Como estudar ITIL/CMM/CMMI/COBIT/PMI
Gostaria de solicitar ajuda quanto a como estudar alguns tópicos em que sou mais fraco, e por ter tido uma formação de tecnólogo não pude ter acesso em ambiente acadêmico, principalmente ITIL, Cobit, PMI, CMMI.
1. ITIL: Quais os livros que precisamos realmente ler? Itil 2, 2.1, 2.2, 3 ou qual? Qual a diferença entre eles? Qual o exato material de referência para o ITIL (o que é realmente necessário)?
2. Cobit: O que exatamente do Cobit ler? Cobit 3.0, 4.0, 4.1? Se eu ler o 4.1 por exemplo, preciso ler o 4?
3. PMI: Vi em outro tópico que você diz que não é necessário o estudo aprofundado de todo o PMBOK, quais seriam as áreas realmente primordiais (as mais cobradas)?
4. CMMI: Qual o material de referência exatamente? Possuo a tradução do CMMI 1.1 do CPqD. Esta serve? É suficiente?
By Gorezito
Gorezito,
Minha recomendação é que você não leia o material de referência como um todo, mas sim busque nesse material o aprofundamento dos tópicos que constam das apostilas. Isso porque o que está nas apostilas(do Gledson) já é apenas o que interessa para os concursos, sendo bastante raro cair algo diferente do que está lá. No máximo vale a pena aprofundar o entendimento dos tópicos, já que as apostilas trazem um resumo do conteúdo. Por exemplo, você pode recorrer ao material de referência do ITIL para entender melhor o ciclo de aprovação e liberação de mudanças (change e release management), caso restem dúvidas após ler o que está na apostila.
Seguem abaixo as respostas às suas dúvidas específicas:
1) ITIL: é importante conhecer bem principalmente os processos de service support e service delivery da versão 2 (2.1 ou 2.2, dependendo do livro), e ter uma noção dos demais livros dessa versão. Também recomendo estudar a versão 3, pelo menos para entender a nova divisão dos livros e saber os processos de cada um.
2) COBIT: As diferenças entre o 4.0 e o 4.1 estão basicamente no acréscimo e refinamento das diretrizes gerenciais para implementação dos processos. Como a versão 3 já é bastante antiga e saíram duas depois dela (4.0 e 4.1), creio que seja suficiente estudar pela 4.1.
3) PMBOK: As provas costumam abordar todas as áreas, mas geralmente são cobrados mais detalhes sobre as 4 básicas - escopo, tempo, custo e riscos. Vale a pena entender bem as principais ferramentas de cada uma delas.
4) CMMI: a referência mais atual é a versão 1.2, mas as diferenças são pequenas em relação à 1.1. Basicamente mudou um pouco o conceito (criação da idéia de constelação), com as disciplinas SW/SE/SS passando a fazer parte da publicação básica e restando apenas IPPD como opcional. Os processos são os mesmos. A tradução do CPQD é útil para estudar os conceitos básicos e a estrutura do modelo, mas ela só traz as áreas de processo de nível 2 - o restante você vai ter que pegar no original em inglês.
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Gledson Pompeu
_______________________________
Professor - Tecnologia da Informação
Contato: gledson.pompeu@gmail.com
1. ITIL: Quais os livros que precisamos realmente ler? Itil 2, 2.1, 2.2, 3 ou qual? Qual a diferença entre eles? Qual o exato material de referência para o ITIL (o que é realmente necessário)?
2. Cobit: O que exatamente do Cobit ler? Cobit 3.0, 4.0, 4.1? Se eu ler o 4.1 por exemplo, preciso ler o 4?
3. PMI: Vi em outro tópico que você diz que não é necessário o estudo aprofundado de todo o PMBOK, quais seriam as áreas realmente primordiais (as mais cobradas)?
4. CMMI: Qual o material de referência exatamente? Possuo a tradução do CMMI 1.1 do CPqD. Esta serve? É suficiente?
By Gorezito
Gorezito,
Minha recomendação é que você não leia o material de referência como um todo, mas sim busque nesse material o aprofundamento dos tópicos que constam das apostilas. Isso porque o que está nas apostilas(do Gledson) já é apenas o que interessa para os concursos, sendo bastante raro cair algo diferente do que está lá. No máximo vale a pena aprofundar o entendimento dos tópicos, já que as apostilas trazem um resumo do conteúdo. Por exemplo, você pode recorrer ao material de referência do ITIL para entender melhor o ciclo de aprovação e liberação de mudanças (change e release management), caso restem dúvidas após ler o que está na apostila.
Seguem abaixo as respostas às suas dúvidas específicas:
1) ITIL: é importante conhecer bem principalmente os processos de service support e service delivery da versão 2 (2.1 ou 2.2, dependendo do livro), e ter uma noção dos demais livros dessa versão. Também recomendo estudar a versão 3, pelo menos para entender a nova divisão dos livros e saber os processos de cada um.
2) COBIT: As diferenças entre o 4.0 e o 4.1 estão basicamente no acréscimo e refinamento das diretrizes gerenciais para implementação dos processos. Como a versão 3 já é bastante antiga e saíram duas depois dela (4.0 e 4.1), creio que seja suficiente estudar pela 4.1.
3) PMBOK: As provas costumam abordar todas as áreas, mas geralmente são cobrados mais detalhes sobre as 4 básicas - escopo, tempo, custo e riscos. Vale a pena entender bem as principais ferramentas de cada uma delas.
4) CMMI: a referência mais atual é a versão 1.2, mas as diferenças são pequenas em relação à 1.1. Basicamente mudou um pouco o conceito (criação da idéia de constelação), com as disciplinas SW/SE/SS passando a fazer parte da publicação básica e restando apenas IPPD como opcional. Os processos são os mesmos. A tradução do CPQD é útil para estudar os conceitos básicos e a estrutura do modelo, mas ela só traz as áreas de processo de nível 2 - o restante você vai ter que pegar no original em inglês.
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Gledson Pompeu
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Professor - Tecnologia da Informação
Contato: gledson.pompeu@gmail.com
Comentários
Perdi a url e não encontro no blog.
Obrigado.
Nesse post de 2007 é citada uma apostila para estudar os tópicos itil/cmmi: "... Isso porque o que está nas apostilas(do Gledson) já é apenas o que interessa para os concursos, ...". Onde eu consigo essa apostila?
Obrigada,
Renata