Aprovados - Depoimentos

Resolvi publicar alguns depoimentos de aprovados em Concurso público para servir de mola propulsora para muitos que estão desanimados e descrentes dos concursos.

1º) O PRINCIPAL PASSO: A DECISÃO DE ESTUDAR

“A vitória pode ser criada. Até mesmo se as tropas do inimigo forem muitas, nós podemos achar um modo de torná-las impossibilitadas de lutar conosco.” (Sun Tzu)

Bom, comecei meus estudos no dia 1º de novembro de 2005. Para falar a verdade ainda me lembro do momento em que comecei a ler a 1ª página do livro de Direito Constitucional do Vicente Paulo. Parecia que estava iniciando uma caminhada sem fim. Olhava o pessoal que já estudava há mais tempo e não conseguia imaginar chegar naquele patamar de conhecimento.
Concomitantemente ao início dos estudos me inscrevi em um curso preparatório. Como eu trabalhava durante a semana de 0700h as 1630 preferi “perder” os sábados a ter que ir ao Centro da Cidade três vezes por semana e perder muito tempo de estudo com a ida e a volta. Hoje penso que fiz a decisão correta, pois além de ganhar tempo durante a semana acabava me obrigando a estudar aos sábados (O que não é fácil para quem está no início da caminhada, tem amigos, namorada, etc).

2º) MUDANÇAS E DECISÕES

Nunca confie na probabilidade do inimigo não estar vindo, mas dependa de sua própria prontidão para o reconhecer. Não espere que o inimigo não ataque, mas dependa de estar em uma posição que não possa ser atacada. (Sun Tzu)

Acho fácil perceber, ainda mais depois desta prova tão disputada que passamos, que a concorrência para uma vaga no serviço público está cada vez maior. Assim tive que abrir mão de muitas coisas para poder me dedicar mais aos estudos. No início de 2006 tranquei a faculdade que fazia de 1900 às 2230. O final de semana passou a ser praticamente só dos livros. Cheguei a ouvir que deveria namorar uma biblioteca, é mole?
Mesmo tendo que trabalhar todos os dias, sempre nos tempos livres pensava nas milhares de pessoas que naquele momento estavam batalhando e isso me motivava a estudar cada vez mais. Tive o apoio de muita gente e outros tentaram me puxar para baixo, desses últimos me afastei e dos primeiros agora estou bebendo champagne com eles...rs.

3º) ESTABELECIMENTO DE METAS E ESTRATÉGIAS

Aquele que dirige as operações militares com grande habilidade obtém a vitória empregando táticas apropriadas. (Sun Tzu)

Talvez, depois da decisão de começar a estudar, esta seja a fase mais difícil. No início de 2006 continuava o curso e aumentava cada vez mais o ritmo de estudos em casa. O problema é que não tinha um horário certo. Um dia estudava até 2300h, outro até 0100h, outro até 22:30. Então decidi estabelecer o seguinte método de estudo:
De segunda a Sexta – Chegava do trabalho + ou – 1700. Tomava um banho, jantava, telefonava e 1800h(em ponto) começava a estudar. Seguia nos estudos até 0100h. No início foi um pouco difícil, mas com o tempo o organismo se acostumou com o horário e quando Morfeu tentava me levar para o sono profundo o amigo “CAFÉ” o espantava rapidamente...rs. No meu ponto de vista, estabelecer um horário certo para os estudos é de suma importância.
Aos Sábados tinha curso de 0800 às 1930. Depois descansava. E aos domingos acordava as 0800 e estudava até às 2130h.

4º) O ANO DE 2006

Continuei com o método de estudos e em abril tranquei a matrícula do meu curso. O curso me ajudou bastante, mas achei que o melhor seria utilizar o sábado para estudar mais. Passei a estudar de 0800 às 2100 aos sábados. Em setembro me escrevi em uma turma de simulados, o que também achei ótimo, pois além de testar e agregar novos conhecimentos e auxiliar na prática de fazer provas, faz com que você comece a sentir o gosto da competição e se motive a melhorar seus resultados.
Até então só havia estudado as seguintes matérias: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, TRIBUTÁRIO, CONTABILIDADE, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA. Acontece que estava há quase um ano me dedicando a essas matérias e já me sentia seguro (dentro do possível) em quase todas.
Só para finalizar, neste ano não realizei nenhum concurso.

5º) APÓS O EDITAL

"Quando não há nenhuma chance de vitória, assuma uma posição defensiva; quando há uma chance de vitória, lance um ataque. (Sun Tzu)

Quando saiu o edital e eu vi que eram 17 matérias cheguei a pensar em desistir, mas vi que das matérias de peso 3, três delas eu já havia estudado bem e a restante todos começariam a estudar a partir daquele momento.
Procurei aumentar o ritmo de estudo. O que era 0100, passou para 0200. O que era 2100 passou para 2300. Chegava no trabalho com uma cara de sono tão ridícula que acho que os que não sabiam que eu estava estudando pensavam que eu era o maior boêmio do Brasil..rsrs Segui neste ritmo até a semana da prova.
Como estava bem preparado nas matérias básicas só estudei as outras matérias. Comecei pelas matérias de peso 2 e após estudei as de peso 1. Dei uma ênfase grande na Legislação específica o que rendeu 19 das 20 questões, elevando minha nota geral. Acho que estabeleci uma estratégia correta. Dediquei-me muito tb à penal, auditoria e civil.

6º)PALAVRAS FINAIS

Sem dúvida nenhuma foram meses de muito suor. Uma batalha árdua onde a maior luta não é contra os outros candidatos, mas contra nossos próprios limites. Momentos onde abrimos mão daquilo e daqueles que mais gostamos em prol de um objetivo, de uma missão.
Com certeza, no período em que estamos estudando, diversas dúvidas pairam em nossa cabeça. Assim como eu, acho que todos já tiveram momentos que pararam em frente dos livros, das folhas, dos exercícios e de certo modo foram acometidos de uma mistura de medo e desespero. Um medo de não conseguir, de se decepcionar e principalmente de decepcionar aqueles que nos amam.
O medo, o desespero, a angústia e outros muitos sentimentos que transitam pelo coração de um concurseiro são normais. Isso mostra o comprometimento com o fim almejado e não o simples envolvimento com uma situação.
BUSQUEM sempre os seus sonhos. Acreditem em Deus. E lutem, mas lutem até conseguir. Acreditem que todos aqueles que realmente querem conseguirão. Talvez alguns antes, outros depois, mas com fé em Deus, a vitória chegará!!!
_________________
"Nada pode resistir a força de um desejo, a uma vontade; e o homem, quando se propõe a fazer algo, deve ir até o fim, mesmo que isso custe toda a existência. " (Benjamin Disraeli)

Comentários

Anônimo disse…
Essa pessoa passou em qual concurso, qual colocação?
Anônimo disse…
Quanto tempo ele estudou para passar em um concurso?

De qualquer forma me motivou muito.. gostei e achei muito bem escrito!

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações