Simulado Redes

(CESPE/MPE-TO) Considere que, no processo de informatização de uma empresa, tanto na matriz quanto nas filiais, serão implantadas redes locais de computadores (LAN) padrão ethernet, bem como será formada uma rede de longa distância (WAN), interligando a matriz e as filiais. Acerca do emprego de computadores em rede na situação apresentada, julgue os itens seguintes.

101 - Para a definição dos meios de transmissão a serem utilizados nas diferentes LANs, bem como na interconexão entre a matriz e as filiais, algumas opções podem ser consideradas, tais como fibras ópticas, cabos metálicos e meio sem fio. Comparando-se as duas primeiras opções, verifica-se que fibras ópticas apresentam reduzida imunidade a interferência eletromagnética e são, comumente, mais suscetíveis a
atenuação que cabos metálicos.

102 - Uma forma possível de referenciar o cabeamento a ser utilizado nas redes locais se refere à denominação 10BaseX, em que “10” indica a velocidade de transmissão do meio, em Mbps, “Base” indica transmissão em banda base e “X” indica o tipo de cabo ou o comprimento máximo de um segmento em metros multiplicado por 100.

103 - Em cada LAN, com vários computadores compartilhando um mesmo meio físico, o protocolo de controle de acesso ao meio pode ser o CSMA/CD (carrier sense multiple access with collision detection), em que, após uma verificação da ocupação da rede, qualquer estação pode transmitir todos os quadros que desejar, o que permite considerar o citado protocolo capaz de atender a requisitos de tráfego de tempo
real.

104 - No modelo para interconexão de sistemas abertos padronizado pela ISO (International Organization for Standardization), são utilizados, na camada de enlace, protocolos de encaminhamento (roteamento) e de transmissão fim-a-fim.

105 - Os hubs e os switches são equipamentos aptos a realizar as funções específicas da camada de rede.

106 - Conforme a necessidade de regeneração do sinal, podem ser empregados repetidores, equipamentos que realizam funções relativas à camada de enlace do modelo OSI.

107 - Para as LANs, um dos importantes padrões a ser considerado é o IEEE 802.3 (ethernet), embasado no acesso compartilhado a um barramento, sendo admitida a possibilidade de colisões, que tendem a aumentar na medida em que o número de estações que concorrem ao uso do citado barramento aumenta.

108 - Para a WAN, algumas opções podem ser consideradas em termos de protocolos, tais como X.25 e Frame Relay. Uma das diferenças básicas entre essas tecnologias é que esta última foi projetada para meios de transmissão altamente confiáveis, enquanto a primeira, projetada para operar com enlaces sujeitos a interferências e diferentes tipos de ruídos, inclui em seus quadros informações de verificação de erros.

109 - Na Internet, são utilizados, na camada de transporte, os protocolos TCP (transmission control protocol) e IP (internet protocol), enquanto na camada de rede pode ser usado o protocolo UDP (user datagram protocol).

110 - O TCP é um protocolo orientado à conexão, enquanto o UDP é considerado não-orientado à conexão.

111 - Nos últimos anos, tem-se tornado comum a opção por redes locais wireless com base na tecnologia wi-fi (IEEE 802.11), em que access points podem ser adotados, cada um dos quais formando uma célula.

112 - Na tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode), que pode ser utilizada para a implantação de backbones, são usados pacotes de tamanho fixo, chamados de células, o que facilita o dimensionamento de redes e a adoção de técnicas de qualidade de serviço (QoS) para diferentes classes de tráfego.

113 - Redes que empregam protocolos como o X.25 e o IP são embasadas na comutação de pacotes e voltadas para a transmissão de dados. A rede telefônica, por sua vez, emprega a comutação por circuitos.

114 - O SMTP (para correio eletrônico), o FTP (para transferência de arquivos) e o Telnet (terminal virtual) são protocolos adotados na camada de rede da arquitetura OSI/ISO.

115 - Em uma mesma sessão de comunicação praticada na Internet, as unidades de informação utilizadas na camada de rede, denominadas datagramas, seguem caminhos idênticos, tornando comumente desnecessária a reordenação no destino.

Gabarito
Gab....................E C E E E E C C E C C C C E E

Comentários

Valeu pelo exercício - questões bem formuladas !

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações