Questões Comentadas - Redes

matheus escreveu:
(TJ/PE - FCC 2007) 36. A topologia lógica em um sistema de computadores interligados através de um hub é conhecida como
(A) Anel.
(B) Linear.
(C) Estrela.
(D) Ponto-a-Ponto.
(E) Circular.


Resposta: C, a topologia física é estrela, mas a lógica não seria de barramento? (linear, no caso)

Errou a banca, pois sabemos que "podemos diferenciar dois tipos de topologias: uma topologia lógica, que é aquela observada sob o ponto de vista das interfaces das estações com a rede (que inclui o método de acesso), e uma topologia física, que diz respeito ao layout físico utilizado na instalação da rede". Soares et al nos informa que "a utilização de hubs, não exige, necessariamente, que as interfaces das estações com a rede a percebam com uma topologia em estrela. Do ponto de vista da interface das estações com a rede, o funcionamento se dá como em uma barra ou em um anel, com seus respectivos métodos de acesso. Note porém, que a implementação física, interna nos hubs, pode ser qualquer uma desde que essa interface seja preservada"

A topologia física descreve como as estações estão ligadas fisicamente (como os cabos estão dispostos).
A topologia lógica descreve como a rede se comporta, como fluem os dados de uma a outra.


Apesar de ser mais comum considerarmos a topologia lógica de um hub como barramento, como vimos é possível como anel ou linear. Sendo assim, o gabarito correto poderia ser a letra A ou a letra B.

Referência:
SOARES, Luiz Fernando Gomes, LEMOS, Guido e COLCHER, Sérgio. Redes de Computadores: das Lans, Mans e Wans às Redes ATM. 2ª Edição. Editora Campus.

Comentários

Anônimo disse…
Topologia linear e topologia em barra não são sinônimos? Se são sinônimos, então haveria duas respostas certas? (segundo a citação de Soares et al.)
Anônimo disse…
No site http://www.clubedohardware.com.br/printpage/310 diz que topologia linear e de barramento são sinônimos. Acho que a resposta da questão deveria ser "linear", e não "anel". Acho que é mais senso comum que a topologia lógica de uma ethernet ligada por um hub é de barramento, e não anel.
Beto Brun disse…
Depois de reler a questão e os livros concordo que existam 2 respostas corretas. Irei modificar os comentários da questão.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações