de nenhum deles.
GABA: E. Segundo o Manual, a utilização conjunta dos Modelos de Insumo-Produto e de Condições Ambientes podem proporcionar uma visão mais abrangente do objeto da auditoria.
8 - Os critérios de auditoria são essenciais para todo tipo de auditoria, exceto para as que tratam de questões descritivas.
GABA: C
9 - Os critérios de auditoria balizarão as conclusões da auditoria. Portanto, a fim de preservar a devida confiabilidade dos resultados, não caberá consulta aos gestores acerca da sua pertinência.
GABA: E. Os gestores deverão ser consultados acerca dos critérios de auditoria definidos.
10 - Ao contrário de um projeto de auditoria de conformidade, que segue um padrão razoavelmente estável e consistente, o projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa é específico para cada auditoria, podendo ser revisto e adaptado à medida que se desenvolvem os trabalhos de campo.
GABA: C
11 - A causa de um achado de auditoria é a base para as recomendações.
GABA: C
12 - Muitas vezes, a complexidade e a falta de informações precisas a respeito do objeto da auditoria podem comprometer o resultado de uma Auditoria de Natureza Operacional. Nesse caso, a equipe deve considerar a conveniência de realizar um teste-piloto que permita checar a estratégia metodológica proposta, as premissas iniciais acerca do funcionamento do objeto auditado e a qualidade e confiabilidade dos dados. Portanto, a realização do teste-piloto é altamente recomendável, exceto no caso de auditorias de grande complexidade e custos elevados.
GABA: E. A realização do teste-piloto não só se justifica como é altamente recomendável no caso de auditorias de grande complexidade e custos elevados, pois reduz as incertezas e aumenta as chances de que o trabalho desenvolvido alcance o nível de qualidade desejado com o menor custo possível.
13 - O objetivo da etapa de levantamento é avaliar a necessidade e, se for o caso, recomendar a realização de Auditoria de Natureza Operacional. Portanto, essa etapa não suscitará determinações por parte do Tribunal de Contas.
GABA: E. Pode a etapa de levantamento suscitar determinações.
14 - Um estudo de caso é um método para conhecer uma situação complexa, baseado em uma compreensão abrangente da situação, obtida a partir da ampla descrição e análise da mesma, considerada como um todo e no seu contexto.
GABA: C
15 - O estudo de caso pode ser empregado tanto em uma auditoria de desempenho operacional, como em uma avaliação de programa.
GABA: C
16 - Um dos tipos de delineamentos quase-experimentais é o denominado "séries temporais com grupo de controle". Nesse teste, realiza-se uma série de mensurações antes e depois da implementação do programa, sendo uma opção adequada quando se deseja obter uma perspectiva de longo prazo do programa.
GABA: C
17 - Comparativamente, o delineamento "séries temporais com grupo de controle" é considerado mais eficaz que o "grupos não-equivalentes com pré e pós-testes", por ser capaz de controlar a maior parte das ameaças à validade interna.
GABA: C
18 - Entenda-se por método de análise de dados o modo como são organizados os dados coletados e as relações que se pretende estabelecer entre as variáveis selecionadas para responder às questões de auditoria. A descrição do método em questão é parte fundamental do projeto de auditoria de desempenho operacional/avaliação de programa e deve, portanto, constar da Matriz de Planejamento de Auditoria.
GABA: C
19 - A verificação das metas de desempenho é um aspecto essencial de uma Auditoria de Natureza Operacional. Entretanto, durante o levantamento de auditoria, a equipe pode constatar que inexiste um sistema de indicadores de desempenho ou que os existentes são inadequados para medir o desempenho do objeto da auditoria. Nesse caso, cabe à equipe avisar ao gestor e suspender os trabalhos temporariamente.
GABA: E. Nesse caso, caberá à equipe desenvolver indicadores de desempenho e, havendo facilidade de obtenção de dados durante os trabalhos de campo, empregá-los para avaliar o desempenho do objeto da auditoria. E não suspender os trabalhos.
20 - O relatório de auditoria apresentará os resultados dos trabalhos, sendo vedada a inclusão de qualquer comentário do gestor nesse documento.
GABA: E. Parte do relatório é exatamente o comentário do gestor.
Parabéns a todos! Espero que tenha ajudado.
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