Questões Comentadas - Segurança

Na questão abaixo, da prova de Técnico Judiciário - Programação do TRT-17 a FCC deu o gabarito da questão como A.

32. VPN – Virtual Private Network é uma tecnologia que permite às empresas formarem um circuito fechado pela
(A)) Internet, com linhas dedicadas.
(B) Intranet, com linhas dedicadas.
(C) Internet, com linhas não-dedicadas.
(D) Intranet, com linhas não-dedicadas.
(E) Intranet, com linhas dedicadas e não-dedicadas.

By Diofagor

Mas em Comer temos: "VPNs define a tunnel across the global Internet between a router at one site and a router at another, and use IP-in-IP encapsulation to forward datagram across the tunnel." Além disso, ainda em Comer temos: "A VPN is private in the same way as a private network - the technology guarantees that communication between any pair of computers in the VPN remains concealed from outsiders. A VPN is virtual because it *does not use leased circuits to interconnect sites*. Instead, a VPN uses the global Internet to pass traffic from one site to another."

Em Tanenbaum encontramos que as VPNs foram criadas para que as empresas não arrendarem mais linhas dedicadas da companhia telefônica entre pares de locais ou entre todos eles, ao invés de arrendarem linhas dedicadas eles sobrepõem as suas redes em redes públicas, como por exemplo a Internet. Portanto, realmente não são dedicadas. Sendo assim, letra C!!

ENTRETANTO, Tanembaum ainda diz: "Para todas as outras pessoas (diferente do administrador de sistema), é como ter de novo uma rede privada de linha dedicada." Creio que a FCC tenha pego o final dessa frase e corrompeu a idéia da VPN, apenas porque os usuários enxergam como se fosse uma linha dedicada!!!

Assim a alternativa adequada é a letra C

Referências:
COMER, E. Douglas. Internetworking With TCP-IP. 4ª Edição. Editora Prentice Hall.
TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Editora Campus.

Comentários

Anônimo disse…
Acredito que linha dedicada, nesse caso, esteja tentando diferenciar os circuitos Internet dedicados dos XDSLs, cables, etc. Entendo circuitos dedicados como aqueles que, além da banda garantida em meio *dedicado*, funcionam com um intervalo de IP´s fixos.

Se considerarmos que uma VPN "que permite às empresas formarem um circuito fechado" é uma VPN site-to-site, ou seja, que envolve equipamentos/servidores dos dois lados, podemos dizer que ela só funciona com IP´s conhecidos entre os pares. Dessa forma, a VPN não poderia ser implementada em uma linha "não dedicada".

Ainda que essa explicação não esgote todas as alternativas, pois podemos implementar uma VPN site-to-site em uma intranet, acho que a jogada era essa do circuito dedicado ou não permitindo acesso à Internet.

Tá meio forçando a barra, mas acho que a FCC foi mais para esse lado...
Anônimo disse…
I agree totally.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações